I N I C I A Ç Ã O

Meu caro Marcelo,


Logo após o término da Sessão Magna de Iniciação, o Irm
∴ me disse que “esperava que eu faria o uso da palavra”. Realmente, senti-me indisposto. Fisicamente. Compreendo a sede dos mais novos em relação às questões, antes, inacessíveis sobre a Ordem Maçônica. A oportunidade não faltará e tudo acontecerá no devido tempo. No momento ideal. Tenha paciência, pois suas vitórias maçônicas, certamente, já se enunciaram.


Não esqueças.
“A aprendizagem é um apêndice nosso; onde quer que estejamos, ali estará nossa aprendizagem” De acordo com o Irm William Shakespeare. E sobre a Ordem, ela é vastíssima.

Aproveito, agora para te dizer o que sinto sobre o evento: –

 

I N I C I A Ç Ã O

 

“Dizem que os Deuses prepararam os construtores de templos. Os maçons; os Free Mason; os Livres Pedreiros, os escultores que somos.

Assim, não fomos encontrados ao léu; não fomos bolados, inventados em alguma época ou com o tempo. Os maçons sempre existiram.

Como as nossas verdades, os Maçons existiram ontem, hoje e sempre. Uma vez que sempre, arrastam, dentro de si a fraternidade. Em todos os tempos semearam a solidariedade entre os homens, com isso, ganharam liberdade e souberam se unir para criar e vencer. Sempre. Irm Somos quem somos porque alguém nos deu a mão para nos apoiar. Crescer. Amar. Sonhar. Levantar-nos ao cairmos. Quando alguém nos ajudou, pois necessitamos demais da interdependência humana.

Pois bem, gerações se sucederam e a cada momento da vida, a Ordem, como nenhum organismo deixou por onde passou, marcas indeléveis, fizeram História com sabedoria divina, aplicando forças tenazes, de beleza vigorosa e glória imarcescível.

 

    

Sou testemunha: Na França palmilhei, Notre Dame, Adadia de Saint Michel, Palácio de Versalhes, Palácio Royal e Ópera Garnier, Catedral de Chartres, etc; Na Alemanha, visitei como em conto de fadas, numa extensão de 150 km do vale do Reno, nas duas margens do rio, incontáveis castelos, monumentos e fortificações. Conheci a Catedral de Colônia, a

rainha. Em Portugal a da Guarda, de Évora e de Coimbra. Na Espanha das três dezenas, as catedrais a de Burgos e Mallorca. Amostras de ricas obras que se perpetuaram ao  tentarem ligar a terra com o céu, nos dez primeiros séculos da era cristã.

 

Falaria também, sobre a Os Libertadores da América… Todos, eu disse todos os países do Novo Mundo a começar pelos EEUU foram emancipados graças ao empenho dos Libertadores da América que brotaram dos quadros das Lojas Maçônicas. Cito sobre tal, cerca de vinte nomes que se destacaram. No trabalho do “Dia do Maçom”

(http://samauma.com.br/site/macons/o-dia-nacional-do-macom/) Em que “as vitórias, pela independência dos povos, se devem, em grande parte, a maçons, que lutaram para criar ideais “pela vida, pela liberdade e pela busca da felicidade”.

iluminismo.jpeg (257×196)

Relembraria os astros do Iluminismo precursores da Revolução Francesa. Inúmeros como o Irm Voltaire que teve a felicidade de afirmar: – “A Maçonaria é a entidade mais sublime que conheci. É uma Instituição Fraternal, na qual se ingressa para se dar e que procura meios de fazer o bem, exercitar a beneficência, como um dos processos para se conseguir a perfectibilidade objetiva. Será extraordinariamente esplêndido se a maioria dos gênios da ação e do pensamento pertencer à Maçonaria”.

Segundo o senador, (Irm Morzarildo Cavalcanti) a preparação política e ideológica da Revolução Francesa obteve sucesso devido à interação da filosofia iluminista com o fenômeno do enciclopedismo, difundida pelas lojas da franco-maçonaria. A criação do Estado-Nação latino-americano, além da fundamentação filosófica das doutrinas econômico-sociais, a identidade social, a coexistência religiosa pacífica e os regimes políticos, salientou Mozarildo, são consequências desse processo. Fonte: Agência Senado.

Os movimentos citados não são isolados. São exemplo da honra, da fama que se alcança pelas virtudes, pelos talentos e boas ações e por características excepcionais dos nossos irmãos antepassados.

A bibliografia da Ordem é vasta. Politicos, militares, psicólogos, Médicos, poetas, músicos, Administradores, Arqueólogo e tantos e tantos titulares proeminentes deixaram seus nomes em relevo para todo sempre, no campo do Cinema, das artes da comunicação da Filosofia, da geografia, história, Teologia. Com eles encheria incontáveis páginas de oratória.

                   

E agora, diante de uma simples Sessão Magna de Iniciação, assistimos ao … “trabalho sobre as pedras humanas destinadas a passar de seu primitivo estado grosseiro, inutilizável para nosso edifício humanitário, ao estado de materiais esquadrados e polidos à perfeição, em vista de sua colocação no grande edifício. Por certo, são estes segredos da maior importância, por serem relativos ao mistério da Vida”. Palavras do Irm Oswald Wirth. (Rito Moderno)

IIrmA Ordem que nos congrega, como a “… natureza”, parodiando o Irm Shakespeare, “não nos faz crescer apenas em forças e tamanho. À medida que este templo se amplia, se amplia dentro dele o espaço reservado para nossa alma e nossa inteligência”.

Sem pratos feitos caídos, como manás, no deserto, sem refeições gratuitas, como muitos têm esperados da Maçonaria, e, talvez por inanição, caem e desistem pelos caminhos, sem ter conhecido nada da nossa história sem ter compreendido a nossa sabedoria. Sem considerar, devidamente, a nossa força. Sem acreditar na possibilidade do nosso real apoio, espiritual, moral, material.

Desconhecimento ou grosseria. Falta de nobreza. Os que só tem olhos para o presente, com convicção não terão futuro.

Enfatizo texto extraído das palavras do Irm Orador Vicente Sarubbi da Iniciação: –
Ao examinar a vida do Irm
Gandhi … encontrei cinco passos que ajudarão a tornar o nosso serviço o centro da liderança: Dar esses passos não requer talento, mas, o desejo de servir.

gandhi.jpeg (257×196)

1 – Focalize as responsabilidades. Não direitos
2 – Enfatize o serviço baseado em valores.
3 – Assuma um compromisso com o serviço pessoal.
4 – Compreenda as necessidades das pessoas
que desejar servir.
5 – Reconcilie poder com serviço.

IrmQual a instituição que num relance, como a luz que nos penetrou ao iniciar na Maçonaria, abre para o homem as portas de incontáveis, prestativos receptíveis, poderosos e carinhosos IRMÃOS espalhados pelo o mundo inteiro?

“Na vida, não há soluções. Há forças em marcha: é preciso criá-las e, então, a elas seguem-se as soluções”. Antoine de Saint-Exupéry

“A vida é realmente, escuridão exceto quando há necessidade, e a necessidade é cega exceto quando há sabedoria.

E a sabedoria é vã exceto quando há trabalho, e todo o trabalho é vazio exceto se houver amor; e quando trabalhais com amor estais a vos ligar a vós mesmos, e uns aos outros, e a Deus”.

poemareiuns.jpg (306×345)

O que é trabalhar com amor? É tecer o pano com fios arrancados do vosso coração, como se os vossos bem amados fossem usar esse pano.

É construir uma casa com afeto, como se os vossos bem amados fossem morar ali.

É semear sementes com ternura e fazer a colheita com alegria, como se os vossos bem-amados fossem comer a fruta. Conf. Khalil Gibran

21/11/2020
 
Tenhas coragem.
Sejas honesto.
Ames à pátria
como à tua família.

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *