722 – Justo e Perfeito ou Junto e Partícipe?

 Sérgio Quirino
Saudações, estimado Irmão!
JUSTO E PERFEITO ou JUNTO E PARTÍCIPE?

As abreviaturas da linguagem maçônica foram criadas para ocultar palavras e frases, a fim de que os profanos não as usassem e, assim se passarem por iniciados. Medida salutar e ainda útil, apesar da atual difusão dessas expressões nas redes sociais.

Sobre este tema, duas observações devem ser feitas. A primeira é a constatação de que não basta ler um dicionário Português/Alemão para dizer que se fala alemão. Além das palavras e seus significados usados simplesmente como código, há o tempo, lugar e as situações históricas adequadas para seu uso.

Sob a ótica da gramática, a palavra conjunção é um termo invariável, que tem por função ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical.

O uso pessoal das abreviaturas maçônicas J? e P? trata de conjunções, ou seja, que buscam a junção, a ligação e a união dos verdadeiramente iniciados.

Outro aspecto a considerar é que, pelo fato das abreviaturas maçônicas estarem amplamente difundidas, devemos nos concentrar com o que é o certo e evitar o erro.

Ao Maçom cabe se qualificar e sempre se manter atento às possíveis investidas de elementos estranhos, que tentam adentrar aos Templos, propor negócios embasados na correção maçônica, solicitar ajudas filantrópicas, enfim, toda e qualquer ação onde seja necessário o

Qualquer um que se apresente como Maçom deve ter a documentação adequada e possuir um histórico maçônico. De nada adianta perguntar sobre trolhamento e detalhes ritualísticos, a quem se levanta alguma suspeita. Ele, certamente, os memorizou. Mas, o que se deve inquirir é sobre momentos e lugares em que ele tenha vivido maçonicamente. Com este método torna-se mais fácil retirar-lhe a máscara.

DE FORMA CLARA E INCISIVA:
SE O VISITANTE OU QUALQUER UM QUE SE APROXIMAR DIZENDO-SE IRMÃO, SE NÃO PROVAR CLARAMENTE SUA CONDIÇÃO DE INICIADO, NÃO É IRMÃO. PORTANTO, NÃO O TRATE COMO TAL.

Por outro lado, estando tudo J? P? o outrora desconhecido e agora Irmão reconhecido como tal ,deve fazer na Loja a ação de J? e P?

A frase acima se torna sem sentido, se dermos a ela a mesma tradução aos dois “J” e dos dois “P”. A confusão criada serve para especularmos sobre as possibilidades de cada símbolo, seja um ícone ou letra.

Observe que o tradicional “J e P” é uma afirmativa positiva de uma situação ou momento pessoal. Mas, e se eu propuser que o “J” e “P” tenha uma conotação de ação coletiva ou proposta de ação futura entre Irmãos Lojas? Neste caso, poderíamos interpretá-las como “Junto e Partícipe”.

MUITO SALUTAR PARA NOSSA ORDEM É QUE SEUS OBREIROS NÃO SEJAM APENAS HOMEM QUE SE COMPORTAM CONFORME A JUSTIÇA E QUE SE APRESENTEM SEM DEFEITOS, OU SEJA, PERFEITOS.

MELHOR É QUE ELES ESTEJAM JUNTOS E PARTÍCIPES, EM PROL DOS NOSSOS VALORES.

DEDICO este artigo aos amados Irmãos da ARLS Inteligência e Segredo 019 do oriente de Belo Horizonte onde estivemos nas comemorações pelos 97 anos de fundação e aos Irmãos das Lojas do GOBMG, GOMG e GLMMG que se uniram no Centro-Oeste de Minas para a formação de um Pacto Maçônico, onde juntamente com o Irmão Rodrigo dos Anjos, palestramos sobre Reconhecimentos e Ações Maçônicas fortalecidas pela união dos Irmãos e das Lojas (no oriente de Santo Antônio do Monte).

Sinto muito. Me perdoe. Sou grato. Te amo. Vamos em Frente!

Neste décimo terceiro ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuaremos incentivando os Irmãos a enriquecerem o Quarto de Hora de Estudo. Indiferente de graus ou cargos, somos todos responsáveis pela qualidade dos trabalhos em nossa Oficina.

Imprima este trabalho e deixe entre seus materiais maçônicos, havendo oportunidade solicite ao Venerável Mestre sua leitura e promova o intercâmbio de ideias

 

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

 

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante da Grande Loja Maçônica de MInas Gerais

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *