MAÇONS FAMOSOS – “BÉLGICA”

ILUSTRAÇÃO: -Irm.’. Jules Bordet (1870 – 1961) (Soignies, 13 de junho de 1870 – Bruxelas, 6 de abril de 1961). o “último dos Pasteurianos da grande época”. Prêmio Nobel de Medicina 1919.

 

Charles-Auguste de Bériot – Violinista e compositor da cidade de Louvain. Foi aluno de Viotti, violinista do Rei William Eu, fundador da Escola de Violino Franco-Belga e professor em Bruxelas. Foi um dos violinistas mais distintos de sua época.

Charles Joseph Ligne/Príncipe de Ligne – Militar e literato da cidade de Bruxelas. Teve grande influência na literatura belga.

Henri Marie Lafontaine – Advogado, professor e político da cidade de Bruxelas. Foi presidente do Escritório Internacional da Paz, defensor dos direitos humanos e Prêmio Nobel da Paz de 1913.

Jules Jean Baptiste Vincent Bordet – Médico da cidade de Soignies. Especializado em bacteriologia, foi doutor honoris causa das Universidades de Cambridge, Paris, Strasbourg, Toulouse, Edinburgh, Nancy, Caen, Montpellier, Cairo, Atenas e Quebec. Prêmio Nobel de Medicina de 1919.

Maurice Kufferath – Musicólogo nascido em Saint-Josse-ten-Noode. Grande musicólogo. Autor de monografia para a Flauta Mágica, de Mozart.

Ovide Decroly – Médico e educador da cidade de Ronse. Pioneiro na educação de crianças deficientes e normais. É o fundador das escolas Montessori.

Victor Horta – Arquiteto nascido em Ghent. Com estilo art-nouveau, foi pioneiro na arquitetura moderna da Bélgica.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *