Ilustração – A Guerra dos Farrapos – Giuseppe Garibaldi
Alessandro Manzoni – Poeta e novelista de Milão. “Triunfo da Liberdade”, “Il Natale”, “Inni Sacre”, “La Passione”, “La Ressurezione”, são algumas de suas obras.
Antonio de Curtis/ Totó – Ator comediante de Nápoli. No cinema, ficou conhecido pelas representações engraçadas: “La Mandragola” e “Pai de Família”, entre outras.
Antonio Cocchi – Médico de Mugello. Foi o 1o. maçom italiano.
Antonio Labriola – Filósofo de Cassino – reino das duas Sicílias. Ele foi o sistematizador do estudo do socialismo de Marx, na Itália.
Antonio Meucci Em 11 de junho de 2002, o Congresso dos Estados Unidos reconheceu, por meio da resolução 269, suas contribuições para a invenção do telefone, atestando o italiano como o verdadeiro inventor do aparelho. Mas, a patente de Bell não foi modificada. (Florença, 13 de abril de 1808 — Nova Iorque, 18 de outubro de 1889) Inventor.
Antonio Santi Giuseppe Meucci – Inventor de Florença. Estudou física, química e mecânica. Descobriu o princípio do telefone, muitos anos antes da patente de Graham Bell.
Carlo Collodi (Carlo Lorenzini) – jornalista italiano. Criador de “Pinóchio”.
Carlo Goldoni – Comediógrafo de Veneza. Foi o renovador da comédia de arte dramática do teatro.
Domenico Agostino Vandelli Naturalista italiano. Seus trabalhos foram fundamentais para o desenvolvimento da história natural e da química em Portugal Um dos fundadores do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.
Edmondo De Amicis – Novelista, escritor, poeta e autor de Oneglia – Sardenha, “Cuore”, escrita em forma de diário, traduzida para 25 idiomas, tornando- Escritor popular e pedagógico.
Enrico Fermi – Físico e professor de Roma. Descobriu novos elementos radiativos produzidos pela irradiação do neutron e reações nucleares. Prêmio Nobel de Física de 1938. Iniciado na loja Lemmi, Roma 1923
Ettore Ferrari Escultor, professor e político italiano. De família de artistas. Ferrari foi um dos membros do renascimento artístico do estado secular, surgido depois da Reunificação da Itália
Florentino Ameghino – Paleontólogo, antropólogo e geólogo de Moneglia – Sardenha. Descobridor dos fósseis nos pampas argentinos.
Francesco Crispi – Estadista e revolucionário de Ribera – Sicília. Participou da Revolta Siciliana de 1848 e lutou ao lado de Mazzini e Garibaldi contra os regimes autoritários. Foi Premier da Itália Unida.
Francesco Mario Pagano Jurista, filósofo, político e dramaturgo italiano. Ele foi um dos maiores expoentes do iluminismo.
Gabriele D’Annunzio – Poeta, novelista, jornalista e herói militar de Pescara. “Primo Vere”foi seu primeiro trabalho, com apenas 16 anos. Um dos mais significativos e perfeitos: “Il Piacere”. Foi um dos intérpretes mais perfeitos da corrente do pensamento e literatura europeia.
Gino Cervi – Ator e diretor de cinema de Bologna. Protagonista da conhecida série “Don Camillo” e Inspector Maigret na longa série para a TV.
Giosuè Carducci – Poeta de Val Di Castello – Lucca. Suas principais obras são “Rima Nova”e “Odes Barbaras”. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1906.
Giovanni Agnelli – Industrial de Villar Perosa – Piedmonte. É sócio fundador da Fiat automóveis. Foi seu presidente em 1920, tornando-a uma das mais prósperas industrias de todo o mundo.
Giovanni Battista Belzoni. Nasceu em 5 de nov. de 1778. Or∴ Et∴ 03 de dez. de 1823. Explorador italiano e arqueólogo, considerado um dos primeiros nomes da Egiptologia.
Giuseppe Domenico Scarlatti Compositor italiano. Suas maiores contribuições foram suas sonatas.
Giuseppe Evangelisti – Herói garibaldino de Santo Ângelo – Perugia. Fez parte do “Circolo Gioventú Operosa” republicano. Lutou contra a invasão turca, na Tessália. Lutou na Grécia pela liberdade do povo grego e na França, contra a invasão daquele país.
Giuseppe Fortunino Francesco Verdi Compositor de óperas do período romântico italiano, considerado o maior compositor da Itália, um dos compositores mais influentes do século XIX. Composições: La traviata, Requiem, Nabucco
Giuseppe Garibaldi – Soldado e patriota de Niza. Conquistador da Sicília e Nápoles. Contribuiu para a unificação da Itália. Lutou no Brasil, nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na Revolução Farroupilha. Foi Grão-Mestre Ad-vita de Palermo.
Giuseppe Giovanni Battista Vincenzo Pietro Antonio Matteo Balsamo. Alessandro, Conde de Cagliostro pseudônimo do viajante, ocultista, alquimista, curandeiro e maçom Figura controversa do século XVIII, Cagliostro, conhecido portador de poderes sobrenaturais.
Giuseppe Mazzini – Advogado e revolucionário de Gênova. Líder nacionalista, é o fundador do Movimento Patriótico de Unificação/ Itália Jovem (Risorgimento).
Giuseppe Meoni – Filósofo, professor e jornalista de Prato – Florença. Anti-facista.
Giuseppe Zanardelli – Estadista de Brescia – Lombardia. Foi Primeiro Ministro e defensor dos direitos do trabalho
Luigi Cherubini – Compositor de Florença. Contribuiu muito para o desenvolvimento da Ópera e da Música Sacra. Sua mais importante ópera foi “Lodoïska” e a música de igreja, “Requiem em C menor”.
Luigi Cremona – Matemático de Pavia – Lombardia. Criador do método gráfico para estudos das fôrças em equilíbrio
Luigi Pirandello – Escritor de Agrigento – antiga colonia grega de Akragas. “I vecchi i giovani”, “La morsa e Lumie di Sicilia” e “Il fu Mattia Pascal”, traduzido no Brasil como “O falecido Mattia Pascal”, são algumas de suas obras. Prêmio Nobel de Literatura, em 1934.
Luigi Servolini – Escultor, escritor e crítico de arte de Livorno. Formado pela Academia de Belas Artes. Autodidata em xilogravura, pintura, litografia e serigrafia.
Niccolò Paganini – Violinista e compositor de Gênova. Considerado o maior de sua época. Entre suas composições, “Capricci” e “Narold en Italie”.
Orazio Antinori – Patriota e naturalista de Perugia. Foi deputado constituinte, defendendo sempre a causa liberal. Recebeu o título de Marquês, concedido pelo Príncipe de Canino, Carlo Luciano Bonaparte.
Pierre Savorgnan de Brazza – Colonizador e explorador, nascido em Roma. Ajudou o Congo Francês em seu desenvolvimento, dando sua total proteção, como governador. A capital, Brazzaville, é em sua homenagem.
Rafael Sabatini – Escritor e novelista de Jesi – Ancona. De suas obras, são destaques “Scaramouche” e “Captain Blood”.
Salvatore Quasimodo – Engenheiro e escritor de Módica – Siracusa. Escreveu “A terra incomparável”, “Giorno dopo giorno”, duas obras de grande destaque. Prêmio Nobel de Literatura de 1959.
Sir Moses (Haim) Montefiori – Comerciante e filantropo de Livorno. Foi fundador da Cia. Alliance de Seguros. Fundador a 1a. companhia de gas residencial – Continental Gas Association e do Banco Provincial da Irlanda.
Tito Schipa – Cantor e compositor de Lecce. Considerado um dos maiores tenores da música clássica.
Tommaso Crudeli – Poeta e martir Di Poppi – Arezzo. Foi o 1o. martir italiano da Inquisição. Martir da defesa da liberdade, sobretudo na Toscana.
Vittorio Alfieri – Poeta de Asti – Piemonti. Suas poesias ajudaram a reavivar o espírito nacional. É considerado o precursor do “Resorgimento”.
Vittorio Emanuele Orlando – Estadista de Palermo. Foi 1o. Ministro, durante a 1a. Guerra e líder da delegação da Conferência de Paz de Versailles.