Thurgood Marshall rompe a barreira racial da Suprema Corte

ao se tornar o primeiro juiz negro… neste dia nos Estados Unidos

ShareAmerica
2 de outubro de 2014

 

Um importante ativista dos direitos civis e notável jurista, o juiz Thurgood Marshall se tornou o primeiro afro-americano a servir na Suprema Corte dos Estados Unidos e foi empossado neste dia na história. Ao longo de sua longa carreira, Marshall trabalhou para melhorar a justiça social para os afro-americanos.

Em 1988, Marshall disse à Ordem dos Advogados dos EUA que “uma criança nascida de uma mãe negra em um estado como o Mississipi (…) possui exatamente os mesmos direitos que um bebê branco nascido de uma pessoa mais rica nos Estados Unidos. Não é verdade, mas eu desafio qualquer um a dizer que esse é um objetivo pelo qual não vale a pena lutar”.

O presidente Johnson anuncia sua nomeação de Thurgood Marshall para se tornar o primeiro juiz afro-americano da Suprema Corte dos EUA

Marshall, que foi o bisneto de um escravo nascido na atual República Democrática do Congo, foi nomeado pelo presidente Lyndon Johnson no início de 1967 para servir na mais alta corte do país. Ele se juntou à corte em outubro de 1967 e serviu até outubro de 1991.

Marshall, formado pela Universidade de Lincoln e pela Universidade de Direito Howard, conheceu a justiça social e os direitos civis em primeira mão como advogado em 1940 e 1950 enquanto o movimento dos direitos civis começava sua longa luta pela igualdade. Porém, em 1954, Marshall argumentou com sucesso perante a Suprema Corte dos Estados Unidos pelo fim das escolas públicas segregadas nos Estados Unidos no histórico processo judicial Brown vs. Conselho de Educação.

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *