O comportamento do cachorro destruidor costuma ser decorrente de uma rotina pobre em estímulos, servindo como válvula de escape. Por isso, se o seu amigo de quatro patas tem se mostrado um grande destruidor, não é recomendado brigar com ele, nem o afastar de todos os objetos que possam ser roídos.
Isso porque, ao tomar essa atitude, você retira a única alternativa que o cachorro tem, o que pode favorecer comportamentos ainda mais prejudiciais, como a lambedura excessiva das patas, que pode ocasionar queda de pelo e lesões na região.
Porém, é recomendado retirar objetos perigosos para o pet ou que tenham muito valor para você até que o problema seja resolvido de maneira eficiente e adequada.
Sete dicas do que fazer para o cachorro parar de destruir tudo:
- Tire os objetos proibidos da visão do cachorro
Até que ele acostume com o que pode ou não pode pegar, não adianta deixar os objetos proibidos à vista, pois ele vai pegar o que estiver ao alcance para aliviar a tensão.
Mesmo quando ele estiver mais acostumado sobre quais objetos pode ou não morder, se estiver entediado e apenas os objetos proibidos estiverem por perto, a chance de pegá-los é grande.
- Ofereça vários brinquedos que aliviem a tensão
Deixe por perto os brinquedos que o cão pode pegar e destruir o quanto quiser. Escolha objetos que não machuquem, é claro, e que sejam resistentes e macios para que ele morda e sinta alívio, principalmente se for um filhote no período de troca de dentes.
- Estimule exercícios mentais
Tenha brinquedos que distraiam seu cão por algumas horas para ele relaxar e se divertir ao mesmo tempo, como os kongs para ele ficar tentando tirar a ração por pequenos orifícios. São estímulos mentais que fazem bem ao seu pet.
Outra forma de exercitar a mente do se cão é ensinar novas brincadeiras, treiná-lo para sentar, deitar, buscar objetos e fazê-lo se sentir útil.
- Leve seu cão para passear
Os cães precisam gastar muita energia, e uma caminhadinha lenta de meia hora não será o suficiente, a menos que seja um cãozinho de tamanho micro.
Da mesma forma, quintal com pouco espaço não vai fazer ele se sentir livre e gastando toda a energia. Faça passeios mais longos, de preferência deixando-o andar mais rápido.
- Brinque e dê atenção
Se preferir ficar no quintal com seu cão, ou dentro de casa porque está chovendo, faça brincadeiras para ele se movimentar bastante, gastar energia e se distrair.
Além destes benefícios ele também vai se sentir mais feliz em estar interagindo com você. A sua companhia e atenção são muito importantes para ele, lembre-se disso!
Quando seu cão não recebe atenção ou passa muito tempo sozinho, ele tende a ficar entediado ou ansioso, levando à vontade de roer o que estiver por perto.
- Chame a atenção no momento certo
Quando pegar seu cão roendo algo que não deve, jamais seja violento. Chame a atenção dele com um som de “shiiihhhh” ou um “não” firme. Quando ele parar, ofereça o brinquedo que ele pode morder.
Se mesmo assim ele recusar e continuar roendo onde não deve, tire-o do local ou tire o objeto dele e substitua pelo brinquedo permitido. O aprendizado acontecerá aos poucos, com a repetição.
- Crie associações positivas e negativas
Seu cão se baseia muito na reação que você tem para saber se fez algo certo ou errado. Sempre que ele fizer algo positivo, faça carinho, elogie e fale com uma voz tranquila e feliz. Quando ele fizer algo que não deve, chame sua atenção, mas sem violência.
Os animais criam associações, portanto aqui vai uma dica importante: muita gente pensa que é certo usar um borrifador para esguichar água no rosto do cachorro quando ele faz algo errado. Mas isso apenas vai fazê-lo associar a água a algo muito ruim.
Da mesma forma, nunca use os brinquedos dele para atacá-lo ou repreendê-lo. Ele não vai entender o significado de cada palavra que você disser, mas sim, suas expressões e reações corporais.
Fonte:- 7 dicas do que fazer para o cachorro parar de destruir tudo (dicasonline.com)