GESTALT NA MAÇONARIA

Sérgio Quirino

Saudações, estimado Irmão!

GESTALT NA MAÇONARIA

O que você vê nesta imagem? A silhueta escura é uma imagem de frente, ou é o pano de fundo escuro da imagem branca em seu entorno? Esta é a Gestalt, teoria das percepções, que vamos tomar como empréstimo intelectual na Psicologia.

Gestalt é a compreensão de que, para melhor ver as partes é necessária a percepção da totalidade. Esta ideia busca esclarecer como o Ser humano se relaciona com seus pensamentos, sentimentos e o mundo ao seu redor.

Transpondo a teoria da Psicologia para a concretude da nossa atitude na vida como Maçom, inicialmente, devemos procurar compreender o que vem a ser a Maçonaria na sua totalidade. Somente desta forma, poderemos perceber e refletir sobre a moral e a ética contidas nos Ritos, Graus e Cargos, partes integrantes e balizadores da Maçonaria.

Muitas vezes, por equívoco, acreditamos que, a partir da Iniciação, adentramos na Maçonaria e, se galgarmos os Graus Superiores, alcançaremos o conhecimento absoluto.

É fácil identificar estes equívocos. A Sessão Magna de Iniciação é uma reunião de admissão de um novo membro em uma unidade básica (Loja), jurisdicionada a uma determinada forma administrativa (Potência/Obediência), que se intitula “Legitima e Regular”.

Mas, Maçonaria não se restringe a uma estrutura física e administrativa. Receber um avental é o chamamento a determinados ônus e menos a bônus.

MAÇONARIA É UMA ORDENAÇÃO DE VALORES E PRINCÍPIOS.

Tomemos os graus do REAA: O grau de Mestre é o 3. Ocorre que, ainda restam mais 30 graus a serem dedicadamente estudados. Completamos o ciclo e, então, chegamos ao grau 33, muitas vezes, sem saber a origem do “3 vezes 3”.

Para mitigar a possibilidade de equívocos é preciso conhecer também os Graus Superiores do Rito de York, que se limitam 10. Será que, assim, alcançamos o conhecimento máximo?

O 33 graus do REAA, somados aos 10 graus do Rito de York não chegam nem à metade dos Graus do Rito de Memphis Misraim, que podem chegar a 96.
O cerne desta mensagem é que, antes de nos dedicarmos às conquistas de diplomas, medalhas e comendas, nós precisamos mesmo é estudar sobre o que é a Maçonaria.

Qual é sua origem, seus personagens, locais, datas, conquistas, disputas, perdas, vergonhas, propósitos, missão, suas ações sociais e políticas, estruturas e o porquê delas nas suas Lojas e Potências/Obediências.

SOMENTE QUANDO ABARCAMOS A COMPREENSÃO DA TOTALIDADE DO QUE É A MAÇONARIA, TEREMOS A PERCEPÇÃO NECESSÁRIA NOS ESTUDOS DOS RITOS, GRAUS E CARGOS.

O termo Gestalt, (pronuncia-se Guestalt), vem do alemão e se traduz como “forma”. Existem seis leis básicas no estudo do Gestalt, que podem servir para que o Maçom consiga dar “forma” a um pensamento, crítico, analítico, simbólico e alegórico, a fim de que ele compreenda, realmente, o que é a Maçonaria e o que se espera de um Maçom.

1) Lei da Semelhança: imagens similares tendem a se agrupar entre si, de acordo com a percepção da mente humana.
2) Lei da Proximidade: elementos próximos tendem a se agrupar, formando imagens únicas.
3) Lei da Continuidade: pontos que são conectados pelo formato de uma reta ou curva, transmitem a sensação de haver uma única linha que os ligam.
4) Lei da Simplicidade: os elementos presentes em determinado ambiente são vistos da forma mais simples possível, isto para que haja a rápida assimilação do ambiente ou do elemento.
5) Lei do Fechamento: elementos que aparentam se completar são interpretados como um objeto completo.
6) Lei da Unidade: espaços vazios de imagens abstratas são preenchidos instintivamente para que sejam compreendidas pela mente humana.
NA IMAGEM QUE ILUSTRA O ARTIGO.
SUA PERCEPÇÃO LHE MOSTRA UM JARRO OU DUAS FACES?
O QUE LHE É MAIS IMPORTANTE: – A MAÇONARIA OU SER MAÇOM?

Sinto muito. Me perdoe. Sou grato. Te amo. Vamos em Frente!

Neste décimo terceiro ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuaremos incentivando os Irmãos a enriquecerem o Quarto de Hora de Estudo. Indiferente de graus ou cargos, somos todos responsáveis pela qualidade dos trabalhos em nossa Oficina.

Imprima este trabalho e deixe entre seus materiais maçônicos, havendo oportunidade solicite ao Venerável Mestre sua leitura e promova o intercambio de idéias.

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

  •  Ano 13 – Artigo 42 – Número Sequencial 743 – 20 Outubro 2019
  • Sérgio Quirino
    Grande Primeiro Vigilante da Grande Loja Maçônica de MInas Gerais
    Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
    Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
    Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
    Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.
Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *