ESCUTATÓRIA MAÇÔNICA

Sérgio Quirino
Saudações, estimado Irmão!
ESCUTATÓRIA MAÇÔNICA

Rubem Azevedo Alves (1933 – 2014) foi um psicanalista, teólogo, escritor e pastor presbiteriano brasileiro. É dele a frase provocativa que ilustra este artigo, retirada do seu brilhante texto “Escutatória”.

Diante do isolamento, longe das atividades profissionais, distante das desportivas e já cansados de não fazer nada, acaba que dedicamos muito tempo aos whatsapp, faceboock, instagram, tertúlias digitais, podcast, live diárias, tecnologias de comunicação, que supostamente são consideradas como algo engrandecedor em nossas vidas.

Esta prática tem mostrado excessos comportamentais, que poderíamos chamar de desvios: O herói de ontem, era meu Irmão. Hoje, sem o cargo, é um perjúrio!

A questão não está no mérito deste exemplo tão atual. Mas, de como todos nós estamos nos tornando “especialíssimos em tudissismo”. Tudólogos, com doutorado pela Smartphone School Technology.

Basta acessar meia dúzia de “post” e já estamos prontos para emitir nosso parecer/veredito/sentença. Todos nos tornamos juízes do mundo. E pouco importa ler o que está escrito. O pressuposto já está dado no pré direcionamento de nossa visão em um sentido exclusivo.

O fantástico sentido da visão pode, muitas vezes, prejudicar o entendimento de uma mensagem. Se isso lhe parece incompreensível, recorde uma iniciação e o que é feito inicialmente com o candidato. POR QUE SERÁ?

Do ponto de vista místico, este isolamento é a oportunidade de permanecer o maior tempo possível só consigo mesmo, de olhos fechados.

É O MOMENTO DE OUVIR NÓS MESMOS! É O MOMENTO DA CONSCIÊNCIA FALAR! É O MOMENTO DE REVER OS ERROS E PLANEJAR OS ACERTOS!

Podemos e devemos ter acesso às mensagens e a toda tecnologia. Sem dúvida, são veículos imprescindíveis no modelo civilizatório de hoje. Mas, não precisamos nos sentir obrigados a responder, reagir, ou o pior, tentar provar que o outro está errado. Afinal, este outro está, também, dentro da verdade pre direcionada dele.

Nosso primeiro elemento de contato foi a terra, como uma caverna silenciosa e lúgubre. Retornemos a este cenário simbólico para entender que aquilo que virá em seguida será transformador, SEREI UM APRENDIZ E ESTAREI EM ETERNO APRENDIZADO.

Fiquemos atentos e vigilantes com a real necessidade de se manifestar. São muitos julgamentos, difusão de falsas noticias e até compartilhamento de “instruções maçônicas” completamente equivocadas.

TUDO QUE LHE CHEGAR PELAS MODERNAS TECNOLOGIAS, TRAGA PARA DENTRO DE SI. PROCURE A ESSÊNCIA. TENHA CERTEZA DA VERACIDADE. APLIQUE O FILTRO DAS “TRÊS PENEIRAS” E SÓ SE MANIFESTE, QUANDO PUDER AGREGAR ALGO A QUEM RECEBER SUA MENSAGEM.

No texto “Escutatória” há uma citação de autoria do filosofo alemão Georg Christoph Lichtenberg: “Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil da nossa arrogância e vaidade: no fundo, somos os mais bonitos…”

Neste décimo quarto ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuamos a incentivar os Irmãos ao estudo, reflexão e, principalmente, pelo momento em que vivemos, a fraternidade solidária entre os Irmãos.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente,

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

Ano 14 – Artigo 16 – Número Sequencial 769 – 19 Abril 2020
Irm Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *