MAÇONS FAMOSOS – “Alemanha”

Ilustração:
Fausto – Considerada uma das monumentais criações da literatura.
Irm∴ Johann Wolfgang von Goethe

Albert Schweitzer – Médico, filósofo e humanitarista de Kaysersburg – Alsace. Um dos mais ativos conferencistas em todos os países da Europa. O tema: a Paz. Em 1952 é premiado com o Nobel da Paz. Em 1955 recebe do Rainha Elizabeth, a Ordem do Mérito.

Berthold Auerbach – Escritor e novelista  de Nordstetten – Württemberg. Sua base literária é a filosofia de Espinoza. “Histórias da Vila da Floresta Negra” , “Pequeno descalço”, “Edelweiss”, são novelas muito apreciadas.

Christian Friederich Samuel Hahnemann – Médico  de Meissen – Saxony. Doutor em medicina pela Universidade de Erlange. É o Pai da Medicina Homeopática.

Ernesto II foi Duque de Saxe-Gota-Altemburgo. Filho de Frederico III. O herdeiro do Ducado de Saxe-Gota-Altemburgo.

Ernst Florenz Friedrich Chladni Físico e músico. Investigou a vibração de placas e velocidade do som para diferentes gases. Foi denominado o “pai da acústica”

Ferdinand Brunswick/ Duque de Brunswick – Príncipe e militar de Wolfenbüttel. Lutou na Guerra dos 7 Anos, com grande destaque. Foi Grão-Mestre da Estrita Observância.

Franz Anton Mesmer – Médico  de Itzmang. É o criador da doutrina do magnetismo animal.

Frederico II – O Grande – Rei da Prússia nasceu em Berlim. Sua infância foi muito rigorosa, com treinamentos militares. Fez muitas conquistas territoriais e, no final do seu reinado, tinha dobrado a área de seu país.

Frederico III (18 de out. de 1831 – 15 de jun de 1888) Imperador Alemão e Rei da Prússia por 99 dias em 1888, Criado na tradição familiar de serviço militar. Opôs-se sempre ao conservador chanceler Otto von Bismarck.

Friedrich Gottlieb Klopstock – Poeta e historiador  de Quedlinburg. Autor de poesias épicas e líricas, seu maior destaque é “O Messias”, de 1749.

Friedrich Ludwig Schröder – Ator e diretor de teatro  de Hamburgo. É fundador do Rito que leva seu nome, aprovado em 29 de junho de 1801. Foi Grão-Mestre da Grande Loja de Hamburgo.

Freiherr Adolph Franz Friedrich Ludwig Knigge (16 de outubro de 1752  6 de maio de 1796) Escritor a um dos fundadores dos illuminati da Baviera

Georg Philipp Teleman – Compositor clássico  de Magdeburg. Seu estilo é definido entre o barroco e o clássico. Seu grande talento consiste em combinar o barroco convencional com a graça da melodia italiana e a orquestração francesa.

Georg von Kloss – Escritor e historiador  de Frankfurt. É considerado o Pai da crítica histórica da Maçonaria Mundial. É o maior historiador maçônico alemão. Foi Grão-Mestre da Grande Loja de Frankfurt.

Giácomo Meyerbeer – Compositor e pianista  de Vogelsdorf. Entre suas principais obras, destacam-se “Il Crotiato in Egito” e “Robert Le Diable”.

Gotthold-Ephraim Lessing – Filósofo , crítico e escritor de Kamenz/Oberlausitz. O mais influente do Iluminismo.Sua erudição, deu grande impulso ao movimento literário e dramático da Alemanha.

Guilherme I Rei da Prússia O primeiro Imperador do Império Alemão a partir de 1871. Otto von Bismarck obteve a Unificação Alemã e o estabelecimento do Império Alemão.

Heinrich Schliemann – Arqueólogo  Neu-Buckow. Fez descobertas extraordinárias de Tróia e Micenas.

Jakob Ludwig Felix Mendelssohn – Compositor  de Hamburgo. Gênio criador de sonatas, concertos, sinfonias para cordas, quartetos para piano. É autor da conhecidíssima “Marcha das Noivas”- The wedding march.

Johann Christian Bach – Compositor  de Leipzig. Proeminente compositor da era pré-clássica. Filho de Sebastian Bach e denominado “O Bach Inglês”.

Johann Gottlieb Fichte – Filósofo e idealista de Rammenau in Sachsen. De pensamento reformador, foi um dos maiores filósofos do período entre Kant e Hegel. Desenvolveu o “Wissenschaftslehre”, o idealismo transcendental.

Johann Heinrich Pestallozzi – Filósofo e filólogo de Zurique. É um dos fundadores da moderna pedagogia.

Johann Wilhelm Daniel von Archenholz Oficial prussiano, escritor e editor de revistas. Na concepção do Iluminismo, ele se considerava um cidadão do mundo, e um espírito livre

Johann Wolfgang von Goethe – Nasceu em 28 de ago. 1749. Inic∴ 03 de jun. de 1780. Or∴ Et∴ 22 de mar. 1832. Autor e estadista alemão do Sacro Império Romano-Germânico. Fez incursões pela ciência natural. Goethe foi importante na literatura alemã e do Romantismo europeu, no séc. XVIII e XIX.Dramaturgo, filósofo e poeta de Frankfurt. Seu poema dramático “Fausto”, é considerado uma das maiores obras literárias. Um dos maiores pensadores e escritores do mundo e o maior poeta da Alemanha.

Ludwig van Beethoven – compositor alemão. Um dos mais célebres compositores clássicos de todos os tempos.

Nathan Mayer Rothschild – Banqueiro  de Frankfurt. Grande filantropista e fundador do mais famoso banco europeu.

Theodor Vogel – Engenheiro e artesão  de Schweinfurt. Foi Grão-Mestre da Grande Loja Zur Sonne (1948-1951) e Grão-Mestre das Grande Lojas Unidas da Alemanha (1958-1961). Foi o grande restaurador da Maçonaria em seu país.

Thomas Mann – Escritor e novelista  de Lübeck. De suas obras, destaque para “A Montanha Mágica”, “Dr. Faustus”, “Morte em Veneza” e “Buddenbrooks, o Declínio da Família”. Prêmio Nobel de Literatura de 1929. Era filho de Julia da Silva Bruhns Mann, brasileira nascida em Paraty.

Wilhelm Friedrich Ludwig – Imperador e Rei, nascido na cidade de Berlim. Foi Rei da Prussia (1861) e Imperador da Alemanha (1871).

Wolfgang Amadeus Mozart. Nome de batismo, JOHANNES CHRYSOSTOMUS WOLFANGUS THEOPHILUS MOZART. Nasceu em 27 de jan. 1756. na cidade de Salzburg, Áustria. Inic∴ 14 dez. de 1784. Or∴ Et∴ 5 de dez. de 1791. Influente compositor austríaco do período clássico. Um dos maiores gênios da humanidade. Menino prodígio, compositor, pianista, organista, violinista e regente, Viveu apenas 35 anos e produziu obras musicais perfeitas – quase oitocentas – sendo que conhecemos hoje pouco mais de seiscentas. Abrangem todos os gêneros musicais da sua época. Aos dezesseis ele já havia composto a canção “O heiliges Band der Freundschaft” (“Oh laços sagrado da amizade”) dedicada a uma cerimônia maçônica na Loja de Tobias Geller.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *