Grão-Mestre

 

Irm. SÉRGIO QUIRINO

 

Eleito, Proclamado, Diplomado e Empossado como 25° Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais. E agora?

Chegou o momento de honrar os mais de oito mil votos a mim confiados e continuar no caminho que tenho trilhado ininterruptamente, há quase vinte anos: Trabalhar em prol dos Irmãos.

Sou membro justamente da 25ª Loja de nossa Potência, a ARLS Presidente Roosevelt. Nela, ainda como Aprendiz, percebi e vislumbrei como deveria atuar um Grão-Mestre.

O Irmão Quirino nunca teve em mira a ambição ao título de Grão-Mestre. Minha ascensão à atual condição é o resultado de um projeto institucional desenvolvido em Loja. Iniciado o dedicado trabalho dos Irmãos, incorporei a missão, estudei e trabalhei muito para honrar as graves responsabilidades, que ora cingem sobre meus ombros no cargo de Sereníssimo.

Em uma longínqua segunda-feira, meu padrinho, o Irmão Antônio Milton de Araújo Melo, ajustando meu avental branco, profetizou:

– “Um dia você vai usar um avental dourado! Bem brilhoso. O brilho pode iluminar ou lhe cegar”.

No que eu lhe indaguei: – E o que faço para não ficar cego? De pronto, ele respondeu:

– “Tudo passa, tudo é transitório, e assim deve ser. Apenas três coisas você não pode deixar no passado: A vontade, o Amor e a Inteligência”

Aprendi assim a pautar a minha vida na interação inseparável destes três pontinhos e de que meu nome pudesse representar a fidelíssima cópia dos seus valores.

Tenho plena consciência de que a vontade não é o suficiente para cumprir a missão de Grão-Mestre. Assim como os Irmãos que me antecederam, a energia da Vontade estará ancorada na Inteligência, na procura de fazer o melhor pelas Lojas e na prática do Amor para com os Irmãos.

Permanecerei atento para que a Inteligência não se aparta da emoção, sem me abster da consciência do dever, evitando a passividade e os devaneios diante das adversidades.

Creio no Amor que transcende o sentimento, no carinho e no afeto, que nos mantém fraternalmente unidos na Serena Sabedoria, a subjugar minhas paixões, submeter meu desejo com Vontade e Inteligência para o fortalecimento da nossa amada Grande Loja.

Não será uma tarefa fácil diante da realidade da pandemia. Mas, todos nós já passamos por circunstâncias difíceis e sobrevivemos. As Potências Maçônicas são reflexos do trabalho das Lojas. As Lojas são as formadoras do Maçom como Obreiro.

A Sociedade é o nosso canteiro de obra. Seguiremos na senda do construtor social e, a partir dos novos desafios, construiremos uma grande Irmandade.

O Irmão Quirino já ocupou diversos cargos e acumulou vários títulos. Mas, sempre visualizou na brancura do avental de Aprendiz a honra de ser Maçom e a obrigação de servir. Por essas razões, o símbolo da nossa gestão será a Flor de Lis, que representa Soberania, Honra e Lealdade. E o nosso lema será inspirado na conhecida sentença de Mahatma Gandhi:

“QUEM NÃO VIVE PARA SERVIR, NÃO SERVE PARAVIVER”

Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo.

Vamos em Frente!

 

Fraternalmente,

 

Sérgio Quirino.
O autor, Irmão Sérgio Quirino é
Grão-Mestre Empossado – GLMMG 2021/2024

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *