SERVIR.

 

tsmaia.

Todo pensamento dos maçons deve ser criador. Essa atitude mental engrandece o espírito e fortalece o coração.

Os nossos sentimentos de solidariedade é qualidade inata. Somos filhos do Universo e amigos de todos os Homens.

A Ordem nos induz a nos dedicarmos à felicidade dos semelhantes.

Os antepassados sempre foram exemplares em prestar serviços à humanidade. Tentaram ligar a terra, com o céu através das majestosas torres das belas catedrais tornando os homens imponentes e mais fraternos. Em certo momento, foram responsáveis pela independência econômica de inúmeros países, da terra, principalmente foram os libertadores das Américas, Implantando em todos nós os conceitos e os sentimentos de liberdade que criaram raízes profundas.

Os Maçons, em certo momento de glória deram guarida aos grandes pensadores, filósofos e sábios da humanidade, por necessidade de apoio, incontestavelmente.

É, historicamente, reconhecido que sempre serviram. Sempre atenderam aos necessitados de segurança e prestaram-lhes bons serviços.

Não obstante, os que  os que trabalham, com obstinação e harmonia, de sol a sol não deixam de ser indispensáveis prestadores serviços, embora raros.

São servidores de alguma maneira. Também eles fazem o bem, sem olhar a quem. Para isso, não importa se suas essas atividades sejam religiosas, caridosas, voluntárias, filantrópicas.

Servir é cumprir determinados deveres e funções. Ser útil; prestar auxílio; ajudar aos que necessitam de alguma forma.

Servir nos liga a: atividades e benefícios. E também à dedicação, trabalho duro, quando se deseja ver algo acontecer.

“Servir é executar atividades visando proporcionar benefícios a quem servimos” (Nóbrega, 2006)

Mas, mais importante do que aquilo que se faz é ter a exata consciência do que se proporciona àqueles a quem se serve.

Para um médico mais importante do que seu curso, sua faculdade, seu automóvel, seu consultório, são as receitas que prescrevem.

Da mesma forma, para o engenheiro, ou professor, ou técnico, ou recepcionista, ou pedreiro, é mais importante do que os seus títulos ou posições ostentadas é o que se é capaz de proporcionar às pessoas servidas.

Servir com amizade, com responsabilidade, com interesse, alegria, com transparência, atenção, respeito e resolutividade.

Mais importante do que o que se exerce é o que entrega à quem temos obrigação de servir!

Quem não vive para servirnão serve para viver.

Devemos estender essas características à cada marido, às nossas esposas, os cabeças da família. Ao pai, á mãe. Que transmitam, bons propósitos, com atos, com palavras, com exemplos a cada filho à cada filha.

  • Repetindo:- “Quem não vive pra servir, não serve pra viver”.

Estendemos tais qualidades as ferramentas, aos objetos de uso, pessoal.

Na semana passada, comprei um par de sapatos de tênis, pela internet. Os que me cercam pasmaram preocupados. Devia os prevenir. Dessa forma, eu seria levado à renomada loja especializada, para que pudesse escolher algo confortável, aos pés, agradável ao uso, lindo aos olhares dos curiosos. Tarde demais. A encomenda inesperadamente chegou, em dois dias. Fiquei abalado, geralmente, leva uma quinzena. Mas, caiu aos meus pés como uma luva de iniciante, na Ordem maçônica. Tão adequado, que os utilizo nesta festa de exaltação e ninguém se queixou.
Quando fui arguido se meus sapatos de Tênis serviram? Com alarde respondi que eles me deixaram muito feliz, em adquiri-los. Certamente, não os ostentaria se não me servissem tão bem. Pois até as almas que desagradam são afastadas de Deus. Consta que ocupam o purgatório, ainda que, temporariamente.

“O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos.” (Marcos 10,45)

Os servidores de verdade carregam amor no coração e nas ações, e, sem a menor dificuldade, são considerados verdadeiros.

Aquilo que tiver que fazer, faça, conforme suas forças. Seja prestativo, ao máximo. Seja digno de uma vida apreciável.

 

INSPIRADO no trabalho de

Kleber Nóbrega
08/10/2018.

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *