LBJ: Biografia
A infância que moldou LBJ
Lyndon Baines Johnson nasceu em 27 de agosto de 1908, no centro do Texas, não muito longe de Johnson City, que sua família ajudou a estabelecer. Ao crescer, ele sentiu a picada da pobreza rural, percorrendo o caminho pela Southwest Texas State Teachers College (hoje conhecida como Texas State University) e aprendendo a ter compaixão pela pobreza e discriminação de outras pessoas quando ensinou estudantes de ascendência mexicana em Cotulla, Texas. .
Em 1937, ele fez uma campanha com sucesso para a Câmara dos Deputados em uma plataforma do New Deal, efetivamente auxiliada por sua esposa, a ex- Claudia “Lady Bird” Taylor , com quem se casou após um namoro em 1934.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Lyndon Johnson serviu brevemente na Marinha como tenente-comandante, recebendo uma Estrela de Prata no Pacífico Sul. Depois de seis mandatos na Câmara, ele foi eleito para o Senado em 1948. Em 1953, tornou-se o Líder da Minoria mais jovem da história do Senado, e no ano seguinte, quando os Democratas ganharam o controle, Líder da Maioria. Com rara habilidade legislativa, obteve aprovação de várias medidas durante a administração Eisenhower. Ele se tornou, por muitos relatos, o mais poderoso líder da maioria do século XX.
Na campanha de 1960, Johnson, como companheiro de chapa de John F. Kennedy, foi eleito vice-presidente. Em 22 de novembro de 1963, quando Kennedy foi assassinado em Dallas, Lyndon Baines Johnson tornou-se o 36 º Presidente. Saiba mais sobre os eventos daquele dia fatídico em nossa exposição Tragédia e Transição .
“Vamos continuar …”
Pouco depois de assumir a Presidência, Johnson usou suas proezas legislativas para aprovar dois projetos de lei que Kennedy havia endossado, mas era incapaz de passar pelo Congresso no momento de sua morte: um corte de impostos e um ato de direitos civis. Esta última, que se tornaria a Lei dos Direitos Civis de 1964, tornou-se a primeira lei efetiva de direitos civis desde a Reconstrução, proibindo a segregação e a discriminação em toda a sociedade americana. Em seguida, ele decretou sua própria agenda, exortando a Nação “a construir uma grande sociedade, um lugar onde o significado da vida do homem corresponda às maravilhas do trabalho do homem”. Em 1964, com Hubert Humphrey como seu companheiro de chapa, Johnson venceu a Presidência contra o republicano Barry Goldwater, conquistando 61% dos votos e tendo a maior margem popular da história americana – mais de 15.000.000 de votos.
A guerra contra a pobreza, transmissão pública, Medicare e muito mais
O presidente Johnson usou seu mandato de 1964 para concretizar sua visão de uma Grande Sociedade em 1965, promovendo uma agenda legislativa abrangente que se tornaria uma das mais ambiciosas e abrangentes da história do país. O Congresso, às vezes aumentando ou alterando a legislação de Johnson, promulgou rapidamente suas recomendações. Como resultado, seu governo aprovou mais de sessenta projetos de lei educacionais , iniciou uma luta em larga escala contra a pobreza, viu o apoio federal das artes e humanidades, defendeu a renovação urbana, o embelezamento e a conservação ambiental, possibilitou o desenvolvimento de regiões deprimidas e pressionou pelo controle e prevenção do crime e delinqüência. Milhões de idosos também receberam os meios para atendimento médico adequado através do1965 Emenda do Medicare à Lei de Seguridade Social .
A Grande Sociedade de Johnson também incluiu o avanço contínuo dos direitos civis. Ele percebeu a aprovação da Lei dos Direitos de Voto de 1965 , que removeu os impostos e os testes de votação que representavam um obstáculo à votação entre muitos americanos de cor, e a Lei dos Direitos Civis de 1968, impedindo a discriminação nas vendas e aluguel de imóveis. Além disso, ele nomeou o primeiro membro do gabinete afro-americano e o juiz da Suprema Corte dos EUA, Thurgood Marshall.
A humanidade caminha na lua
Sob Johnson, os EUA também obtiveram ganhos impressionantes em seu programa espacial, que ele defendia desde o início. Quando três astronautas americanos orbitaram com sucesso a Lua no Apollo 8 em dezembro de 1968, tornando-se o primeiro a deixar a órbita terrestre, Johnson os parabenizou: “Você levou … todos nós, em todo o mundo, para uma nova era”. A missão preparou o terreno para a missão Apollo 11 sete meses depois, na qual homens viram a lua pela primeira vez.
Não obstante, duas crises primordiais vinham ganhando força desde 1965. Apesar do início de novos programas antipobreza e antidiscriminação, inquietação e tumultos em guetos negros incomodavam a nação. O Presidente Johnson exerceu firmemente sua influência contra a segregação e em nome da lei e da ordem, mas não houve solução inicial.
A outra crise surgiu da guerra dos EUA no Vietnã , com a qual os EUA se comprometeram sob Eisenhower e Kennedy. Apesar dos esforços de Johnson para acabar com a agressão comunista, aumentando o envolvimento das tropas dos EUA para alavancar um acordo pacífico, os combates continuaram. Controvérsias e protestos sobre a guerra – e Johnson – tornaram-se agudos no final de março de 1968, quando Johnson limitou o bombardeio do Vietnã do Norte para iniciar negociações de paz. Ao mesmo tempo, ele surpreendeu o mundo se retirando como candidato à reeleição para dedicar todos os seus esforços, desimpedidos pela política, à busca de uma paz honrosa.
“Quero ser o presidente que ajudou a acabar com a guerra entre os irmãos desta terra.”
Quando Johnson deixou o cargo, estavam em andamento negociações de paz. Ele morreu repentinamente de um ataque cardíaco em sua fazenda no Texas, em 22 de janeiro de 1973. Um dia antes de sua morte, ele soube que a paz estava próxima no Vietnã.
Hoje, os americanos continuam a sentir o impacto do legado legislativo de Johnson em quase todos os aspectos da vida americana. Clique aqui para ver uma lista das leis mais importantes aprovadas durante a administração Johnson ou fazer o download de uma cópia em PDF .