tsmaia
Certo professor, no tempo da ignorância, tirava o chapéu quando entrava na classe e prostrava-se cerimonioso diante dos seus alunos. Justificava que assim o fazia, porque qualquer um deles poderia ser uma personalidade de excelente valor humano.
Pois um deles legitimou o sentimento de respeito desse Mestre.
Tratava-se de Martinho Lutero que foi uma das figuras mais importantes da história cristã.
Em alemão: Martin Luther,
Monge agostiniano e teólogo do século XVI. Foi professor de teologia.
Figura central da Reforma Protestante. Suas crenças impulsionaram a Reforma que redundaram no protestantismo, a terceira maior força da cristandade, ao lado do catolicismo romano e da ortodoxia oriental, que introduziria novas trajetórias religiosas, políticas e econômicas na Europa e no mundo.
Nasceu em 10 de novembro de 1483, em Eisleben na Alemanha e morreu, no mesmo local em 18 de fevereiro de 1546. Casou-se com Catarina de Bora – 1525 a 1546 – com quem teve seis filhos.
Enraizado nos seus ensinamentos, o luteranismo tornou-se uma das principais vertentes do protestantismo.
Incluem a rejeição da divisão hierárquica entre clérigos e leigos.
Em favor da Escritura como a autoridade suprema em matéria da fé.
Reconhece dois dos sete sacramentos: o batismo e a Eucaristia;
Entende que os pecadores são salvos somente pela graça de Deus, por meio de sua fé em Cristo.
O luteranismo agora tem mais de 65 milhões de adeptos.
Ele partiu do sistema de crenças católico, para tanto. Ele acreditava que a salvação é um presente que Deus concede somente aos pecadores que afirmam passivamente sua fé em Cristo. Ele acreditava que a Eucaristia é um sacramento que sofre consubstanciação em oposição à transubstanciação; Ele acreditava que a igreja é um “sacerdócio igualitário de todos os crentes” e não hierarquicamente dividido entre leigos e clérigos.
Sua tradução da Bíblia para o vernáculo alemão diminuiu a dependência dos leigos do que ele via como uma autoridade eclesiástica predatória.
Martinho Lutero
Deixou-nos um recado e eu penso que, especialmente, para mim e para ti: “A paz, se possível, sempre. Mas, a verdade a qualquer preço e circunstância”. Martin Luther
(veja Wikipédia)