tsmaia
Os preceitos que se consolidam no que estabelece a Ordem Maçônica.
A maçonaria afirma:
-
a existência de Deus; pois expressa a presença de um princípio criador, sob a denominação de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO;
-
a imortalidade da alma sem acrescentar mais nada. Pois não desenvolve definições ou doutrinas sobre esses temas;
-
a LIBERDADE de consciência como direito sagrado do homem;
-
a investigação da Verdade
-
e para garantir esta liberdade exige de todos os seus membros a maior tolerância;
-
a honra ao trabalho honesto e o tem por dever, a que nenhuma pessoa válida pode fugir;
-
o culto à Pátria;
-
o respeito à família.
Impede a discussão sectária em nome da Ordem.
Condena o despotismo: – absolutismo, tirania, autocracia, ditadura, autoritarismo
Trabalha pela união dos homens, pelos laços de FRATERNIDADE.
Propõe que o pensamento maçônico deve ser criador.
Incita cada Maçom a concorrer para assimilar o ideal da Ordem e desenvolvê-lo conforme sua inteligência. É é acessível aos homens de todas as classes, crenças religiosas e convicções políticas, com exceção as que privem o homem da liberdade de consciência e exijam submissão total a seus chefes.
A maçonaria nada desenvolve no campo de doutrinas religiosas, sendo essa neutralidade fator para o desenvolvimento da convivência e da livre investigação da verdade.
Em seus Templos aprende-se a amar e a respeitar o que a virtude e a sabedoria consagram.
Induz seus membros a se dedicarem à felicidade do próximo, pois propõe o aprimoramento pessoal como forma de tornar feliz a humanidade, sendo, portanto, um aperfeiçoamento voltado para o mundo presente.
BIBLIOGRAFIA
http://www.freemasonsfreemasonry.com/freemasonry_2006.html LEPAGE, Marius. História e Doutrina da Franco-Maçonaria. São Paulo, Pensamento, 1985. 15 Hercule Spoladore- http://blog.msmacom.com.br/maconaria-passado-presente-e-futuro/ MELLOR, Alec. http://uniao-prosperidad ARRUDA, M.C. “Código de Ética”. S.Paulo: Negócio Ed., 2002. COSTA, Frederico G. A Maçonaria dissecada. D’ASSAC, Jacques P. O Segredo da Maçonaria. Aveiro, Actic, 1984 FAGUNDES, M. C. Maçonaria: Espírito e Realidade. Rio de Janeiro, Aurora. GAMA, Ruy. A Tecnologia e o Trabalho na História. Nobel/Edusp, 1986. Is freemasonry still relevant ?
Facebook Comments