A Ordem Internacional das Filhas de Jó é uma Instituição Paramaçônica destinada à jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos (incompletos), visando aperfeiçoamento do Caráter.
Esta Ordem é baseada nos ensinamentos Bíblicos sobre a vida de Jó, sua Paciência perante aos desafios e provações pelos quais teve de passar.
O nome se refere às três filhas de Jó: Kézia, Jemima e Keren-Happouk, que são citadas na Bíblia como as “mulheres mais justas de toda a Terra”.
Ela está presente em alguns países: Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, e Brasil. A Ordem está em nosso país desde 1990, foi trazido pelo maçom Alberto Mansur e o Bethel #01 foi instalado na cidade do Rio de Janeiro é chamado “Mater do Brasil”.
As reuniões são fechadas ao público em geral. Para ingresso em um Bethel de Filhas de Jó, é necessário que a candidata possua conhecimento com um Maçom e tenha menos de vinte (20) anos de idade. Estas reuniões também são acompanhadas por Maçons.
História
A Ordem Internacional das Filhas de Jó foi criada no dia 20 de outubro de 1920, na cidade de Omaha, no Estado de Nebraska,Estados Unidos, pela senhora Ethel T. Wead Mick e possui como base o capítulo 42, versículo 15 do Livro de Jó: “Em toda a Terra não se encontraram mulheres mais justas que as filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos”.
Foi organizada com o consentimento de J. B. Frademburg, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Nebraska, Estados Unidos, da Senhora Anna J. Davis, a Grande Mãe da Ordem da Estrela do Oriente, de Nebraska e James E. Bednar, o Grande Patrono. O primeiro Bethel (que significa “local sagrado”, onde os membros se reúnem) foi instalado no Templo Maçônico de Omaha,Nebraska. Desde então, os Bethéis se multiplicaram por estes países.
Fundadora:
Ethel T. Wead Mick, nasceu no dia 9 de março de 1881, na cidade de Atlantic, Iowa, filha de William Henry Wead e Elizabeth Delight Hutchinson Wead, a mais nova dos filhos do casal. Sua mãe, religiosa, lia todas as noites trechos da Bíblia, fazendo sempre referência ao Livro de Jó, e Ethel alimentava a esperança de que tendo uma filha, esta seria: “Justa como uma Filha de Jó”. Fato este que influenciou, no futuro, a criação da Ordem.
Estudou Medicina no Creighton Medical College em Omaha, onde conheceu William Henry Mick, também estudante de Medicina, com o qual se casou em maio de 1904. Deste casamento nasceram duas filhas, chamadas: Ethel e Ruth.
Entre seus hobbies, a Senhora Mick se dedicava ao canto e à pintura a óleo em porcelana chinesa. Colaborava em diferentes clubes de amizades e cívicos. Um desses, a Maçonaria, o que culminou com a criação da Ordem Internacional das Filhas de Jó. Foi Suprema Guardiã da Ordem de 1921 a 1922, no Bethel #01 dos Estados Unidos, que hoje leva o seu nome, Bethel Wead Mick. Vindo à falecer em 21 de fevereiro de 1957.
Lição de Amor:
A Senhora Ethel, recebeu de sua mãe, de religião cristã, lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó, decidindo assim doar parte do seu tempo e talento, para tornar possível a todas as moças compartilharem dos privilégios que ela possuía.
Depois de diversos anos de estudos e considerações, com a participação de seu marido, Dr. William H. Mick, e outros colaboradores, ela fundou a Ordem, em memória à sua mãe, Sra. Elizabeth D. Wead.
O principal objetivo da OIFJ, é reunir moças para aperfeiçoamento do seu caráter, através do desenvolvimento moral e espiritual, encontrado nos ensinamentos que destacam reverência a Deus e às Sagradas Escrituras, lealdade com a bandeira do País e às coisas que ela representa e Amor para com os pais e familiares.
Membros:
O Bethel possui o Conselho Guardião, formado por maçons, suas esposas, mães e pais de Filhas de Jó, irmãs (maiores de 20 anos) de Filhas de Jó e Membros de Maioridade (são Filhas de Jó que possuem mais de 20 anos) da Ordem que ajudam as Filhas de Jó na realização de seus trabalhos e por esse Conselho passam todas as decisões que as moças venham tomar. Tem o dever de apoiar os membros e participar de todos os eventos e trabalhos ligados à área administrativa, constitucional e ritualística do Bethel, sem interferir nos mesmos.
Os Cargos escolhidos por votação são:
Cargos do Bethel
Eleitos:
- Honorável Rainha
- Primeira Princesa
- Segunda Princesa
- Guia
- Dirigente de Cerimônias
Nomeados:
- Capelã
- Secretária
- Tesoureira
- Musicista
- Bibliotecária
- Primeira Mensageira
- Segunda Mensageira
- Terceira Mensageira
- Quarta Mensageira
- Quinta Mensageira
- Primeira Zeladora
- Segunda Zeladora
- Guarda Interna
- Guarda Externa
- Porta Bandeira
- Coral
Conselho Guardião
Cargos do Conselho Guardião que são os Executivos
- Guardiã do Bethel
- Guardião Associado do Bethel
- Guardiã Secretária
- Guardiã Tesoureira
- Guardiã Musicista ou Guardiã de Épocas
Cargos do Conselho Guardião que são os Colaboradores.
- Guardiã Diretora de Épocas ou Guardiã Diretora de Musica
- Guardiã Zeladora de Paramentos
- Guardiã Promotora de Hospitalidade
- Guardiã Promotora de Sociabilidade
- Guardiã Promotora de Filantropia / Boa vontade
- Guardião Promotor de Finanças
- Guardião de Relações Fraternais
- Guardiã de Atividades Juvenis
Como Fundar um Bethel
Um Bethel, para ser instalado precisa ser patrocinado por uma Loja Maçônica, um Corpo Maçônico ou um Grupo de Maçons.
A autorização para a instalação de um Bethel vem dos Estados Unidos, através da Suprema Guardiã, e, após ser aprovado, envia a “Carta Constitutiva”.
É necessária a realização de atividades filantrópicas incluindo o angariar fundos para caridades específicas, além de coletas para caridades nacionais e trabalhar em favor dos necessitados.
As atividades sociais poderão incluir: Equipes de competição, Coral, Teatro, Gincanas, Atividades Integradoras, Retiros, Viagens, Congressos, etc. – muitas das quais são fora, em comunidades particulares – também Chás, Recepções e Festas Formais.
Programa Jobie-to-Bee
As Abelhinhas são meninas de 7 a 10 anos de idade que podem se tornar membros da Ordem. É uma forma de envolvê-las nas atividades sociais do Bethel antes que elas se tornem membros definitivos.
Jobies Famosas:
- Maria Sharapova: Tenista
- Meghan Cary: Cantora
- Kim Cattrall: Atriz de filmes e seriados como “Sex and the City”
- Anita Sue Dennison: Esposa do Embaixador dos Estados Unidos na Arábia Saudita
- Jacquelynne Fontaine: Miss Califórnia de 2007
- Nancy Fleming: Miss América de 1961
- Judy Garland: Atriz de Cinema e cantora famosa pelo clássico Mágico de Oz
- Mary Ellen Gilbert: Modelo pin-up de Pôsters da Segunda Guerra Mundial
- Christie Hageman: Miss Montana em 2007
- Jenilee Harrison: Atriz de TV famosa pelo “Three’s Company”
- Nannette Hegerty: Delegada de Polícia de Milwaukee, Wisconsin
- Vicki Lawrence: Atriz de TV famosa pelo “The Carol Burnett Show”
- Heather Moore: Repórter do News 14 na Carolina do Norte
- Linda Nieber: Produtora de Televisão
- Jean Rabe: Novelista, Designer de jogos
- Debbie Reynolds: Atriz de cinema, TV e de espetáculos da Brodway
- Debbie Rihn-Harvey: Primeira-Dama da Esquadrilha da Fumaça Americana
- Lonna Seibert: Coordenadora do Smithsonian Institution
- Aimee Teegarden: Atriz de TV famosa pelo “Friday Night Lights”
- Letycia Antinori:Juíza dos Emirados Árabes
- Amanda Santini :Miss Austrália 2010