RESPOSTAS DAS ORAÇÕES

RESPOSTAS DAS ORAÇÕES

tsmaia 
12 outubro 2017

De acordo com a Cabala, nossas orações são respondidas por nós mesmo. Ou seja, apenas, por quem recorre. Assim, não devemos esperar que nada venha do céu por simpática determinação Divina.

Nunca devemos esperar conseguir o que desejamos, como se as forças que impelem os objetos queridos, para nós fossem geradas em recanto imaginário e muito distante; Pelo contrário, apesar de também ser de um ponto ignorado, que pouco ou nada conhecemos, essa potência se mantém encoberta escondida dentro do âmago, de cada um de nós.

Não seremos capazes de estancar o vendaval que assistimos; o vento e o mar hostis não obedecerão nossas súplicas; nem conseguiremos andar pela superfície das águas, ainda quando calmas, se nos falta a confiança indispensável, essa energia propalada, se não mantivermos incrementada a nossa fé. Nossa imaginação deve se constituir, então na base do nosso poder de realizar, nessas oportunidades, a ação pretendida. Ela é construtiva. Ela é o poder expresso, pelo Verbo que, um dia fez surgir a luz e as trevas, o Universo e a terra, as águas, o sol e a lua, as criaturas que voam, como todos os seres do mar. Sem exceção, todas elas reprodutoras de vida. Como indicado no Gênesis, o volume de abertura do livro dos livros, a palavra que Deus nos deu.

Não obstante, como homens, apegamo-nos a dor, sentimentos e sofrimento, com enormes dificuldades, em abandonar essa afeição. Deixamos nos aprisionar pelo passado, atados pelos desgostos e traumas que nos são antigos.

Vejam bem, se nos alenta a esperança e pressentimos a realização de um milagre que nos envolva, damos-lhes imediatamente, um sentido abstrato, recebemo-los como ocorrências de grandeza e de beleza exageradas demais para se realizar e, ainda, nos atingir. E nunca entendemos, mas nos apoquenta a nossa incapacidade de obter a felicidade e alegria desejadas.

Ora, ocupamo-nos de trabalho considerado, sempre, desprestigiante, em uma agremiação ou conjunto pessoas carregadas de futilidades. Os nossos relacionamentos são formados de amigos ou de grupo social que achamos desprezíveis. Para muitos de nós o ambiente em que vivemos é vulgar, os nossos políticos corruptos. A religião que seguimos é abjeta ou nela notamos falta de dignidade em seus condutores; praticamos esportes à toa e temos passatempos menosprezíveis; Assim, no que nos aplicamos e no que fazemos não encontramos a satisfação e a alegria de resultados convincentes. Nada parece que nunca dá certo e as tentativas sempre lamentáveis. Ora, se tudo que nos cerca falta a necessária qualidade, se todas as coisas a que se nos faz referência são torpes, e aviltantes, por que não esperar o malogro e a frustração diante das próprias convicções que cultivamos? Da mesma “fé, da firme confiança de que virá o que se espera a demonstração clara de realidades não vistas.” Conforme o livro de Hebreus 11:1?

Devemos analisar que nas indústrias hodiernas, até que se tolera o erro humano, mas nunca se admite que sejam constantemente aceitos. Uma empresa só poderá se manter com seus inúmeros departamentos em harmonia. Por isso, empenham-se acima de tudo, controlam-se todos os passos de cada operário e as operações em cada fase, para que se consiga a excelência nas mínimas tarefas. Assim, cada uma das condutas de todos os seus participantes é vigiada metodicamente, no afã de que as prescrições de mando, as regras e regulamentos sejam impecavelmente, observados e que se elabore sempre, e, indefinidamente certo o que se propõe em todas as etapas, em busca de um ideal, pois elas nunca deixam de ter a sua própria importância no todo. Ali, não são permitidos vícios tolos nem a heterogeneidade de vontades dos dependentes.

Temos que ser disciplinados também em cada passo que damos na vida, no seio da família, dentro das fábricas, na convulsão das cidades, no relacionamento social e motivados para executar bem cada ação e o melhor possível as atribuições que nos são impostos, zelosamente.

Sendo assim, tudo quanto e, quando vier às nossas mãos para realizar devemos fazer com o melhor das nossas forças. E também que sejamos fortes e destemidos, para realizar, com o melhor estado de espírito, ânimo alvissareiro, entusiasmo crescente e um enorme bom humor, todas as obrigações. Se determinados, nada devemos temer, nem nos fará desanimar jamais. Conforme determinado no livro de Crônicas.

Nessas circunstâncias, somente, teremos possibilidades de nos responder em oração, qualidades indispensáveis aos sábios e sentiremos que estamos ao mesmo lado da virtude, com o talento da mocidade, repleto de sensações agradáveis, principalmente o poder de influir no nosso próprio sucesso ou fracasso e determinar o nosso destino.

tsmaia
é nosso colaborador

 

  • Cabala é um sistema filosófico-religioso judaico de origem medieval. Integra elementos que remontam a era cristã. Afirma que o universo é uma emanação divina.
Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *