ANTES QUE CHEGUEM OS DIAS DIFÍCEIS
E SE APROXIMEM OS DIAS DA…….
Esta é uma pergunta que devemos fazer sempre a nós mesmos. A perfeição é uma linha formada por muito mais que cinco pontos e o tecido que nos reveste e protege é o conhecimento para além do que está simplesmente escrito.
A frase tema do artigo é do Livro da Lei em Eclesiastes, capítulo 12, versículo 1 “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que cheguem os dias difíceis e se aproximem os dias da velhice em que dirás: “Não tenho mais satisfação em meus dias!”
Na leitura simples, a compreensão simples, é não esperar a morte se aproximar para garantir um lugar no céu e pensar no Criador.
Não está errado a interpretação, porém, quereis ir mais longe?
As instruções maçônicas não são estreitas e míopes. Tudo que há na Maçonaria tem vários significados e interpretações análogas que variam conforme ritos, graus e a herança intelectual que o Irmão tenha adquirido de outros estudos.
Mas o principal é nossa capacidade de interagir com a instrução, transformando a letra fria em reflexão serena, resultando em uma atitude abrasadora.
Sendo assim uma leitura crítica e sua vinculação com Pavimento Mosaico se faz necessária em todos os momentos de nossa vida. A passagem trata a “mocidade” em antagonismo a “velhice”, mas nós sabemos que assim como as peças brancas e pretas do pavimento, a mocidade e a velhice não são antagônicas, mas complementares e o Criador a própria vida.
Em uma leitura abrangente, cabe: Lembra-te de como conduz sua vida nos dias bons, antes que cheguem as mudanças e se aproximem os dias maus em que dirás: Não tenho mais satisfação em viver.
As etapas da vida e tudo que envolve o viver, apesar dos diferentes modos que nos apresentam, são apenas ETAPAS.
O CONHECIMENTO DA LEI DA TRANSITORIEDADE,
NOS PREPARA NOS BONS MOMENTOS PARA OS MAUS,
E NOS MAUS PARA OS BONS.A APLICAÇÃO DA LEI DA TRANSITORIEDADE,
NOS CONSCIENTIZA QUE CADA MOMENTO TEM SUA PARTICULARIDADE.
COMO ESTAMOS NO MOMENTO E COMO REAGIMOS AO MOMENTO,
É QUE O QUALIFICARÁ COMO BOM OU MAU.
Seguimos neste 16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.
Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Grão-Mestre – GLMMG 2021/2024
Ano 16 Artigo 11 Número Sequencial 865 13 Março 2022
Sérgio Quirino
MI 33 MMM KTP Shriner GM
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
Facebook: (exclusivamente assuntos maçônicos) Sergio Quirino Guimaraes Guimaraes
Os artigos publicados refletem a opinião do autor exclusivamente como um Irmão Maçom.
Os conteúdos expostos não reproduzem necessariamente a ideia ou posição de nenhum grupo, cargo ou entidade maçônica.