TIRADENTES

Principal líder da Inconfidência Mineira

 Tiradentes ou Joaquim José da Silva Xavier, como se chamava oficialmente, foi o participante que mais se destacou durante a Inconfidência, que ocorreu em Minas Gerais, em 1789. Ele foi um revolucionário que, lutou pela liberdade do estado na época do Brasil Colônia.

Para entender melhor quem foi Tiradentes e a luta cravada por ele na busca pela independência do estado de Minas Gerais é importante saber o que foi o movimento da Inconfidência e os motivos que levaram a este acontecimento. Para isso, o Guia Estudo preparou um pequeno resumo.

Inconfidência Mineira

 

A Inconfidência Mineira foi um movimento de revolta organizado por uma parcela de mineradores do estado de Minas Gerais, que ocorreu em 1789. Nessa época, o Brasil ainda era uma colônia de Portugal, portanto, uma parte de tudo o que era produzido deveria ser doado para a metrópole.

Como nesse período a extração do ouro no Brasil, principalmente em Minas Gerais, era bem extensa (ciclo do ouro), cerca de 1/5, isto é, 20% de todo o metal extraído pelos mineradores deveria ser pago aos cofres da Coroa Portuguesa. À esse imposto dava-se o nome de quinto. Inclusive, por achar injusto, muitos o denominavam de “quinto dos infernos”.

Depois que o ouro era extraído, era levado para as Casas de Fundição de Intendência, onde passava por um controle de fiscalização. No local, o metal era derretido e transformado em barras com o símbolo do brasão da Coroa para garantir que o ouro era legítimo.

Portanto, o que deixava a população insatisfeita era o fato da produção do ouro ter caído por um momento e mesmo assim os impostos continuarem sendo cobrados. Outro exemplo de cobrança era a denominada derrama.

A derrama (1751) era cobrada por região aurífera. Ela foi instituída para fazer o controle de impostos e punir os possíveis desvios. Caso não fosse paga, as pessoas tinham suas casas invadidas pelo exército e o seus bens confiscados até que o valor devido fosse completado.

Toda essa situação gerou descontentamento e sentimento de revolta aos mineradores, que dependiam disso para sobreviver. Foi nesse contexto que Tiradentes decidiu se reunir com outros mineradores e organizar o movimento.

Como era bom orador e comunicador, ele se destacou diante dos demais e foi o responsável por trazer mais adeptos para a causa revolucionária. O grande objetivo da Inconfidência era livrar o estado de Minas das cobranças abusivas dos portugueses e, com isso, implantar uma nova República.

Durante o movimento, os inconfidentes criaram uma bandeira. Ela tinha o fundo branco e era composta por um triângulo vermelho, com uma inscrição em latim no qual dizia: “Libertas Quae Sera Tamen”, que significa: Liberdade ainda que Tardia.

A intenção era que se tornasse a nova bandeira do país, mas como isso não aconteceu foi adotada como a bandeira do estado de Minas Gerais. A Inconfidência Mineira recebeu esse nome, pois fazia referência ao significado do termo “inconfidência”, usado para designar um tipo de crime político gravíssimo, considerado o mais grave da sociedade de Antigo Regime.

Quem foi Tiradentes?

Durante a Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier ficou conhecido como Tiradentes. O apelido faz referência a uma das funções exercidas por ele, pois além de dentista, também atuava como comerciante, minerador e militar.

Joaquim nasceu em Minas Gerais, no dia 12 de novembro de 1976, em uma região conhecida como Fazenda do Pombal, localizada entre a Vila de São José e a cidade de São João Del Rei.

Filho de Maria Antônia da Encarnação e Domingos da Silva Santos, Tiradentes perdeu seus pais quando ainda criança. Com isso, ele se mudou para a cidade de Ouro Preto, onde foi criado pelo seu padrinho, que era dentista.

Quando cresceu decidiu servir ao exército, onde assumiu o cargo de alferes, uma patente abaixo de tenente. Entre todas as funções exercidas por ele, essa era a que ele mais se destacava. Tiradentes fazia parte da cavalaria de Dragões Reais de Minas, que era representante de uma força militar de Minas Gerais, porém, era subordinada à Coroa Portuguesa.

Trajetória na Inconfidência Mineira

Quando entrou para o movimento, Tiradentes ainda estava na função de alferes. Ele passou a ser perseguido pelo exército e para tentar escapar da pena viajou para se esconder na casa de um amigo no Rio De Janeiro, local onde conquistou ainda mais conspiradores.

Junto a ele fizeram parte do movimento os inconfidentes: Tomas Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, José de Resende Costa Filho e Joaquim Silvério dos Reis. As ideias do Iluminismo serviram de base para o movimento.

Para livrar os inimigos da pena, Tiradentes assumiu a culpa sozinho. Na ocasião, ele e outros conspiradores foram achados e presos. Todos sofreram um punição. Alguns dos inconfidentes foram punidos apenas com um degredo (pena de desterro), mas Joaquim foi o único a sofrer o pior castigo: a condenação à morte.

Sendo assim, foi morto da pior forma possível no dia 21 de abril de 1792. Ele foi enforcado, decapitado e esquartejado. Para que os súditos da Coroa se sentissem repreendidos, a cabeça de Tiradentes foi encravada numa estaca em praça pública na Villa Rica.

O restante do corpo foi espalhado em uma via que ligava o estado de Minas Gerais ao do Rio de Janeiro. Tiradentes ainda teve parte dos bens confiscados, sua casa invadida e  terras queimadas.

Homenagem

Depois que morreu, Tiradentes foi lembrado de diversas formas. Na capital de Minas Gerais – Ouro Preto – por exemplo foi homenageado com a instalação de um monumento em 1867 para que a sua imagem fosse constantemente vista. Das características atribuídas a ele, ficou conhecido na cidade como um ícone de liberdade e independência, um verdadeiro herói da nação.

O dia da morte de Tiradentes, 21 de abril de 1792, foi instituído pela Lei de Nº 4. 897 como feriado nacional. A lei foi sancionada pelo presidente Castello Branco na época da Ditadura Militar no Brasil. Já a imagem dele foi tida como “Patrono da Nação Brasileira”.

 


FONTE:
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/tiradentes

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *