RITUAL

Floriano Pesaro

O ritual é uma linguagem que une uma comunidade. O ritual serve para criar um espaço consentido estabelecido.

Ritual serve para criar comunidade. Quando Moshe (Moisés – tiberiano) cruzou o mar, cantaram porque uma canção é uma forma de ritual de criar comunidade.

O ritual dá identidade. O ritual revive eventos importantes, como o seder de Pessach. (O Sêder de Pessach  (do hebraico ???sêder)  refere-se ao jantar cerimonial judaico em que se recorda a história do Êxodo e a libertação do povo de Israel. O Sêder é realizado na primeira noite de Pessach em Israel e na primeira e segunda noites fora de Israel.) Existe outra característica do ritual que é muito mais profunda e menos conhecida que é a luta contra o caos. Deus não cria, Ele organiza… Transforma caos em ordem. Chaos management. Não é a ordem da Criação, mas a criação da Ordem!

O ritual é uma atividade que se repete. E isto é um ritual porque é um processo repetitivo, a criação da ordem, através da palavra! Ele impõe um sentido sobre o caos. O caos não gosta de limite, esta é a essência do ato divino da criação. O rotula, se utiliza da estrutura dos momentos caóticos. Os momentos de caos na vida do ser humano se apresentam geralmente em momentos de transição.

A havdalá replica o modelo de Gênesis da criação, da harmonia para o caos. Estabelecer um sistema de parâmetros que dá um sentido à vida. Dar aos seres humanos ferramentas para que as pessoas saibam o que vem, porque os rituais antecipam as atividades. O ritual cria não apenas disciplina, mas um padrão dentro de um mundo incerto.

No mundo judaico, a partir do capítulo I de gênesis pode ser controlado, mas, não eliminado. A transformação está no ritual.

 

Chag Sameach significa “Feliz Festa” em hebraico.
Floriano Pesaro
[contato=florianopesaro.com.br@mlsend2.com];
em nome de;
Floriano Pesaro [contato@florianopesaro.com.br]
10 abril 2017

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *