TRENS ELÉTRICOS MARKLIN OO E HO

 

 

A coleção aqui apresentada é de trens elétricos de Bitola OO ou seja, são trens que rodam em trilhos com 16,5 mm de largura, o que corresponde à escala 1:87.

Todos os trens desta coleção foram fabricados nas décadas de 1950 e 1960 com funcionamento elétrico de baixa voltagem de 20 volts com transformador ligado à rede elétrica.

Muitas peças estão com sua caixa original e folheto de instruções e todas funcionam perfeitamente.

Outra característica comum é que todos os trens aqui apresentadas foram fabricadas pela Marklin, fábrica alemã cuja História apresentamos à seguir:

Theodor Friedrich Wilhelm Marklin ao fundar a fabrica em 1859 em Goppingen uma cidade no sul da Alemanha não imaginou que seus brinquedos fossem causar tanto fascínio. Theodor morreu passados sete anos e sua mulher Caroline dirigiu os negócios ate 1888 quando seus filhos Eugen e Karl ambos com vinte e poucos anos, assumiram a Fábrica. Inspirados na crescente popularidade dos caminhos de ferro que haviam começado a operar na Alemanha em 1835 eles começaram a fabricar trens em miniatura. Logo de inicio os irmãos Marklin demonstraram talento para inovar; na feira de Leipzig de 1891 apresentaram ao mundo o primeiro trem em miniatura com trilhos modulados de tal forma que se podia ampliar indefinidamente a linha férrea simplesmente adicionando-se mais trilhos. Desenhada para a bitola 1 com 45 mm de largura entre trilhos era uma ideia revolucionária sendo seguida por todas as fabricas de trens da época. Seis anos depois introduziram outra novidade sensacional, de novo na feira de Leipzig: o primeiro trem movido à eletricidade do mundo. Em vez de mecanismo a corda ou vapor este andava com corrente elétrica de 220 volts, uma mudança arrojada uma vez que, na Europa, a maioria dos lares ainda não tinham eletricidade. Por volta de 1900 construíram a famosa fabrica de tijolos brancos que é sua sede ate hoje resistindo às duas Guerras Mundiais. É dessa época também a introdução dos trens bitola O com 35 mm de largura entre trilhos e com escala 1:45. Por volta de 1930 os irmãos tomaram uma importante decisão; a de tornar a firma especializada em trens de brinquedos. Continuaram a prosperar e inovar sempre e em 1935 lançaram outra ideia revolucionária ao diminuir pela terceira vez o tamanho dos trens com a bitola OO de 16,5 mm de largura entre trilhos e com escala 1:87. Num mundo de trens elétricos nas escalas 1:43 e 1:32 essa escala seria uma miniatura das demais, um primor da engenharia da época.

A Marklin continuou na ativa até 1942 quando teve sua produção interrompida pela guerra. Volta a ativa em 1947 num esforço de produção apenas 2 anos após o final do conflito.

A partir dessa época a Bitola OO ou HO se impõe no mercado. É mais prática pois permite que o trem seja montado na mesa da sala de jantar e não mais no chão. Esse fator cria o Ferreomodelismo pois permite que os trilhos fiquem montados permanentemente em mesas especiais; é a popularização da Maquete de Trem Elétrico.

 

 

FONTE:- Brinquedos – TRENS-ELETRICOS-MARKLIN-BITOLA-OO-E-HO (brinquedosraros.com.br)

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