LIBÉLULAS

tsmaia

A concepção que tenho, hoje, das libélulas é um bocado diferente daquela que formava em um passado, não muito distante.

Alguns detalhes permanecem imutáveis: são insetos lindos, admiravelmente ágeis e ricos em lendas deles criadas, no mundo inteiro. Asas inquietas em numero de quatro. Límpidas, brilhantes, profusamente coloridas como o céu riscado por um arco-íris.

Achava-os maravilhosos pairando no ar, por tempo indeterminado. Inesperadamente, partiam em indescritível velocidade para pontos alhures, não muito distantes onde faziam uma pausa para novamente se sustentarem ali, aparentando imobilidade, como os beija-flores em jardim florido. Algumas atingem a superfície das águas, onde permanecem pousadas, como Jesus nosso Cristo andou por cima das águas do mar, açoitado pelas ondas. Mateus 14:22-25. Incólumes. As fêmeas repousam, assim para botar os ovos, no lago, sobre vegetais subaquáticos ou mantidos úmidos.
Nesse louco vagar, nessa dança frenética seus corpos se tocam no ar como flashs de luz, talvez, curtos relâmpagos. São seus contados amorosos. Completos, instantâneos.

Antigamente as libélulas, para mim tinham ciclo de vida de vinte e quatro horas. Sim, apenas um dia de vida. Para esse tempo tão diminuto seus contatos destinados ao amor deveriam ser proporcionalmente fugazes, momentâneos.

Ocorre que, na verdade, as libélulas vivem sessenta vezes mais, sessenta dias comprovados, quando adultas, após se transformarem de larvas nos insetos que estamos descrevendo. Apesar dessa vasta expansão do tempo de vida os repentinos, os ligeiros, os efêmeros momentos dedicados ao amor entre si, permanecem como verdadeiros ticks, toques súbitos, abruptos.

Mas, quem disse que o tempo propiciado ao arrebatamento da forte afeição por outro ser deve manter alguma longa duração?

Assim “Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure” como pretendia Vinicius de Morais.

Surpreendentemente,

os momentos de amor mais decantados, realçados e relembrados entre os homens e suas encantadoras mulheres maravilhosas foram também realizados em contatos de tempos abruptos, como os das libélulas, de modo brusco, como os que se afastam,  por um gesto ligeiro, rápido como suas mudanças, por palavra momentânea por lembrança fugaz ou de momento efêmero e passageiro

Esses ticks que

“em seu louvor hei de espalhar meu canto, e rir meu riso e derramar meu pranto, ao seu pesar, ou seu contentamento” já que estamos falamos no velho e querido Vinícius.

 

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *