Na data 20/08/23, marcada como o Dia Nacional do Maçom, o Time de Dourados, E.C. Dourados Futebol Maçônico, sagrou-se Campeão da Copa Maçônica Estadual de Futebol – MS deste ano, levando o 2º título e Bicampeonato, para o oriente de Dourados-MS.
O evento foi organizado pela G.·. L.·. E.·. M.·. S – Grande Loja Maçônica do Estado do Mato Grosso do Sul.
A final aconteceu nas dependências do Esporte Clube União, na cidade de Bonito – MS, onde ocorreu uma partida muito disputada e emocionante, contra o time de A.·. R.·. L.·. S.·. Acácia do Sul do G.·. O.·. M.·. S.·. Grande Oriente do Mato Grosso do Sul.
O evento principal terminou com o empate de 1×1. Gols do Irm.·. Wagner por Dourados e Irm.·. Walter pela equipe de Campo Grande.
Na prorrogação não houve gols e o título foi decidido pelas penalidades máximas, quando o time de Dourados venceu por 3 x 2 a equipe da A.·. R.·. L.·. S.·. Acácia do Sul do G.·. O.·. M.·. S.·.
O time campeão, douradense é intitulado: “Esporte Clube Dourados Futebol Maçônico” e é atualmente, formado por atletas das 3 potências regulares e reconhecidas:
– AA.·. RR.·. LL.·. SS.·. do G.·. O.·. B.·. – MS – Grande Oriente do Brasil – MS – Professor Flamarion Elias Taborda n° 3035 e Osvaldo Rodrigues Simões n° 2044
– AA.·. RR.·. LL.·. SS.·. da G.·. L.·. E.·. M.·. S.·. – Antônio João n°5 e Orvalho de Hermon n°51, que revelou como premiado, o melhor goleiro da competição Irm. Márcio.
– AA.·. RR.·. LL.·. SS.·. do G.·. O.·. M.·. S.·. Grande Oriente de Mato Grosso do Sul: Ceres n°9, III Millenium n°21 e Universitária dos Livres Pensadores n°34 Esta situada em Campo Grande.
O troféu de artilheiro coube ao irmão Walter Almeida, da equipe Acácia do Sul, que marcou 24 gols na competição.
O terceiro lugar da Copa ficou com o Time de Ribas do Rio Pardo.
NOTA: – 1ª – Coube o terceiro lugar da Copa ao Time do Oriente de Ribas do Rio Pardo.
NOTA – 2ª CURIOSIDADE :- O time campeão contou com dois obreiros Douradenses que pertencem a A.·. R.·. L.·. S.·. Universitária dos Livres Pensadores Nº 34 do Oriente de Campo Grande. Com vemos abaixo o Irm.’. Marcelo Costa da Conceição
O evento contou com a presença de representante do G.·. O.·. B.·. –MS; do Sereníssimo Grão-Mestre Ademar de Souza Freitas da G.·. L.·. E.·. M.·. S.·. que efetuou a entrega do troféu ao Capitão do time Douradense, Irm. Marcelo Costa da Conceição, momento que marcou a União, a Força e Fraternidade da maçonaria emocionando os presentes. E também não deixamos de registrar o apoio e presença do Soberano Grão-Mestre Ir. Bento A.M. Duailibi do G.·. O.·. M.·. S.·.
Evento teve ainda a presença de um numeroso público, composto por obreiros da Sublime Ordem, seus familiares e seus amigos, que prestigiaram o feliz acontecimento, evidenciando os princípios e costumes de nossa instituição.
Vale ressaltar a confraternização dos irmãos e família maçônica através do esporte, sempre estreitando nos laços de amizade e união.
TORNEIO DE TRUCO.
Aproveitamos a oportunidade para registrar que paralelamente foi realizado um brilhante torneio de Truco entre nossas AA.·. RR.·. LL.·. SS.·. Como se sabe, o Truco é um esporte da mente. Um dos jogos de cartas mais populares na América do Sul, bastante praticado na Espanha e Itália. Sobre sua origem existem teorias que se perdem na antiguidade, atribuindo sua criação aos Etruscos e Mouros.
O troféu do Torneio de Truco foi para o Oriente de Iguatemi. A dupla formada pelos IIrm.·. Saulo Abreu e Cesar Rozão, da A.·. R.·. L.·. S.·. Silo Vargas Batista, nº 17. Eles venceram a dupla formada pelos irmãos Antônio Castro Vieira, o Badu, da A.·. R.·. L.·. S.·. Nova Era, Nº 8, de Campo Grande e Helbert Basso, da A.·. R.·. L.·. S.·. Estrela do Sudoeste, Nº 10, de Guia Lopes.