Enviada pela Tânia.
Sakura – Não pude ir até elas, mas elas acharam um jeitinho e chegaram até mim…🌸
De acordo com uma lenda antiga esta maravilhosa cerejeira nasceu da magia e do amor verdadeiro. Embora possa parecer um pouco absurdo, a história tem muito a nos ensinar sobre os sentimentos.
A lenda de Sakura teve sua origem há algumas centenas de anos, no antigo Japão.
Naquela época, o Japão era governado pelos senhores feudais que realizavam batalhas sangrentas e terríveis, onde centenas de pessoas inocentes perderam suas vidas em uma guerra que muito poucos entendiam.
Sendo tempo de guerra, todo o Japão estava cheio de tristeza e desolação, os momentos de paz eram escassos. Cada vez que a guerra terminava e os bravos guerreiros podiam se reunir com suas famílias, começava outra que os colocava em risco e os obrigava a retornar aos campos de batalha.
Apesar de tudo, havia uma linda floresta que a guerra não tinha conseguido destruir. O lugar estava cheio de belas árvores frondosas que intoxicavam qualquer um com seu perfume delicado e consolava as pessoas que fugiam da guerra.
O mais impressionante de tudo é que, embora a guerra avançasse, nenhum exército se atrevia a destruir tal maravilha da natureza.
No entanto, no centro daquela linda floresta, havia uma árvore que nunca florescia. Devido à sua aparência deselegante e sem folhas, parecia morta, mas, não estava. Ela só tinha crescido condenada a não gostar da cor da natureza ou do perfume das flores. Não sendo suficiente, era uma árvore solitária.
Os animais nunca chegavam perto, a grama também não crescia ao seu redor e nenhuma criatura viva parecia querer ter qualquer relação com ela. Mas tudo mudou quando a fada da floresta visitou aquela árvore.
Na noite em que a fada apareceu, deixou a árvore saber que ela queria vê-la bonita e radiante e estava disposta a ajudá-la a se tornar a bela árvore que deveria ser. Então ela lançou um feitiço em troca de uma promessa. Daria 20 anos para a árvore florescer, mas durante esse tempo ela sentiria o que o coração humano sente, talvez desse jeito ela ficasse animada e florescesse novamente. A fada também disse que ela poderia se tornar humana ou uma planta, sempre que quisesse. Mas se em 20 anos não cumprisse sua promessa, morreria.
Então, a triste árvore se tornou humana e decidiu permanecer, assim, por um tempo, mas, descobriu que não havia nada além de ódio, guerra e desespero na vida humana, então tornou-se uma árvore, novamente, por mais algum tempo.
Anos se passaram e a árvore não encontrou nada nos sentimentos humanos que a fariam florescer até que um dia, transformada em homem, encontrou uma garota ao lado de um riacho cristalino. A jovem era, extremamente, bonita e seu nome era Sakura. Sakura foi muito gentil, com ele. E ele correspondeu. Tanto que decidiu ajudá-la a levar água até sua casa.
Lá tiveram uma conversa animada, ambos concordaram em quão infeliz era a guerra, mas, tinham ilusões de um futuro melhor.
Quando a jovem perguntou seu nome, ele disse “Yohiro”, que significa esperança.
Eles se tornaram grandes amigos, encontravam-se, frequentemente, para cantar, conversar e ler histórias. E quanto mais ele conhecia Sakura, mais sentia que deveria ficar ao lado dela.
Um dia, Yohiro decidiu confessar seu amor a Sakura e disse a ela toda a verdade: que era uma árvore atormentada que estava prestes a morrer por não florescer. Sakura ficou impressionada e não soube o que responder. Devido à falta de resposta da jovem, Yohiro decidiu retornar à sua forma de árvore, totalmente triste, esperando por sua morte inevitável.
Uma tarde, Sakura decidiu abraçar aquela triste árvore e confessou seu amor e disse que não queria que seu personagem morresse. Naquele exato momento, a fada reapareceu novamente e ofereceu um acordo a Sakura: ela poderia se fundir com Yohiro, para sempre, na forma da árvore ou viver como humana, sem ele.
Sakura simplesmente olhou em volta e lembrou-se da destruição que a guerra havia deixado, e soube exatamente o que deveria fazer.
Ela decidiu se fundir com Yohiro e, por mágica, a árvore começou a florescer. E, assim, surgiu a árvore de Sakura, que significa “flor de cerejeira”. Desde então, o terno amor de ambos perfuma todo o Japão guerreiro.
(Desconheço o autor do texto, Disse Tânia)