Sérgio Quirino
Saudações, estimado Irmão!
A palavra “cultura” envolve acepções mais variadas. Ela transita do conhecimento à crença, da lei aos costumes, da terra, como substrato da planta, ao espírito que cultiva a moral.
O que realmente marca um povo é a sua cultura, Indiferente ao tempo e à latitude. Talvez, a definição mais própria de cultura seja, simplesmente, tudo aquilo que pode ser produzido a partir da inteligência humana.
Estamos no encerramento da Semana do Maçom. Os dias foram intensamente ocupados com palestras, simpósios, interação e integração dos Irmãos e das Lojas, tudo, com o objetivo de estreitar nossos laços e nos fortalecer como Obreiros, por meio de instruções e programas, que nos transformam em verdadeiros Construtores Sociais.
Neste viés, a Grande Loja Maçônica de Minas Gerais empreendeu um programa intitulado “Cultura Cidadã”, pois acreditamos que seja ponto estrutural para o desenvolvimento e estabilidade de qualquer nação haver indivíduos integrados e socialmente conscientes dos seus reais direitos e deveres.
Vivemos um momento único na história da Nação. Nossa Missão nesta conjuntura é levar consciência cidadã à sociedade civil, com foco no fortalecimento da democracia e da paz social. E, principalmente, como Maçom, resgatar valores caros para nós, como Democracia, Cidadania, Ética, Integridade Moral, Família, Educação, Patriotismo e Respeito às diferenças.
Palavras do Sereníssimo Grão-Mestre Irmão Edilson de Oliveira: “Os maçons juram respeitar as autoridades públicas e sabem fazê-lo muito bem. Entretanto, convém que passemos a nutrir esse relacionamento institucional de forma mais presente, altiva, contributiva e parceira, oferecendo idéias, acompanhando as ações, enfim, ajudar a definir rumos para a eliminação dos terríveis vícios instalados em nosso País”.
Convidamos os Irmãos a visitarem o site www.culturacidada.org.br Lá é possível conhecer detalhes do projeto, baixar o material de divulgação e se inscrever como agentes transformadores e difusores da Cultura cidadã na Maçonaria.
Cremos, realmente, em nosso slogan:
“CIDADÃO CONSCIENTE: A SOLUÇÃO PARA UM PAÍS JUSTO E PRÓSPERO!”
DEDICO este artigo aos Irmãos das Lojas que compõem a ULMUR (União de Lojas Maçônicas de Uberaba e Região), onde estive no encerramento da 35ª Semana Maçônica e também a todos os Irmãos das Lojas da Messoregião Central Mineira, que com galhardia promoveram o 1º Seminário da Região, sob a batuta do Nobre Irmão Juliano Milan Toscano Barreto
Sinto muito. Me perdoe. Sou grato. Te amo. Vamos em Frente!
Neste décimo terceiro ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuaremos incentivando os Irmãos a enriquecerem o Quarto de Hora de Estudo. Indiferente de graus ou cargos, somos todos responsáveis pela qualidade dos trabalhos em nossa Oficina.
Imprima este trabalho e deixe entre seus materiais maçônicos, havendo oportunidade solicite ao Venerável Mestre sua leitura e promova o intercambio de idéias.
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante da Grande Loja Maçônica de MInas Gerais
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Ano 13 – Artigo 34 – Número Sequencial 735 – 25 Agosto 2019