Sérgio Quirino
Saudações, estimado Irmão!
Sejamos Todos Grandes Vigilantes!
O adjetivo “Grande” é usado pela equiparação dos cargos de uma Loja Simbólica para com a Potência. Assim como há Secretário, Chanceler, Vigilantes nas Lojas, há, na Grande Loja, um Grande Secretário, um Grande Chanceler e Grandes Vigilantes.
A qualificação de Primeiro e Segundo Vigilantes ocorre por questões administrativas visando normalizar os cargos e determinar quem substitui quem em eventuais ausências. Além, é claro, do compartilhamento das obrigações e do direcionamento de atenções a missões específicas.
Resta-nos, então, o cerne: Vigilante!
Não trataremos do cargo, mas de uma condição que ultrapassa o resultado de um pleito. SER VIGILANTE é uma condição sine qua non para SER MAÇOM.
Indiferente do grau que galgamos ou da posição que ocupamos todos nós devemos estar atentos aos inimigos da humanidade, que a enganam com a hipocrisia, aos desleais que a defraudam, aos gananciosos que a usurpam e aos corruptos no abuso do poder e da confiança, que acabam com vidas e nações.
Em escala menor, também a todos nós é conclamada a condição pessoal de Vigilantes em prol de nossa Loja e família.
O sentido da vigilância está na observação atenta ao ambiente externo e ao comportamento das pessoas visando a proteção do grupo. A sobriedade é resultante da observação do ambiente interno e do comportamento pessoal, que resulta na harmonização do grupo.
SEJAMOS TODOS GRANDES VIGILANTES
Iniciamos um novo período na história de nossas Lojas. Potência e Ordem, a participação ativa, vigilante e sóbria dos Obreiros serão a força motriz dos trabalhos maçônicos. Vamos perseverar com a certeza de que somos soldados em uma guerra, onde o comportamento de cada um levará a vitória ao grupo.Uma das primeiras instruções que recebemos ainda como candidatos, esboçada em parede preta, é Vigilância e Perseverança. Que o comportamento de Sobriedade tenha sido entronizado pelas purificações e, enfim, sejamosConstrutores Sociais.
DEDICO este artigo aos queridos Irmãos das ARLS Renegeração Barbacenense 317 do oriente de Barbacena, fundada em 1895 e ARLS Bello Horizonte do Oriente de Belo Horizonte 001, fundada em 1897. Juntos, reconstruiremos nossa Nação.
Neste décimo segundo ano de compartilhamento de instruções maçônicas, mantemos a intenção primaz de fomentar os Irmãos a desenvolverem o tema tratado e apresentarem Prancha de Arquitetura, enriquecendo o Quarto-de-Hora-de-Estudos das Lojas.
Precisamos incentivar os Obreiros da Arte Real ao salutar hábito da leitura como ferramenta de enlevo cultural, moral, ético e de formação maçônico.
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG
Ano 12 - Artigo 26 - Número Sequencial 675 - 01 Julho 2018 Sérgio Quirino Grande Primeiro Vigilante da Grande Loja Maçônica de MInas Gerais Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom. Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.