Francisco Ferrer Guardia – Teorista de Allela – Barcelona. É considerado o fundador da Escola Moderna.
Isaac Peral Y Caballero – Militar naval de Zorrilla. Foi professor de Física Matemática do Observatório Astronômico de San Fernando, quando iniciou suas pesquisas sobre navegação que resultaram na invenção do submarino.
José de Espronceda Y Delgado – Poeta revolucionário e escritor de Almendralejo. Importante nas causas sociais e nacionalistas. “Cancion del pirata”, “La Desesperacion”, são suas obras.
José Echegaray Y Eizaguirre – Escritor, dramaturgo, matemático e engenheiro de Madri. Criou o Banco da Espanha, introduziu a Teoria dos Determinantes e Cálculos das Variações. Prêmio Nobel de Literatura de 1904.
José Ortega Y Gasset – Filósofo de Madri. Doutor honoris causa pelas Universidades de Marburgo e Glasgow.
José Ramón Rodil y Campillo. Militar e político Conhecido por comandar as forças militares em Portugal em 1834 para apoiar a facção liberal na Guerra Civil Portuguesa.
Juan Álvarez Mendizábal De Álvarez Méndez, político e economista espanhol. Seus livros: Proyecto Del Gobierno; La Manutención Del Clero, Y Sobre La Subrogación De Las Rentas Decimales e muitos outros
Juan de la Cierva y Codorníu – Engenheiro de Múrcia. Inventor do Autogiro, precursor do helicóptero. Experiência com o aparelho, foi através do Canal da Mancha, em 1928.
Manuel Azaña Y Díaz – Advogado, escritor e estadista de Acalá de Henares. Foi secretário de Ateneo de Madri, dirigiu as revistas La Pluma e España. Ocupou o cargo de ministro da guerra e presidente da república.
Manuel José Quintana – Advogado, poeta e escritor da cidade de Madri. Foi laureado por Isabel II, da qual foi tutor. Um dos últimos exemplos de escritores de estilo clássico. Destaques para as obras “El Panteón del Escorial” e “A Batalha de Trafalgar”.
Pedro Pablo Abarca de Bolea, Conde de Aranda – Estadista e militar espanhol. De Siétamo, Espanha. Comandou a campanha militar contra Portugal.
Vicente Blasco Ibáñez, Don – Advogado, escritor, periodista e político da cidade de Valência. “Os 4 cavaleiros do apocalipse” deu a ele a consagração.