Gordon Cooper

 

Breve estudo sobre o Irmão e astronauta norte-americano

Publicada por Gosp
em 03/05/2023

Leroy Gordon Cooper Jr. Nasceu em 6 de março de 1927 e faleceu 4 de outubro de 2004, foi um astronauta norte-americano e membro mais jovem do grupo de sete pilotos selecionados para o Projeto Mercury, o pioneiro do programa espacial dos Estados Unidos criado no final dos anos 1950. Ele realizou duas missões espaciais notáveis: a Faith 7, que foi a última missão do Projeto Mercury, tornando-se o primeiro americano a passar mais de 24 horas no espaço, dormindo em órbita e o último a realizar um voo solo; e a Gemini V, do projeto Gemini, onde se tornou o primeiro astronauta a realizar dois voos espaciais orbitais.

Além de sua carreira como astronauta, Cooper era um veterano da Segunda Guerra Mundial, tendo servido no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, e também era engenheiro aeroespacial, piloto de caça, piloto de testes e oficial da Força Aérea.

Seu primeiro contato com a aviação foi muito cedo, já que seus pais possuíam um biplano Command-Aire e aprenderam a voar quando ele ainda era criança. Embora isso não tenha sido oficialmente registrado, ele teria feito seu primeiro voo solo aos 12 anos e obtido sua habilitação como piloto civil aos 16 anos em um Piper J-3 Cub.

Quando seu pai foi convocado para o serviço militar, Cooper foi morar no Kentucky e se formou na escola secundária da cidade em junho de 1945. Se alistou para o Corpo de Fuzileiros Navais, mas a guerra terminou antes que ele fosse designado para uma ação no Pacífico. Em vez disso, foi designado como suplente para uma vaga na Academia Naval dos Estados Unidos em Annapolis, Maryland, e quando o primeiro indicado foi aceito, Cooper foi enviado para o serviço de guarda em Washington DC. Serviu na Guarda de Honra Presidencial até ser dispensado do Corpo de Fuzileiros Navais em 1946.

Cooper também foi um membro ativo da maçonaria, sendo iniciado na Loja Carbondale nº 82, Colorado, Estados Unidos, em 17 de fevereiro de 1955, aos 28 anos. Em sua viagem espacial Gemini V em agosto de 1965, onde levou a joia oficial do Grau 33 e a bandeira do Rito Escocês como parte de sua jornada maçônica. Cooper faleceu aos 77 anos, vítima de um infarto cardíaco, enquanto sofria de mal de Parkinson. Sua carreira como astronauta e suas contribuições para a exploração espacial são lembradas como marcos importantes na história da aviação e da conquista do espaço.

 

 

FONTE:- Irmão Gordon Cooper – GOSP

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *