Fontes da Cultura Maçônica

Charles Evaldo Boller
Iluminação

Podem-se citar algumas fontes principais de onde foi importada a sua cultura:

Alquimia

Com seu caráter altamente místico, gerou farta simbologia da qual a Maçonaria se apropriou. A melhor herança que a ordem obteve desta ultrapassada ciência foi o cultivo do amor fraterno, o “ouro potável” que nada mais é que um coração que extravasa “amor”.

A Alquimia foi ciência dedicada principalmente em descobrir uma substância que transmutaria os metais mais comuns em ouro e prata, e a encontrar um meio de prolongar indefinidamente a vida humana. Predecessora da química

Arquitetura

Na Maçonaria é a sua arte básica. A grande preocupação da Ordem é a construção do homem completo em todas as suas dimensões: física, emocional e espiritual. O templo maçônico é a representação do homem símbolo dentro do qual cada maçom busca se conhecer por dentro. Entrar no templo significa literalmente entrar em si mesmo para se autoconhecer. Razão porque para o maçom o templo de sua loja é lugar sagrado e onde entra sempre bem trajado: normalmente vestindo terno e gravata, além do avental que representa o trabalho em si mesmo. Por simbolizar o trabalho planejado, a semelhança de aperfeiçoar o homem através de trabalho constante e digno, usa a energia do grupo para gerar homens mais fortes e corretos. Na construção destes homens melhorados sempre há algo para fazer, refazer, realizar e aperfeiçoar, tudo no encontro de sua própria felicidade. Fica evidente que na criação do homem completo e livre tudo depende do esforço individual. Esta arte é o resultado do trabalho do arquiteto e mesmo a construção do Universo, da Terra, visões e sonhos possuem projetos e definições baseadas na arquitetura.

Astrologia

Na Maçonaria o único uso que se faz da ciência dos astros, da antiga Astronomia, é nas manifestações artísticas das abóbadas celestes pintadas nos templos, onde aparecem constelações de estrelas, o sol e a lua, para demonstrar que o maçom está inserido no universo, filho do Todo. Significa também que o templo não tem teto, onde, para o Grande Arquiteto do Universo tudo é revelado. Possibilita ao maçom criar a visão interna de si mesmo, visto como um pequeno universo, cópia do Universo

Cabala

A Maçonaria tentou incluir o conhecimento esotérico hebreu da Cabala em seu meio, porém, sem muito sucesso. É o ensino judaico da tradição de Jeová, o Deus dos judeus.

Em seu meio existe são encontrados excelentes cabalista, mas formam grupo isolado devido à complexidade e falta de base linguística hebraico-aramaica. Seria o princípio de toda expressão religiosa, porém, esta, apenas serve para alguém que conheça a língua hebraica onde existe uma relação numérica entre o som de cada letra do alfabeto e um número. Para os acidentais existe a Numerologia que pretende fazer algo parecido.

 Cristianismo

Está filosoficamente ligado aos graus do Rito Escocês Antigo e Aceito. Em todos eles existem elementos que remetem aos textos da bíblia judaico-cristã.

Egito

Contribuiu com sua mitologia e religião com farta simbologia para a Maçonaria. Berço das primeiras sociedades iniciáticas.

Geometria

É a ciência que provê boa parte de todo o simbolismo da Maçonaria, associada à Arquitetura, arte principal da Ordem.

Parte da interpretação dos símbolos geométricos ligados à Escola Pitagórica, numerologia, alquimia e mestres construtores da Idade Média. O Grande Arquiteto do Universo é considerado o Grande Geômetra.

Hermetismo

Maçonicamente é apenas referência histórica à tradição primitiva dos alquimistas. Relaciona-se ao estudo dos arcanos, vulgarmente conhecidos como as lâminas do Tarô, onde está simbolizada toda a cosmogênese e antropogênese da antiguidade. Foi uma “doutrina” esotérica baseada na revelação mística da ciência, ligada Hermes Trismegisto, antigo iniciado do Egito.

Hinduísmo

Mesmo sem relação com a Maçonaria, influi nela com a manifestação da cultura hindu através da filosofia brâmane e vedanta.

Judaísmo

As lendas Maçônicas do Rito Escocês Antigo e Aceito estão alicerçadas nas escrituras da bíblia judaico-cristã e seus rituais estão ligados aos princípios religiosos judaicos. É base do desenvolvimento da religião cristã e berço da Maçonaria. As escrituras gregas, ou cristãs, estão profundamente ligadas às escrituras hebraicas e à Tora.

Numerologia

Na Maçonaria é estudada em profundidade e está bastante arraigada nos rituais. É a ciência que define o valor dos números. Avalia o número em seu aspecto qualitativo, mágico e filosófico. Pitágoras foi sua maior expressão e é básica na aritmética e na Cabala.

Rosacrucianismo

Fraternidade às vezes confundida com Maçonaria. Até possui relação com ela, pois o Martinismo é a pratica da Maçonaria nos moldes daquela organização. A Maçonaria assimilou a cultura Rosa Cruz em alguns dos princípios esotéricos. É ordem secreta e esotérica oriunda do intuito de cristianização dos mistérios egípcios. Grande parte dos símbolos usados pela Ordem maçônica é oriunda desta vertente. O Rito Escocês Antigo e Aceito tem graus filosóficos que referenciam esta vertente.

Templários

Poderosa ordem militar, intelectual, religiosa e econômica do século XII. Sua finalidade foi a de proteger os peregrinos que se dirigiam ao santo sepulcro. A Maçonaria incorporou grande parte da cultura, e enriqueceu a sua filosofia a partir das heranças culturais deixadas pelos Cavalheiros. Existem especulações que seriam os remanescentes desta Ordem a raiz da Maçonaria.

Zoroastrismo

Existem teorias de que algumas das tradições maçônicas sejam originárias desta religião, resultado da designação de todos os sucessores de Zaratustra, o grande legislador persa e seu fundador.

 

Outras Influências

Agnosticismo,
Antropologia,
Aritmética,
Arqueologia,
Astronomia,
Biologia,
Chacras,
Escultura,
Filosofia,
Geografia,
Gramática,
Lógica,
Logosofia,
Matemática,
Mitologia,
Música,
Ontologia,
Pintura,
Poesia,
Retórica,
Sociologia,
Teologia,
Teosofia,
Vedas,

E outras.
Muitas são influências da cultura maçônica, e mesmo tendo acesso a tudo isto, é necessário que ao final, cada maçom se torne bom, sábio e virtuoso, e para isto, cultura sozinha não é suficiente.

 

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *