QUEM, DE FATO, ANDA DIVULGANDO FAKE NEWS?

JOSE MAURICIO GUIMARAES
30 de out de 2018

A “fake news” não é nada mais, nada menos, do que a velha “fofoca”, tão comum em nossos meios.

Tive a oportunidade de relatar, em meu livro, as falácias que retardam os passos do pesquisador. Aqui e ali, “fofocas” desviam a atenção; perduram anos, às vezes séculos, enaltecendo velhacos e condenando heróis. As calúnias devastam tudo, como diz o texto de Cesare Sterbini para a ópera O barbeiro de Sevilha, de Rossini: “A calúnia é uma brisa sutil que começa a sussurrar nos ouvidos das pessoas e se propaga até explodir como um tiro de canhão, um terremoto, uma tempestade.” (no original italiano: : “La calunnia è un venticello un’auretta assai gentile che insensibile sottile leggermente dolcemente incomincia a sussurrar […] Nelle orecchie della gente s’introduce destramente si propaga si raddoppia e produce un’esplosione come un colpo di cannone, un tremuoto, un temporale…”

Se fosse hoje, o texto da ópera seria mais ou menos assim: ““La fake news è un venticello un’auretta assai gentile che insensibile…”

Fofoca sempre existiu, e a primeira delas deve ter acontecido no Paraíso Terrestre quando a Serpente cochichou com Eva. E os estragos perduram até hoje.

A DIVULGAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS, CONHECIDAS COMO FAKE NEWS, PODE INTERFERIR NEGATIVAMENTE EM VÁRIOS SETORES DA SOCIEDADE, COMO POLÍTICA, SAÚDE E SEGURANÇA.

Foi o que aconteceu recentemente quando o jornal FOLHA DE SÃO PAULO, notório por sua oposição sistemática e inconsequente a JAIR BOLSONARO, divulgou a notícia de que uma sugestão da Colômbia para derrubar o governo de Nicolás Maduro através de uma intervenção militar teria sido encaminhada ao Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro. O Ministério das Relações Exteriores, em nome do Governo da Colômbia, rejeitou e negou, ontem – 29 de out de 2018 – as versões falsas e tendenciosas do jornal “Folha de São Paulo”.

CLIQUEM NO LINK: https://www.youtube.com/watch?v=FbF3xv4xtGc&feature=youtu.be

Área de anexos

Visualizar o vídeo Colombia rechaza versiones sobre supuesta alianza para derrocar Gobierno venezolano do YouTube

Colombia rechaza versiones sobre supuesta alianza para derrocar Gobierno venezolano

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *