MAÇONS FAMOSOS – FRANÇA

 

Albert Louis Lantoine – Escritor, poeta e historiador de Arras – Pas-de-Calais. Autor de diversas obras maçônicas, das quais, “Histoire de La Franc-Maçonnerie Française” é uma das mais importantes.

Alec William Henry Mellor – Advogado e escritor da cidade de Paris. Autor maçônico de importantes obras, entre elas, “Dictionnaire de la Franc-Maçonnerie et des Francs-Maçons”, publicada em 1971.

Alexandre Dumas – Escritor da cidade de Villers-Cotterêts. Estilo dramático, escreveu obras que se tornaram famosas no mundo inteiro. Destaques para “Os três mosqueteiros”, “O conde de Monte Cristo” e “O homem da máscara de ferro”.

Alexandre Talleyrand Perigord – Estadista de Paris. Foi secretário do Liceu de Artes, presidente da Assembléia Nacional e Ministro das Relações Exteriores. Possui o título de Príncipe de Talleyrand e Honra do Louvre.

Alphonse Louis Constant Levi/Eliphas Levi – Ocultista e abade da igreja católica, da cidade de Paris. Suas escritas são consideradas como a “mágica revivida do século 19”, todas sobre Magia e Cabala.

André Citroën – Engenheiro industrial da cidade de Paris. Desenvolveu a indústria automobilística francesa e projetou a França no cenário internacional. Seu papel é comparado ao de Henry Ford, nos Estados Unidos.

André Félix Rossi – Advogado e político da cidade de Menton – Alpes Marítimos. Foi deputado, prefeito de Menton, secretário de estado, porta-voz do governo e ministro do comércio exterior, em 1976.

Antoine Laurent Lavoisier – Químico. Considerado o fundador da química moderna. De Paris. Autor do projeto de iluminação das ruas da capital francesa. Inventou o sistema da nomenclatura química moderna. Autor da famosa frase: “Na natureza nada se cria. Tudo se transforma”.

Cesar-François Cassini – Geógrafo da cidade de Thury – Oise. Descobriu a existência de 3 satélites de Saturno. É autor do enunciado sobre as Leis de Rotação da Lua. Foi diretor do Observatório de Paris e membro da Academia de Ciências.

Charles Baudelaire – Poeta da cidade de Paris. Um dos grandes poetas do século 19. “Fleurs du mal”, publicada em 1861, é uma de suas obras.

Charles Hernu – Sindicalista e político da cidade de Quimper. Foi deputado, membro do Comitê para a Paz no Vietnam e na Argélia. Membro do Partido Radical Socialista e ministro no Governo de François Mitterand.

Charles-Louis de Secondat Montesquieu, Barão de La Brède e Montesquieu (1689-1755), – Proeminente filósofo, eminente pensador político e grande analista social, iniciado na Maçonaria no dia 12 de maio de 1730 na Horn Tavern Lodge, desenvolveu uma profunda admiração pela Revolução Inglesa de 1688. Um dos precursores do Iluminismo. Foi o maior responsável pela teoria da tripartição dos poderes do Estado (Legislativo, Executivo e Judiciário) e o maior mestre em Direito Constitucional que a humanidade já viu, empenhou-se pelos ideais constitucionalistas de tolerância e liberdade a ela associados.Sua maior obra foi “L’Espirit de Lois” – “O Espírito das Leis

Charles Robet Richet – Médico da cidade de Paris. Grade destaque na área fisiológica, recebeu o Prêmio Nobel de Medicina, em 1913.

Claude Adrien Helvetius – Filósofo e literato da cidade de Paris. Discípulo de Locke, defende em seu livro “Do Espírito”, o sensualismo absoluto.

Claude Joseph Rouget de Lisle – Compositor e poeta da cidade de Lons-Le-Saunier. É autor do Hino Nacional “La Marsellaise”.

Claude Joseph Vernet – Pintor da cidade de Avignon. Tornou-se famoso, quando Luiz XV contratou-o para pintar todos os portos franceses. Foi membro da Academia Real.

Claude Sosthène Grasset/ Grasset D’Orcet – Escritor esotérico da cidade de Aurillac/Cantal. Seus artigos foram publicados por importantes revistas, como “Revue Britannique”, “La Cloche”(hoje, Figaro), “La Nouvelle”. Escreveu uma interpretação esotérica sobre a Revolução Francesa que ficou famosa. Era amigo de Fulcanelli.

Etienne Alexandre Millerand – Advogado e estadista da cidade de Paris. Foi editor do jornal “A Pequena República”. Foi líder da esquerda socialista e presidente da França, de 1920 a 1924.

Etienne-Nicolas Mehul – Compositor da cidade de Givet – Ardennes. Teve grande influência no desenvolvimento da Ópera Francesa. Célebre por sua famosa “Chant du départ”.

Eugène Rose de Beauharnais – Militar, príncipe e vice-rei, nascido em Paris. General francês, duque de Leuchtenberg, príncipe de Eichstaett, vice-rei da Itália. Era filho adotado por Napoleão Bonaparte.

François Félix Faure – Industrial e político de Paris. Foi o 6o. presidente da Terceira República Francesa.

François-Jules-Paul Grévy – Estadista e político da cidade de Mont-sous-Vaudrey – Jura. Foi presidente da república de 1879 a 1887.

François Quesnay – Médico e economista da cidade de Seine-and-Oise. Foi membro da sociedade real e academia de ciências. É o fundador da Fisiocrasia.

Frederic Auguste Bartholdi – Escultor da cidade de Colmar – Alsace. É o escultor da Estátua da Liberdade, doada aos Estados Unidos, pelo governo francês.

Gaspar Monge/Conte de Pèluse – Matemático da cidade de Beaune-Bourgogne. Pioneiro no desenvolvimento da Geometria Analítica. Fundador da Escola Politécnica (Universidade). Ajudou a estabelecer o sistema métrico.

Gaston Defferre – Estadista da cidade de Marsillargues. Foi líder do Partido Socialista e Prefeito da cidade de Marseille, em três mandatos (1944-1945 / 1953 e 1986).

Gaston Douergue – Político da cidade de Aigues-Vives Foi o 12o. Presidente da Terceira Repblica (1924-1931).

Georges Benjamin Clemenceau – Nasceu 28. Set.1841. Faleceu em 24. Nov.1929. Foi um estadista, jornalista e médico francês. Formado em medicina, ciência que cedo trocou pelas atividades políticas. Com 30 anos, em 1871 Clemenceau integrava a Assembleia Nacional, na qual se manifestou veementemente contra o tratado de paz com o recém-unificado Império Alemão.

Giuseppe Bonaparte – Advogado, soldado e diplomata de Corte – Córsega. Irmão de Napoleão Bonaparte, rei de Nápoles e da Espanha. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente da França.

Jacques Louis-David – Artista e pintor da cidade de Paris. Mestre absoluto do classicismo. É o mais celebrado artista de seu tempo. “Napoleão em seu estúdio”, “A morte de Marat”, “Portrait de Madame Récamier”, são obras extraordinárias de rara beleza e arte.

Jean Antoine Houdon – Escultor da cidade de Versailles. Consolidou definitivamente o estilo Rococó, no século 18. Grande autor de obras religiosas e mitológicas.

Jean-Antoine-Nicolas de Caritat Condorcet. Marquês de Condorcet – Economista, filósofo e matemático da cidade de Ribemont. Foi membro da Academia Francesa.

Jean-Baptiste Greuze – Pintor da cidade de Tournus. Os temas de suas pinturas são sempre ligados à moral. Destaques para “Pai de família lendo a Bíblia” e “Menino com livro de lição”. Foi um excelente artista, escreveu Diderot.

Jean Baptiste Willermoz – Comerciante da cidade de Saint-Claude. Foi Grão-Mestre da Grande Loja de Lyon, em 1761. Redigiu o código do Rito Escocês Retificado, em 1782. É o fundador da Estrita Observância.

Jean Étienne Dominique Esquirol – Médico e psiquiatra de Tolouse. Deu continuidade `obra do Mestre Philippe Pinel, de quem foi discípulo.

Jean François Chalgrin – Arquiteto da cidade de Paris. Por determinação de Napoleão, construiu o Arco do Triunfo para que os soldados, que lutaram na batalha de Austerlitz, entrassem gloriosamente em seu país. É o monumento de honra nacional.

Jean François Marmontel – Literato da cidade de Bort-les-Orgues – Limousin. Secretário perpétuo da Academia Francesa e autor de diversas obras.

Jean Le Rond D’Alembert. Nasceu em 16 de Nov. de 1717 em Parigi, onde também Faleceu em 29 de Out. de 1783 em Parigi. Físico, filósofo, matemático Francês. Membro da Loja Les Neuf Soeurs, Paris

Jean Moulin – Político da cidade de Béziers. Foi presidente do Conselho Nacional da Resistência à ocupação da Alemanha. Serviu fielmente ao presidente De Gaulle. Foi um dos principais mártires da Resistência Francesa.

Jean Sylvain Bailly. Astrônomo e político francês. Membro da Academia francesa. President of the National Assembly (1789–1789).  Membro da Loja de Paris Les Neuf Soeurs. Calculou a órbita do cometa Halley. Formado em Académie des Sciences. Publicou Ensaio sobre a teoria dos satélites e a dissertação sobre as desigualdades na luz dos satélites de Júpiter. Interrompeu seus estudos com a Revolução francesa.  (15 de set. de 1736) (12 de nov. de 1793) em Paris, França

Jean Théophile Désaguliers OU John Theophilus Désaguliers – Nasceu em 12 de mar. 1683 InicOrEt29 de fev. de 1744. Professor, teólogo, filósofo natural, engenheiro e cientista. Membro da Royal Society de Londres, assistente e divulgador de Isaac Newton. Foi Grão-Mestre da Grande Loja de Londres e um de seus fundadores. É considerado um dos pais da moderna maçonaria. O único a receber a Medalha Copley três vezes: 1734: “Em consideração aos seus diversos experimentos apresentados à Royal Society CLIQUE AQUI, CONHEÇA MAIS SOBRE ELE.

Jérôme Lalande – Astrônomo da cidade de Bourg-en-Bresse. Foi diretor do Observatório de Paris, em 1793. Foi o 1o. Venerável da Loja “As 9 Irmãs”.

Joachim Murat – Militar da cidade de La Bastide – Fortunière. Oficial brilhante da cavalaria. Torna-se marechal, após as importantes participações nas vitórias de Napoleão. É nomeado Rei de Nápoles. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente de Nápoles.

Joseph Ignace Guillotin – Célebre médico da cidade de Saitnes. Foi diretor da Faculdade de Medicina de Paris. Defendeu no Congresso, uma legislação que assegurasse ao carrasco, a imparcialidade na execução. Apesar de associarem seu sobrenome à guilhotina, ele não foi o inventor de tal instrumento de execução.

Joseph Lakanal – Educador da cidade de Serres. É responsável pela reforma de todo o sistema de ensino, durante a Revolução Francesa.

Jules Boucher – Escritor parisiense. Colaborador de revistas maçônicas importantes sobre ciências secretas. É autor do clássico da literatura maçônica “A Simbólica Maçônica”.

Léon Victor Auguste Bourgeois – Político e estadista da cidade de Paris. Ardente promotor da Liga das Nações. Prêmio Nobel da Paz, em 1920.

Louis Bonaparte – Militar da cidade de Ajaccio – Córsega. Foi Rei da Holanda, em 1806. Irmão de Napoleão, serviu ao Imperador com fidelidade.

Louis François Pauwels – Editor, escritor e jornalista da cidade de Paris. Autor de inúmeras obras, consagradas no mundo todo. Entre as principais, “O homem eterno” e “O despertar dos mágicos”, são destaques.

Louis Sébastien Mercier – Advogado e literato da cidade de Paris. Foi deputado e membro do Conselho dos Quinhentos. De suas obras, o destaque para o ensaio sobre a arte dramática, publicado em 1773.

Madame D’E – Charles Genevieve Louise Auguste Andre Timothee de Beaumont (Chevalier D´eon de Beaumont) é mais lembrado pelo veredito de um Tribunal, declarando que na verdade ele era uma mulher. O que após o seu falecimento, foi comprovado que era uma falsidade.

Marie-Franços-Sadi Carnot – Engenheiro e estadista da cidade de Limoges. Foi o 4o. Presidente da França, na Terceira República (1887-1894).

Marie-Henr Bayle – Stendhal – Militar e escritor de renoble. Um dos mais importante novelistas do século XIX.

Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, Marquês de Condorcet, Filósofo -normalmente referido como Nicolas de Condorcet, foi também um matemático francês. Membro da Loja Les Neuf Soeurs Nasceu em 17 de set. 1743, em Ribemont, França. Faleceu em 29 de mar. 1794, Bourg-la-Reine, França. Casou-se com Sophie de Condorcet (de 1786 a 1794) Estudou nos Colégios dos Jesuítas em Reims, e de Navarre

Marie Joseph Motier Lafayette/Marquês de Lafayette – Militar da cidade de Chavaniac. General francês, tornou-se herói da Revolução Americana. Amigo fiel de George Washington.

Marius Lepage – Escritor e funcionário público da cidade de Château-Gontier – Meyenne. Sua obra principal é “L’Ordre e les obédiences”, de 1956. É considerado o precursor da reaproximação entre a Maçonaria e a Igreja.

Michel Ney/Dque D’Elchingen/ Príncipe de Moscou -Militar da cidade de Sarrelouis. Foi um dos mais valentes marechais do Império de Napoleão.

NAPOLEÃO BONAPARTE – Mais do que conquistar, ele também procurava aprender com a cultura local e era comum em suas Campanhas estar acompanhado de historiadores, botânicos, desenhistas e um bom vinho francês, afinal: “Nas vitórias é merecido, nas derrotas é necessário”. É nesse período que Napoleão Bonaparte foi iniciado por Cagliostro na Maçonaria Egípcia, e o uso dos ícones “Abelha” e “Águia” nos governos napoleônicos foram influência desse intercâmbio de culturas. A Maçonaria francesa havia sofrido grandes baixas por causa da Revolução Francesa, mas em 1805, Napoleão fez uma aliança com o Grande Oriente da França favorecendo o crescimento da Ordem. SÉRGIO QUIRINO. Irm. CLIQUE AQUI, CONHEÇA MAIS SOBRE ELE

Nicolas Leonard Sadi Carnot (1796 – 1832) Fundador da ciência termodinâmica, Físico e engenheiro francês nasceu e moreu em Paris. Filho mais velho de uma importante figura da Terceira República Francesa, o grande matemático Lazare Carnot, tio dos irmãos Sadi Carnot (1837-1894), presidente da França (1887-1894), e de Adolphe Carnot, químico da Académie des Sciences (1895). Estudou na Escola Politécnica e (1827) assumiu o posto de capitão de engenharia no Exército francês. Trocou a carreira militar para se dedicar às pesquisas científicas.

Paul Maximilien Emile Littre – Médico, filósofo, linguista, filólogo, lexicógrafo de Paris. Foi o editor do monumental Dicionário da Língua Francesa, em 1863.

Pierre-Antoine Berryer – Advogado, orador e estadista de Paris. Foi presidente da Ordem dos Advogados, deputado em Marselha, membro da Academia Francesa e um dos mais ilustres advogados dos tribunais franceses de toda a história.

Pierre Charles L’Enfant. Nasceu em 2 de ago. de 1754 – Na França – Paris Inic17 de abr. 1780 OrEt14 de jun. de 1825. Arquiteto e engenheiro civil franco-americano. A obra mais relevante: projeto da capital federal dos Estados Unidos, denominada Washington.

Pierre Jean Georges Cabanis – Filósofo e médico da cidade de Cosnac. Considerado o primeiro teórico da Medicina Legal. Sua grande obra: “História da Medicina”. Publicou também, “Relações do Físico e a Moral no Homem”, em 1802. Pertenceu à Loja Nove Irmãs.

Pierre Mendès France – Advogado e político de Paris. Foi ministro da economia do governo De Gaulle. Dirigiu o Fundo Monetário Internacional, do qual foi presidente do conselho.

Sèbastien-Roch Nicolas Chamfort – Escritor e moralista da cidade de Theix – Puy-de-Dôme. Foi membro da Academia Francesa, em 1781. Autor dramático e conservador.

Stephen Girad – Banqueiro e filantropo da cidade de Boreaux. Mudou-se para a América, onde durante a guerra da independência, fez fortuna como armador. Fundador do Colégio Girard, destinado aos órfãos e necessitados.

Voltaire – François Marie Arouet – Filósofo francês, da cidade de Paris. Um dos mais ilustres cidadãos do mundo. Ele personificou a revolução da história do pensamento.

 

 

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *