SOIS MAÇOM? SOMENTE SE FORES LIVRE!

Irm. SÉRGIO QUIRINO

Saudações, estimado Irmão!

SOIS MAÇOM?
SOMENTE SE FORES LIVRE!

Há uma interessante dicotomia de interpretação entre “liberdade” e “ser livre”. A maioria das pessoas compreende a liberdade como oposto da escravidão, submissão ou simples obediência às leis, padrões ou regras.Neste sentido, ser livre, então, chegaria às raias da anarquia, tendo em vista a possibilidade de “não submeter minha vontade”.

Mas, como pode o Maçom intitular-se “livre e de bons costumes” se o 17º Landmark já o coloca sob a condição de submisso às Leis?

“17. Todo Maçom está sujeito às leis e regulamentos da jurisdição em que ele resida”.

A conclusão é óbvia; Não há, dentro das relações sociais instituídas, a possibilidade de liberdade absoluta, pois as relações sociais são normalizadas por leis e valores, MAS QUE NÃO IMPEDEM O HOMEM DE SER LIVRE.

Ser livre é ter a condição de agir por si mesmo. É desenvolver a capacidade de escolha, agregada à consciência de que dessas escolhas podemos obter benefícios ou prejuízos.

Ser livre está vinculado aos estados de consciência, no sentido de COM CIÊNCIA ou COM CONHECIMENTO ATENTO E PROFUNDO da situação a que estamos envolvidos ou estamos nos dirigindo.

Um exemplo prático para isto, encontramos quando respondemos: – Como ser livre das dívidas?

Tal exemplo ultrapassa a questão meramente financeira. Atinge também os compromissos assumidos e os perjúrios, que nos impedem de nos encararmos no espelho.

Portanto, conceitualmente e na prática, a liberdade não está entre os direitos e deveres do homem, mas sim, na escolha entre o conhecimento e a ignorância.

Somente pelo conhecimento alcançaremos a verdade. E neste ponto compreendemos o que significa “ser livre”.

SOIS MAÇOM?
PROCURE, ENTÃO, A VERDADE!E CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ”. (João 8:32)
DEDICO este artigo aos Irmãos da
ARLS Paz e Progresso 128 do Oriente de Belo Horizonte, onde colaboramos em Sessão Magna de Iniciação; e aos queridos Irmãos da ARLS Fraternidade Passense 366, do Oriente de Passos, que me agraciaram com a Comenda Maçônica Honorífica da Loja. É um honra poder servir aos Irmãos.

Sinto muito. Me perdoe. Sou grato. Te amo. Vamos em Frente!

Neste décimo terceiro ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuaremos incentivando os Irmãos a enriquecerem o Quarto de Hora de Estudo. Indiferente de graus ou cargos, somos todos responsáveis pela qualidade dos trabalhos em nossa Oficina.Imprima este trabalho e deixe entre seus materiais maçônicos, havendo oportunidade solicite ao Venerável Mestre sua leitura e promova o intercambio de idéias.

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMGAno 13 – Artigo 45 – Número Sequencial 746 – 10 Novembro 2019
Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *