LUIS ROJAS MARCOS
FAMÍLIA
Educ–acción
22 de outubro de 2019 ·
Há uma tragédia se desenvolvendo hoje por hoje em nossas casas, e diz respeito às nossas mais preciosas joias: os nossos filhos.
Nossos filhos estão em um estado emocional devastador! Nos últimos 15 anos, os pesquisadores nos presentearam com estatísticas cada vez mais alarmantes sobre um aumento agudo e constante de doença mental infantil que agora está alcançando proporções epidémicas:
As estatísticas não mentem:
-
1 EM CADA 5 crianças tem problemas de saúde mental
• Foi notado um aumento de 43 % NO TDAH*
• Foi notado um aumento de 37 % na depressão adolescente
• Foi notado um aumento de 200 % na taxa de suicídios em crianças de 10 aos 14 anos
O que está acontecendo e o que estamos fazendo errado?
As crianças de hoje estão sendo sobre-Estimuladas e sobre-presenteados de objetos materiais, mas estão privadas dos fundamentos de uma infância saudável, tais como:
- Pais emocionalmente disponíveis
• Limites claramente definidos
• Responsabilidades
• Nutrição equilibrada e um sono adequado
• Movimento em geral, mas especialmente ao ar livre
• Jogo criativo, interação social, oportunidades de jogo não estruturados e espaços para tédio
Em vez disso, nos últimos anos encheram-nos com as crianças de:
• Pais distraídos digitalmente
• Pais indulgentes e permissivos que deixam as crianças “Governarem o mundo” e sejam quem colocar as regras
• Um sentido de direito, de merecê-lo tudo sem merecê-lo ou ser responsável por obtê-lo
• Sono inadequado e nutrição desequilibrada
• Um estilo de vida sedentário
• Estimulação sem fim, babás tecnológicas, gratificação instantânea e ausência de momentos chatos
O que fazer?
Se queremos que os nossos filhos sejam indivíduos felizes e saudáveis, temos que acordar e voltar ao básico. Ainda é possível! Muitas famílias veem melhorias imediatas depois de semanas de implementar as seguintes recomendações:
- Estabeleça limites e lembre-se que você é o capitão do navio. Seus filhos vão se sentir mais seguros ao saber que você tem o controle do Leme.
• Ofereça às crianças um estilo de vida equilibrado cheio do que as crianças precisam, não só do que eles querem. Não tenha medo de dizer “não” aos seus filhos se o que eles querem não é o que eles precisam.
• Forneça alimentos nutritivos e limite a comida de sucata.
• Passe pelo menos uma hora por dia ao ar livre fazendo atividades como: Ciclismo, caminhada, pesca, observação de aves / insetos
• Desfrute de um jantar familiar diário sem telefones inteligentes ou tecnologia que os distraia.
• Joguem jogos de mesa como família ou se as crianças são muito lindinhas para jogos de mesa, deixe-se levar pelos seus interesses e permita que sejam eles que mandem no jogo
• Envolva seus filhos em alguma tarefa ou que do lar de acordo com a sua idade (dobrar a roupa, encomendar os brinquedos, pendurar a roupa, desembalar os víveres, colocar a mesa, dar de comer ao cão etc. % de julho de
• Implemente uma rotina de sono consistente para garantir que o seu filho durma o suficiente. Os horários serão ainda mais importantes para as crianças de idade escolar.
• Ensinar responsabilidade e independência. Não os proteja em excesso contra toda frustração ou qualquer erro. Errar vai ajudá-los a desenvolver resiliência e aprenderão a superar os desafios da vida,
• Não carregue a mochila dos seus filhos, não leve as suas mochilas, não lhes leve a tarefa que se esqueceram, não lhes pele as bananas nem lhes descasque as laranjas se o podem fazer por si sozinhos (4-5 anos). Em vez de lhes dar o peixe, ensina-os a pescar.
• Ensina-os a esperar e a atrasar a gratificação.
• Forneça oportunidades para o “tédio”, já que o tédio é o momento em que a criatividade desperta. Não se sinta responsável por manter sempre as crianças divertidas.
• Não use a tecnologia como uma cura para o tédio, nem o ofereça ao primeiro segundo de inatividade.
• Evite o uso da tecnologia durante as refeições, em automóveis, restaurantes, centros comerciais. Utilize estes momentos como oportunidades para socializar treinando assim os cérebros a saber funcionar quando estiverem em modo: “tédio”
• Ajude-os a criar um “frasco do tédio” com ideias de atividades para quando estão aborrecidos.
• Esteja emocionalmente disponível para se conectar com as crianças e ensinar auto-Regulação e habilidades sociais:
• Desligue os telefones à noite quando as crianças tiverem que ir para a cama para evitar a distração digital.
• Torne-se um regulador ou treinador emocional dos seus filhos. Ensina-os a reconhecer e a gerir as suas próprias frustrações e raiva.
• Ensina-os a cumprimentar, a tomar turnos, a compartilhar sem ficar sem nada, a dizer obrigado e por favor, a reconhecer o erro e se desculpar (não os obrigue), seja modelo de todos esses valores que dá.
• Conecte-se emocionalmente – sorria, abrace, beije, cócegas, leia, dança, pule, jogue ou gate com eles.
Dr. Luis Rojas Marcos, psiquiatra. (Sevilha),
ganhou notoriedade mundial como chefe de Saúde Mental de Nova York
durante os ataques de 11 de setembro.
Agora, aquele que escuta o próximo faz meio século,
apresenta um livro defendendo o valor terapêutico de falar aos outros
e a si mesmo. E dá o exemplo.
* (TDAH)
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é
um transtorno neurobiológico, de causas genéticas,
que aparece na infância e frequentemente acompanha
o indivíduo por toda a sua vida.
Ele se caracteriza por sintomas de
desatenção, inquietude e impulsividade.