Frases
Aqui estão algumas frases de Roger Scruton que vão lhe dar muito em que pensar:
“O conservadorismo provém de um sentimento que toda pessoa madura compartilha com facilidade: a consciência de que as coisas admiráveis são facilmente destruídas, mas não são facilmente, criadas.”
“Sem uma busca consciente da beleza, arriscamo-nos a cair em um mundo de prazeres que causam dependência e em uma banalização dos atos de dessacralização, um mundo em que já não se percebe bem por que a vida humana vale à pena.”
“Todas as coisas mais importantes da vida são inúteis: amor, amizade, devoção, paz – essas são coisas que apreciamos pelo que são e não pelo uso que podemos fazer delas. Sim, nós precisamos de coisas inúteis uma vez que precisamos aprender a encontrar valores intrínsecos. Assim, o mundo tem um significado para nós, e não apenas uma utilidade.”
“A física dá uma explicação completa do mundo dos objetos, porque é isso o que ‘física’ significa. Mas Deus não é uma ‘hipótese’ a ser posta ao lado das constantes fundamentais e das leis da mecânica quântica. Procure-o no mundo dos objetos e você não irá encontrá-lo, assim como não vai encontrar a liberdade humana numa tomografia do cérebro, nem o eu com um microscópio”.
“Se qualquer coisa pode ser considerada arte, então a arte deixa de ter relevância”.
“O corpo humano é o templo da alma, o lugar onde o outro está tanto presente como oculto, protegido de mim, mas mesmo assim revelado quando as palavras certas são pronunciadas e os gestos corretos são realizados”.
“Sociedades perduram somente quando elas estão devotadas às gerações futuras”.
“Há tanta objetividade nos nossos juízos sobre a beleza como nos nossos juízos sobre a virtude e o vício. A beleza está, pois, tão firmemente enraizada na ordem das coisas quanto a bondade. Ela nos fala, assim como a virtude, da realização humana: não das coisas que queremos, mas das coisas que devemos querer porque a natureza humana as requer”.
“Quando alguém diz que a verdade é relativa, está pedindo que você não acredite nele. Então, não acredite”.
“Tanto o socialismo como o liberalismo são, em última análise, igualitaristas. Ambos partem do princípio de que todos os homens são iguais em aspectos relevantes para a política. Para o socialista, os homens são iguais em suas necessidades, e, portanto devem ser iguais em tudo que concerne à satisfação de suas necessidades. Para o liberal, eles são iguais em direitos, e, portanto devem ser iguais em tudo que afete sua posição política e social”.
“Não basta ser agradável; você tem de ser bom. Somos atraídos por pessoas agradáveis, mas somente porque supomos que a sua agradabilidade é um sinal de bondade”.
“O coração de uma cultura compartilhada é a religião. Tribos sobrevivem e florescem porque possuem deuses, que agregam muitas vontades numa única, e demandam e recompensam os sacrifícios de que a vida social depende”.
“O primeiro efeito do modernismo foi tornar a alta cultura difícil: cercar a beleza com uma muralha de erudição”.
“A resposta conservadora à modernidade é abraçá-la, mas abraçá-la criticamente, com plena consciência de que as conquistas humanas são raras e precárias, de que não temos nenhum direito dado por Deus de destruir a nossa herança, mas devemos sempre submeter-nos pacientemente à voz da ordem, e cultivar um exemplo de vida ordenada”.
“Liberdade não é o mesmo que igualdade, e aqueles que se autointitulam liberals [progressistas] estão muito mais interessados em igualar do que em libertar seus companheiros”.
“Para ensinar a virtude nós devemos educar as emoções, e isso significa aprender ‘o que sentir’ nas várias circunstâncias em que elas vêm à tona”.
“Tolerância não significa renunciar a todas as opiniões que outros podem considerar ofensivas. Toleramos justamente aquilo que não apreciamos, que desaprovamos. Tolerância significa estar preparado para aceitar opiniões pelas quais nós temos forte aversão. Do mesmo modo, democracia significa aceitar ser governado por pessoas por quem nutrimos repugnância profunda. Isso só será possível se mantivermos a confiança na negociação e no desejo sincero, entre os políticos, de compromisso com os adversários”.
“O conservadorismo é uma filosofia da herança e do serviço; ele não desperdiça seus recursos, mas se esforça para aprimorá-los e passá-los adiante”.
“Uma sociedade livre é uma comunidade de seres livres, unidos pelas leis da compreensão e pelas obrigações do amor familiar. Ela não é uma sociedade de pessoas liberadas de toda restrição moral – pois isso é precisamente o oposto de uma sociedade. Sem restrições morais não pode haver cooperação, nem compromisso familiar, nem expectativas de longo prazo, nem esperanças de ordem econômica, muito menos de ordem social”.
“Todos nós precisamos de uma identidade que nos una a nossos vizinhos, a nossos compatriotas, àquelas pessoas que estão sujeitas às mesmas regras e às mesmas leis que nós, àquelas pessoas com quem nós podemos algum dia ter de lutar lado a lado para proteger a nossa herança, àquelas pessoas com quem nós vamos sofrer quando atacados, àquelas pessoas cujo destino está de algum modo ligado ao nosso próprio destino”.
“Sem o pano de fundo de uma fé a ser relembrada, o modernismo perde a sua convicção: ele se torna rotineiro. Já há muito tempo tem sido aceito que não pode haver criação autêntica na esfera da arte erudita que não seja de alguma maneira um ‘desafio’ ao público ordinário. A arte deve ofender, vindo do futuro inteiramente armada contra o gosto burguês pelo kitsch e pelo clichê. Mas o resultado disso é que a própria ofensa é transformada em clichê”.
“A vida ética […] é preservada por uma cultura comum, que também dá suporte à união da sociedade […]. Diferentemente da moderna cultura da juventude, uma cultura comum santifica o estado adulto, para o qual oferece ritos de passagem”.
“Os conservadores acreditam que os nossos valores e identidades são formados por meio de nossas relações com outras pessoas, e não por meio de nossa relação com o Estado. O Estado não é um fim, mas um meio. A sociedade civil é o fim, e o Estado é o meio para protegê-la. O mundo social emerge através da associação livre, enraizada na amizade e na vida em comunidade. Os costumes e as instituições que nós estimamos cresceram a partir de baixo, pela ‘mão invisível’ da cooperação. Eles raramente foram impostos desde cima por obra da política, cujo papel, para um conservador, é reconciliar nossos objetivos, e não os ditar ou controlá-los”.
“A cultura de uma civilização consiste na arte e na literatura por meio das quais ela ascende à consciência de si mesma e define a sua visão a respeito do mundo”.
“Um socialismo internacional é o ideal declarado de muitos socialistas; um liberalismo internacional é a tendência não declarada dos liberais. Em nenhum desses sistemas é concebível que os homens vivam não por aspirações universais, mas por vínculos locais; não por uma ‘solidariedade’ que se estica de ponta a ponta do globo, mas por obrigações que são entendidas em termos que separam os homens de muitos de seus pares – em termos como a história nacional, a religião, a linguagem e os costumes que proporcionam a base da legalidade”.
“A lealdade nacional envolve um amor ao lar e uma prontidão a defendê-lo; o nacionalismo é uma ideologia beligerante, que usa símbolos nacionais com o fim de recrutar o povo para a guerra”.