A torre de 101 metros de altura tem desenho inspirado no Farol de Alexandria, famosa construção do século III a.C. na cidade homônima no atual Egito e inaugurada pelo rei Ptolomeu II Filadelfo, mas que sofreu graves danos em pelo menos três grandes terremotos vindo a desaparecer no ano de 1480 d.C. sendo considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo.
O Memorial, que foi cogitado como sede do Capitólio pelos presidentes James Madison e Thomas Jefferson, foi construído com fundos oriundos das Grandes Lojas estaduais americanas. O prédio também abriga em seus andares a Biblioteca Nacional Maçônica, o Memorial dos Estados – onde cada Grande Loja estadual homenageia seus Maçons mais preeminentes – o Museu Maçônico e a antiga Ordem Árabe dos Nobres do santuário Místico (os Shriners).
O Memorial foi totalmente completado apenas em 1970 e recebe milhares de visitantes durante o ano que, além de apreciarem sua arquitetura e vista para a capital americana, ainda podem visualizar afrescos e esculturas no interior do prédio e usufruir da estrutura do grande parque que cerca a imensa construção.