MAÇONS FAMOSOS – “BRASIL”

“Quando a Pátria nos convoca nada mais importa do que atender a esse chamado. Que liberdade é essa, se a língua é escrava? Tem fim a vida daquele que não soube a pátria amar; A vida do patriota não pode o tempo acabar”. Frei Caneca.

Ademir da Guia Futebolista brasileiro, considerado o maior ídolo da história do Palmeiras, no qual foi titular absoluto por mais de dezesseis anos.

Adhemar Pereira de Barros – Médico e político da cidade de Piracicaba (SP). Foi prefeito e governador de São Paulo. São destaques de sua administração as áreas de Saúde Pública, Educação e Energia.

Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti. Conhecido como Bezerra de Menezes,  O Médico dos Pobres. Médico, militar, escritor, jornalista, político, filantropo e expoente da Doutrina Espírita. (29 de agosto de 1831, 11 de abril de 1900)  

Afonso Augusto Moreira Pena. Advogado e político do Partido Republicano Mineiro. Sexto  Presidente do Brasil. Foi deputado federal, governador do estado de Minas Gerais, vice-presidente e presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1906 e 14 de junho de 1909, data de seu falecimento

Afonso Celso de Assis Figueiredo – Visconde de Ouro Preto. Político brasileiro, 32° Primeiro-ministro do Brasil Primeiro-ministro do Brasil 1889

Agnello Bittencourt. Geógrafo, administrador público e historiador. Membro da Academia Amazonense de Letras e um dos fundadores do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas.

Alberto Mansur Comerciante maçom brasileiro descendente de libaneses. Estruturou o Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito para a República Federativa do Brasil. Fundador da Ordem DeMolay, das Filhas de Jó e da Estrela do Oriente no Brasi

Alcindo Guanabara – Jornalista e político da cidade de Guapimirim – Magé (RJ). Membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Trabalhou em diversos jornais do país, participando ativamente do Movimento Republicano. Foi deputado pelo Rio de Janeiro. Fundador do jornal A Tribuna. É considerado um dos maiores jornalistas brasileiros.

Aleijadinho – Veja; Irm.’. Antonio Francisco Lisboa

Alexandre Bousquet, nascido na França, vice-consul no Paraná. Residiu em Castro, Paranaguá, Iguape e Morretes. Exerceu as funções de médico, operador e parteiro. Como médico e maçon realizou vários trabalhos humanitários.

Alfredo D’Escragnole Taunay/ Visconde de Taunay – Militar, escritor e político da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi governador dos estados de Santa Catarina e Paraná. Dedicou-se à crítica literária, música e pintura. “Retirada da Laguna” e “Inocência”, são suas principais obras. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras.

Alfredo da Rocha Vianna Filho – “O Pixinguinha” – compositor carioca. É considerado o Pai da Música Popular Brasileira. “Carinhoso” é o seu mais expressivo sucesso.

Alphonse Dinis HébertAffonso Hebert, Arquiteto e engenheiro de Porto Alegre, no início do século XX.

Altino Arantes Marques.   Décimo governador do Estado de São Paulo no período de mai de 1916 até mai de 1920. Da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 1895. Deputado federal por quatro mandatos de 1906 a 1908, de 1911 a 1915, 1921 a 1930 e deputado constituinte em 1946.

Alvarenga & Ranchinho Dupla sertaneja formada por Murilo Alvarenga de Itaúna, M G e Diésis dos Anjos Gaia de Jacareí, S P.

Álvaro Palmeira – Médico e professor da cidade do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, de 1963 a 1968.

Amadeu Ataliba Arruda Amaral Leite Penteado/Amadeu Amaral – Escritor e poeta da cidade de Capivari – São Paulo. Fundador da Academia Paulista de Letras. Escreveu “Urzes”, “Névoa”, “Espumas”, “Lâmpada Antiga”, entre outras.

Américo Brasiliense de Almeida e Melo – Jurisconsulto e político da cidade de São Paulo – São Paulo. Participou da comissão que elaborou a Nova Constituição. Foi ministro do Supremo Tribunal Federal e governador do estado do Rio de Janeiro, em 1866.

Américo Brazílio de Campos – Jornalista, diplomata e político da cidade de Bragança Paulista – São Paulo. Trabalhou na “Província de S. Paulo”, hoje “O Estadão” e fundou o “Correio Popular”. Um grande nome do jornalismo brasileiro.

André Pinto Rebouças Engenheiro (1º negro, no Brasil), inventor, abolicionista e monarquista, exilado junto com a família imperial no período da proclamação da república. Trabalhou pelo desenvolvimento de países africanos. (13 de janeiro de 1838, 9 de maio de 1898, Funchal, Portugal). Escreveu – Agricultura nacional; estudos econômicos : propaganda abolicionista e democrática.

Angelo Chittolina. Empresário e político ítalo-brasileiro. Nasceu me Mântua- Itália Imigrante Uma das primeiras lideranças políticas da vila de Caxias, membro da maçonaria e um dos fundadores em 1887 da primeira loja local, Força e Fraternidade

Anselmo Duarte Bento. Ator, roteirista e cineasta. Um dos maiores nomes do cinema, laureado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes pelo seu filme O Pagador de Promessas. (21 de abril de 1920,  7 de novembro de 2009) Formação: Institut des Hautes Études Cinématographiques 

Antônio Antunes Ribas. Magistrado e político. Formou-se em 1868 na Faculdade de Direito de São Paulo. Voluntário na Guerra do Paraguai

Antônio Álvares Pereira Coruja. Político, educador, historiador e escritor. De família pobre, fez seus primeiros estudos em Porto Alegre.

António Augusto de Carvalho Monteiro, Monteiro dos Milhões. Homem de cultura, camonista reconhecido e entomologista, conhecido por ter sido o responsável pela construção do palácio da Quinta da Regaleira Sintra – Portugal Onde residia. Nasceu no Rio de Janeiro e faleceu em Sintra Pt

Antônio Bento de Souza e Castro foi promotor público, juiz e abolicionista. O protagonismo pela abolição da escravidão coube mais aos próprios escravos do que a homens livres. Uma resposta à onda de rebeliões e fugas executada pelos escravos em busca de liberdade. Um dos exemplos do abolicionismo popular foram os Caifazes, organizados em São Paulo, liderados por Antônio Bento, um membro da elite paulista

Antonio Carlos Gomes – O maior compositor clássico brasileiro. Autor da Ópera “O Guarani”. Iniciado aos 23 anos na ARLS Amizade Universal de São Paulo, no dia 24 de junho, junto com seu irmão José Pedro

Antonio Castilho de Alcântara Machado De Oliveira – Advogado e Jornalista paulistano. Foi um dos mais importantes e originais representantes do movimento modernista brasileiro.

Antonio da Silva Jardim – Advogado e jornalista da cidade de Capivari de Cima (Silva Jardim) – Rio de Janeiro. Escreveu na Gazeta de Notícias. Conferencista e orador brilhante, foi um dos mais ativos propagandistas da república. Escreveu “O General Osório”, “Gente do Mosteiro” e “Memórias e viagens”.

Antonio de Castro Alves – poeta baiano. O grande poeta da Abolição e da alma brasileira.

Antônio de Sousa Netto Político e militar brasileiro, um dos importantes nomes do Rio Grande do Sul. Participou da Revolução Farroupilha, por quase dez anos, como o segundo maior líder.

Antonio Diogo Feijó – sacerdote paulistano. Lutou pela Independência. Foi deputado e ministro da Justiça.

Antonio Duarte Nogueira – Médico e político da cidade de São Francisco de Salles – Minas Gerais. Foi prefeito da cidade de Ribeirão Preto, em duas gestões: 1969 a 1973 e 1977 a 1983.

Antonio Evaristo de Morais – Advogado e jornalista da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi consultor jurídico no Ministério do Trabalho, presidente da Associação Brasileira de Criminologia, um dos fundadores da ABI e do Partido Operário. Popularizou-se como defensor dos fracos e pobres. Foi um dos maiores criminologistas do Brasil.

Antônio Félix Martins, barão de São Félix. Médico, professor e político.

Antonio Francisco de Paula e Holanda Cavalcanti e Albuquerque/ Visconde de Albuquerque – Militar e político da cidade de Engenho Pantorra – Cabo – Pernambuco. Foi deputado, senador e ministro de estado. Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil de 1837 a 1850.

Antonio Francisco Lisboa o Aleijadinho – Pelas suas obras e grande tenacidade foi imortalizado na história do Brasil. Escultor, arquiteto, entalhador. Considerado o mais importante artista brasileiro do período colonial. CLIQUE AQUI, CONHEÇA MAIS SOBRE ELE – Conheça “Loja Maçônica Aleijadinho”. http://samauma.com.br/site/macons/a-loja-maconica-de-aleijadinho/

Antonio Frederico Zerrener – Industrial brasileiro de origem alemã. Fundador da Companhia Antarctica Paulista. Foi Grão-Mestre Adjunto de Pedro de Toledo e seu sucessor, no Grande Oriente Estadual de S. Paulo.

Antonio Peregrino Maciel Monteiro/Barão de Itamaracá – Médico, político e diplomata da cidade de Recife – Pernambuco. Foi deputado, presidente da Câmara, ministro de Estrangeiros e ministro plenipotenciário em Lisboa.

Antônio Paulo da Fontoura, o Paulino da Fontoura. Militar e político. Irmão de Vicente da Fontoura. Foi um dos líderes da Revolução Farroupilha. Participou da reunião que decidiu pelo início da revolução, em 18 de setembro de 1835, na ARLS Philantropia e Liberdade.

Antônio Ribeiro de Castro. Comendador brasileiro. Fidalgo e fazendeiro do Norte Fluminense.

Antônio Ribeiro de Macedo Militar, industrial, comerciante, ervateiro e político filiado ao Partido Conservador.

Antônio Teixeira de Albuquerque Ex-padre e primeiro pastor batista do Brasil.

Antonio Vicente Felipe Celestino – Cantor da cidade do Rio de Janeiro. Um dos maiores intérpretes da música popular brasileira e uma das vozes barítonas mais lindas. Seu grande sucesso foi “O Ébrio”.

Apolinário Pinheiro Moreira. Político de grande prestígio, orador. Prefeito Municipal de Anajás, Deputado Estadual, Senador Estadual e Secretário de Estado da Fazenda Pública do Pará. Fundou, em 1927, a Grande Loja Maçônica do Pará.

Aristides da Silveira Lobo – Jornalista, advogado e político da cidade de Mamanguape – Paraíba. Foi deputado federal e ministro do interior do Irm. Deodoro da Fonseca. Um dos mais ardorosos defensores da República.

Arrelia – Veja Waldemar Seyssel,

Artur da Silva Bernardes – Advogado e político da cidade de Viçosa – Minas Gerais. Foi deputado, governador e presidente da República (1922-1926). A cidade de Presidente Bernardes, é em sua homenagem.

Artur Silveira da Mota/Barão de Jaceguai – Militar da cidade de São Paulo – SP. Fez uma brilhante carreira militar. Foi Grão-Mestre no período de 1881 a 1882.

Augusto Frederico Markus. Empresário, tabelião, coronel da Guarda Nacional e político. Três vezes prefeito de Estrela

Augusto João Manuel Leverger/Barão de Melgaço – Militar e geógrafo brasileiro, de origem francesa, da cidade de Saint Malo. Teve importante papel, na defesa das fronteiras brasileiras, na guerra do Paraguai. Foi presidente da Província de Mato Grosso.

Barão de Jaceguai – Veja Artur Silveira da Mota

Barão do Rio Branco – Veja José Maria da Silva Paranhos Filho

Benjamin Constant de Magalhães – Militar, catedrático e estadista carioca, da cidade de Niterói. Deve-se a ele a adoção da divisa “Ordem e Progresso” na bandeira brasileira. É considerado o “Pai da República”. Foi Ministro da Guerra no gov. do Irm. Deodoro da Fonseca

Benjamin de Almeida Sodré – Militar e político da cidade de Mecejana – Ceará. Foi presidente da Associação dos Alunos da Escola Naval. Em sua carreira, atingiu o posto de almirante. É o criador da União dos Escoteiros do Brasil. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil (1953-1954).

Bento Gonçalves da Silva – Militar e revolucionário da cidade de Triunfo (RS). Defensor de idéias liberais, comandou a Revolução Farroupilha que levou à proclamação da República do Rio Grande do Sul.

Bernardino José de Campos Júnior – Estadista, diplomata, político e jornalista da cidade de Pouso Alegre – Minas Gerais. Propagandista dos ideais republicanos, deputado, senador e governador de S. Paulo. Foi ministro da fazenda no governo de Prudente de Morais.

Cândido José de Araújo Viana/Marquês de Sapucaí – Advogado e desembargador da cidade de Congonhas do Sabará – Minas Gerais. Foi presidente das Províncias de Alagoas e Maranhão e ministro da Suprema Côrte de Justiça.

Carequinha – Veja George Savalla Gomes

Carlos de Campos – Estadista, parlamentar, jornalista e musicista da cidade de Campinas – São Paulo. Foi diretor do jornal “Correio Paulistano”, secretário de Justiça de Campos Salles e governador do estado de São Paulo.

Casimiro José Marques de Abreu – poeta carioca. Lírico, harmonioso e melancólico. Autor de poesias maravilhosas como “Primaveras”.

Cesar Guerra Peixe – Compositor e maestro da cidade de Petrópolis – Rio de Janeiro. Criador da Escola Brasileira de Música Popular. É autor de vasta obra. “Sinfonia no. 1” e “Maracatus do Recife”, são destaques.

Cesário Nazianzeno de Azevedo Mota e Magalhães Júnior – Médico higienista e político da cidade de Porto Feliz (SP). Fundador da Escola Politécnica e da Escola de Farmácia de São Paulo. Lançou as bases da Escola Agrícola de Piracicaba. Executou o saneamento do Porto de Santos. Combateu a cólera, varíola e extinguiu a febre amarela.

Cícero Pereira de Souza. Veja Santanna.

Cipriano José Barata de Almeida  Diplomou-se na Universidade de Coimbra, em Cirurgia, Filosofia e Matemática, ambiente onde tomou contato com as idéias iluministas que floresciam nos meios acadêmicos. Membro da ARLS “Loja Cavaleiros da Luz”, fundada em Salvador em 1797. Participou conjuração baiana: Revolta dos alfaiates.

Cláudio Manoel da Costa – Participante da conjuração Mineira

Cônego Januário da Cunha Barbosa – Jornalista, orador sacro, poeta, biógrafo e político da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Prócer da Independência do Brasil, lutou muito para sua emancipação.

Cornélio Pires – Escritor, jornalista e folclorista, da cidade de Tietê – São Paulo. Um dos maiores divulgadores do folclore brasileiro. “Enciclopédia de Anedotas e Curiosidades”, “Almanaque do Saci”, “Quem conta um conto…”, são algumas de suas obras.

David José Martins/David Canabarro – Militar da cidade de Pinheiros/Taquari – Rio Grande do Sul. Participou da proclamação da república Catarinense, das Guerras da Cisplatina e Farrapos. Foi um dos líderes da Revolução Farroupilha. Comandou a esquadra de Caxias.

Delfim Moreira – 10º Presidente da República do Brasil. Pertenceu à Loja “Belo Horizonte” e, provavelmente, nela foi iniciado.

Demétrio Ribeiro – Ministro da Agricultura, comércio e Obras Públicas no governo do Irm. Deodoro da Fonseca

Diésis dos Anjos Gaia. Veja Alvarenga e Ranchinho

Domingos Abreu Vieira – Participante da Conjuração Mineira

Domingos Vidal Barbosa – Participante da Conjuração Mineira iniciado em Loja Francesa Rito Moderno

Duque de Caxias – veja Luiz Alves de Lima e Silva

Eduardo Vandenkolk – Militar da cidade do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro. Foi o 1o. Ministro da Marinha, no governo de Deodoro da Fonseca. Participou nas guerras do Uruguai e Paraguai. Foi senador e vice-almirante da marinha brasileira.

Eleazar Segundo Afonso de Carvalho – Regente, compositor e instrumentista da cidade de Iguatu (CE). Autor da ópera “Descobrimento do Brasil”. Primeiro brasileiro a reger a Sinfônica de Boston. Regeu as Filarmônicas de Berlim e Viena. Primeiro regente da Sinfônica do Estado e criador do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Elmano Gomes Cardim – Jornalista e político da cidade de Valença (RJ). Trabalhou no Jornal do Comércio, foi diretor da Associação Comercial do Rio, presidente da Sociedade Brasileira da Cultura Inglesa, oficial de gabinete do Ministério da Justiça e funcionário do Arquivo Nacional.

Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa – Advogado e político da cidade de Umbuzeiro – Paraíba. Foi deputado, ministro da justiça, ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente da república entre 1919 e 1922.

Ernesto Beckmann Geisel 29º Presidente do Brasil de 1974 a 1979. Foi um político e militar brasileiro.  13º Presidente da Petrobras e atuou no cargo de 1969 a 1973.

Erwin Seignemartin – Contabilista e administrador financeiro da cidade de Ribeirão Preto (SP). Foi um dos mais ativos conferencistas de temas maçônicos. Membro da Academia Maçônica Paulista de Letras. Foi Secretário de Relações Exteriores e Grão-Mestre da GLESP.

Esmeraldo Tarquínio de Campos Filho – Advogado e político da cidade de Santos – São Paulo. Foi deputado e prefeito de Santos (1968-1969).

Evaristo Ferreira da Veiga e Barros – Jornalista e político da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi deputado, trabalhando incansavelmente pela defesa das instituições públicas. É autor da letra do Hino da Independência.

Fábio Júnior Cantor e Compositor

Fernando Prestes de Albuquerque – Militar e político da cidade de Itapetininga – São Paulo. Foi deputado estadual e federal. Foi governador do Estado de São Paulo, no período de 1898 a 1900. Fundador do Instituto Butantã, nomeando para seu diretor o Dr. Vital Brasil.

Floriano Vieira Peixoto – Militar e político da cidade de Ipióca (AL). Consolidou a República Brasileira. Foi presidente em substituição a Deodoro da Fonseca. Em seu governo, enfrentou muitas revoltas com firmeza e energia, recebendo por isso, o apelido de “Marechal de Ferro”.

Francisco Antonio de Almeida Morato – Advogado, professor e político da cidade de Piracicaba (SP). Foi diretor da Faculdade de Direito da USP, um dos fundadores do Instituto da OAB e o 1o. presidente da Ordem dos Advogados do Brasil.

Francisco Antônio de Oliveira Lopes – (Barbacena, 1 de maio de 1750 — Porto Belo, 1794) foi um coronel, fazendeiro e minerador, implicado na Inconfidência Mineira.

Francisco de Santa Tereza de Jesus Sampaio – Veja Frei….

Francisco Glicério de Cerqueira Leite – Jornalista e político da cidade de Campinas (SP). Um dos artífices da Campanha Republicana. Foi vereador, deputado e senador. Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil.

Francisco Jê de Acayaba Montezuma/ Visconde de Jequitinhonha – Advogado e político da cidade de Salvador (BA). Um dos precursores do abolicionismo, foi deputado, conselheiro de estado e senador. Foi um dos fundadores do Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros. É fundador do Supremo Conselho do Grau 33o. do Rito Escocês Antigo e Aceito.

FRANCISCO MURILO PINTO.  Desembargador, advogado Grão- Mestre do GOB de 24/06/1993 a 20/10/2000. Natural de Fortaleza (CE) Iniciou em  02/12/1978 na ARLS Universitária 1928 de Bragança Paulista SP.

Francisco Rangel Pestana – Jornalista, advogado e político da cidade de Iguaçu (RJ). Fundador de vários jornais, entre eles, “A Província de São Paulo” que se tornaria “O Estado de São Paulo”. Foi deputado provincial, senador, vice-presidente do Estado do Rio de Janeiro e governador do Estado de São Paulo, no triunvirato após a Proclamação da República.

Francisco Rorato – Contabilista, nasceu na cidade de Guaxima, município de Conquista (MG). Apaixonado pelo jornalismo, fundou vários jornais e a Editora Jornalística A Verdade. Idealizador e construtor do Templo Maçônico da Grande Loja. Foi Grão-Mestre da GLESP. É considerado um dos maiores vultos da história da maçonaria.

Frei Francisco de Santa Tereza de Jesus Sampaio – Religioso e patriota da cidade do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro. Frade ativista, Francisco José de Sampaio foi um dos maiores colaboradores da nossa independência.

Gaspar Silveira Martins – Advogado e político da cidade de Cerro Largo – República Oriental do Uruguai, divisa com o estado do Rio Grande do Sul. Foi deputado, conselheiro do Império, senador, ministro da Fazenda, governador do Rio Grande do Sul e um dos grandes oradores de nossa história.

Genival Lacerda – Cantor e compositor brasileiro de forró. Seus sucessos: Severina Xique Xique, De quem é esse jegue? e Radinho de Pilha. Gravou 70 discos.

George Savalla Gomes/ O Carequinha – Compositor, cantor e artista circense da cidade de Rio Bonito (RJ). Formou com Fred Vilar, a mais notável dupla de palhaços.

Golbery do Couto e Silva –   general e geopolítico. Reconhecido como teórico da doutrina de segurança nacional da Escola Superior de Guerra, Um dos criadores do Serviço Nacional de Informações.

Hermes Rodrigues da Fonseca – Militar da cidade de São Gabriel – Rio Grande do Sul. Na carreira militar atingiu o posto máximo: marechal. 8º Presidente da República do Brasil de 1910 a 1914.

Hervê Cordovil – Músico, compositor e maestro da cidade de Viçosa (MG). No Rio de Janeiro estudou piano e fez músicas com grandes compositores, como Noel Rosa, Lamartine Babo, Adoniram Barbosa e Luiz Gonzaga. É considerado um gênio da música popular brasileira.

Homero de Souza Campos/ o Ranchinho – Artista, músico e cantor de Campos Gerais (MG). Formou com Alvarenga a dupla sertaneja satírica “Alvarenga e Ranchinho”.

Hypólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça – Jornalista e advogado da cidade de Colônia do Sacramento (República Oriental do Uruguai). Fundador do 1o. órgão da imprensa brasileira, “Correio Brasiliense”. Prócer da Independência do Brasil, é considerado o Pai da Imprensa Brasileira.

Ibrahim de Almeida Nobre – Advogado, jornalista e escritor paulistano. Foi delegado de polícia, promotor público. Lutou pela legalidade, auxiliou a população dizimada pela varíola e encarnou a angústia do povo. Foi membro da Academia Paulista de Letras.

Inácio José de Alvarenga Peixoto – Pressionado por dívidas e impostos em atraso, acabou por se envolver na Inconfidência Mineira. Denunciado, detido (prisioneiro na Ilha das Cobras), julgado e condenado, foi deportado para Angola, onde veio a falecer, pouco após sua chegada, vítima de uma febre tropical que à época assolava o local.

Inocêncio Serzedelo Correia – Militar e político da cidade de Belém – Pará. Com Benjamim Constant, fundou o Clube Militar. Foi ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas e um dos próceres da República.

Irineu Evangelista de Souza – Visc de Mauá – (Arroio Grande, 28 de dezembro de 1813 – Petrópolis, 21 de outubro de 1889) – ascendeu socialmente pelos próprios méritos e iniciativa tornando-se o mais famoso empresário brasileiro da época da monarquia. Industrial, banqueiro e político. Mauá maçom atuante. Sua iniciação e adoção dos princípios da Ordem o levou a vários conflitos com os partidos conservadores e setores da igreja. Defendia a instituição da república e a libertação dos escravos, sua posição contraria à Guerra do Paraguai, sua posição abolicionista atraiu a antipatia da monarquia Deputado pela Província do Rio Grande do Sul em diversas legislaturas, renunciou ao mandato em 1873, pressionado pelos adversários

Jânio da Silva Quadros – Professor, advogado e político da cidade de Campo Grande (MS). Foi vereador, deputado, prefeito, governador e 25º Presidente da República do Brasil. Orador carismático e político de profunda erudição.

Januário da Cunha Barbosa – Veja Cônego.

Jair Assis Ribeiro : Empresário. Grão-Mestre do GOB de 24/06/1983 a 24/06/1993 Natural de Estrela do Sul (MG). Iniciou na ARLS UNIÃO ARAGUARINA (MG) em 30/05/1949

Jayr Celso Fortunato de Almeida – Advogado da cidade de Varginha (MG). Ocupou importantes cargos nas administrações da Grande Loja, inclusive como Membro do Conselho do Grão-Mestrado. Foi Grão-Mestre da GLESP para a gestão 1968/1971.

João Batista de Oliveira Figueiredo -(1918-1999)  Seu pai destacou-se na Revolução Constitucionalista de 1932 Fez cerrada oposição ao Estado Novo. Seu irmão Guilherme, lutou ao lado do pai em 1932. Outros dois irmãos, Euclides e Diogo, seguiram a carreira militar e alcançaram o generalato. Foi 30º presidente do Brasil, o último da regime militar. Entre 1979 e 1985, seu vice-presidente foi Aureliano Chaves.

João Batista Gonçalves de Campos/ Visconde de Jary – Jornalista e político da cidade de Acará – Pará. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil de 1889 a 1890.

João Batista Mascarenhas de Moraes – Engenheiro e militar da cidade de São Gabriel (RGS). Foi comandante da Força Expedicionária Brasileira. Comandou o 1o. Escalão em Nápoles, na 2a. Guerra Mundial.

João Caetano dos Santos – Ator e empresário da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Especialista e papéis dramáticos. Introduziu temas brasileiros no teatro do país. Foi defensor do estilo simples e verdadeiro de representar. Teatro João Caetano é em sua homenagem.

João Fernandes Campos Café Filho – 21º Presidente da República do Brasil. Fundou, com Ademar de Barros, o Partido Republicano Progressista (PRP), pelo qual se elegeu deputado federal (1946-1950). Eleito vice-presidente por uma coligação de partidos que se fundiram sob a sigla do Partido Social Progressista (PSP), assumiu a presidência da República com o suicídio de Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954.

João Mendes de Almeida Júnior – Advogado e professor da cidade de São Paulo. Foi membro do Supremo Tribunal Federal. Autor de “Direito Judiciário Brasileiro”. O Forum e a Praça João Mendes, são em sua homenagem.

João Salvador Pérez – artista e compositor paulista de São Manuel. Com seu irmão, formou a dupla sertaneja mais famosa de todos os tempos. Ele é o Tonico, da dupla Tonico & Tinoco.

João Tibiriçá Piratininga – Agricultor e político da cidade de Itú – São Paulo. Foi um dos maiores líderes republicanos da Província de São Paulo.

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (Recife, em 19 de agosto de 1849 – Washington, em 17 de janeiro de 1910). Filho do Senador e Conselheiro Nabuco de Araújo de grande relevo do Partido Liberal “Um estadista do império”. A ação pautou-se pela paixão intelectual e ética em favor das reformas. Uma das maiores figuras humanas do segundo reinado. Abolicionista. Entrou na carreira diplomática, como adido em Washington e em Londres.

Joaquim do Amor Divino Rabelo e Caneca / Frei Caneca – Frade carmelita e político pernambucano, de Recife. Um dos líderes da Confederação do Equador.

Joaquim Gonçalves Ledo – jornalista carioca. Prócer da República e redator do manifesto de fevereiro de 1832. Vetor da fundação do Grande Oriente do Brasil.

Joaquim José da Silva Xavier. Tiradentes. dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Joaquim José Inácio de Barros/Visconde de Inhaúma – Militar da marinha, de origem portuguesa, da cidade de Lisboa. No Brasil, participou da Campanha Cisplatina, Revolução Farroupilha, Guerra do Paraguai e Confederação do Equador. Foi ministro da marinha no gabinete de Caxias.

Joaquim Marcelino de Brito – Magistrado e político da cidade de Salvador – Bahia. Foi deputado, ministro e governador de Sergipe e Pernambuco. Ministro do Supremo Tribunal de Justiça. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, no período de 1864 a 1871.

Joaquim Maria Machado de Assis – Escritor que para os críticos, estudiosos, escritores e colegas é o maior nome da literatura do Brasil. Escreveu poesias, contos e romances. Foi jornalista, teatrólogo, crítico de teatro e crítico literário. Descendente de uma imigrante de Açores e de pintor de paredes.

Joaquim Rodrigues Neves – Advogado da cidade do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro. Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em 1941. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, no período de 1940 a 1952.

Joaquim Saldanha Marinho – político pernambucano. Deputado, senador e governador de São Paulo e Minas Gerais.

José Álvares Maciel. – Intelectual mineiro (1761 Vila Rica, -1804 Vila de Massangano, nos arredores de Luanda). Desde cedo liga-se à maçonaria. Forma-se em filosofia pela Universidade de Coimbra  Estuda química e mineralogia em Londres. Participa da Inconfidência Mineira, convencido por Tiradentes de proclamar a independência. Preso nega a sua participação. Em um segundo depoimento afirma que Tiradentes fora o idealizador. Foi condenado à morte, mas, tem a pena comutada em degredo, para Angola em 1792. Onde passa a explorar minas de ferro.

José Basílio da Gama, poeta, nasceu em São José do Rio das Mortes, depois São José del Rei, hoje Tiradentes, MG, (22 de julho de 1740, Lisboa 31 de julho de 1795). É o patrono da cadeira n. 4 da Academia Brasileira de Letras, por escolha do fundador Aluísio Azevedo.

José Bonifácio de Andrada e Silva – Poeta, cientista e político santista. É o redentor dos escravos e patriarca da Independência. Primeiro Grão-Mestre de uma potencia Sul- Americana formada em 1822, por 3 lojas, do GrOrBrasílico

José Carlos do Patrocínio – Jornalista e escritor da cidade de Campos de Goitacases (RJ). Lutou no Movimento Republicano. Seus textos fortes o tornaram símbolo do Movimento Abolicionista no Brasil.

José Castellani Nasceu em Araraquara – SP, aos 29 de maio de 1937 Faleceu em 21 de novembro de 2004 aos 66 anos de idade. Escritor, historiador, jornalista e médico oftalmologista. Autor de livros maçônicos. A Loja Comércio e Ciência era vinculada ao Grande Oriente de São Paulo. Em 20.08.1976, Castellani foi Grande Inspetor Geral (Grau 33 do REAA). Pelo décimo aniversário de sua passagem para o Oriente Eterno, a loja homônima teve aprovada pelo GOB a Comenda do “Mérito Literário Maçônico José Castellani”, a qual será outorgada a personalidades maçônicas destacadas no meio literário. Foi elevado ao Grau de Companheiro em 15.02.1966 e Exaltado a Mestre em 16.07.1966.

José de Santa Rita Durão – Frei. Religioso agostiniano luso-brasileiro, orador e poeta que fez a sua carreira e escreveu a sua obra em Portugal e no Brasil colonial. É considerado um dos precursores do indianismo no Brasil.

José Francisco da Rocha Pombo – Professor, historiador, escritor e jornalista da cidade de Morretes – Paraná. Um dos fundadores da Universidade Federal do Paraná. Pertenceu à Academia de Letras do Estado. Autor de diversas obras, entre elas, “História do Brasil”, “Nossa Pátria”, “No Hospício”.

José Gomes Pinheiro Machado – Advogado e político da cidade de Cruz Alta – Rio Grande do Sul. Foi senador e deputado constituinte em 1890 e 1915.

José Inácio Ribeiro de Abreu e Lima/ Padre Roma – Padre e patriota da cidade de Recife – Pernambuco. Um dos mártires da Revolução Pernambucana de 1817.

José Joaquim de Maia – Participante da conjuração mineira

José Joaquim de Andrade Neves / Barão do Triunfo – Militar de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Um exemplo de soldado militar.

José Lins do Rêgo – Escritor de renome. Colaborou com diversos jornais. Exerceu cargos em Clube de Regatas Flamengo, Confederação Brasileira de Desportos e o Conselho Nacional de Desportos. Autor de “Menino de Engenho” 1º livro. Realizou diversas palestras sobre a literatura brasileira,. Em 1955 é eleito para a Academia Brasileira de Letras.

José Lopes da Silva Trovão – Patriota da Ilha de Gipóia/Angra dos Reis (RJ). Um dos maiores propagandistas do Movimento Republicano. Um verdadeiro paladino da liberdade.

José Luís de Almeida Martins – Pe. religioso, que iniciou uma crise política entre a igreja e a maçonaria no século XIX, que ficou conhecida como a Questão Religiosa. Em seu sermão em 3 de março de 1872, um sermão “em termos tirados da linguagem maçônica” para saudar a aprovação da Lei do Ventre Livre, que foi proposta pelo presidente do conselho de ministros, o Visconde do Rio Branco, grão-Mestre da maçonaria. O ato causou a suspensão de suas funções como padre pelo bispo Dom Pedro Maria de Lacerda, do Rio de Janeiro

José Maria da Silva Paranhos (Visconde do Rio Branco) – Professor, jornalista, estadista e político, da cidade de Salvador (BA). Graduado em matemática, professor na Escola Militar, deputado provincial, senador, ministro da Marinha, Negócios Estrangeiros e da Fazenda. Promulgou a Lei do Ventre Livre. Por suas missões internacionais, é considerado símbolo da diplomacia brasileira. Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil.

José Maria da Silva Paranhos Filho (Barão do Rio Branco) – Historiador, estadista e diplomata da cidade do Rio de Janeiro. Graças aos seus esforços diplomaticos, a Questão do Amapá, foi resolvida em favor do Brasil. Também a Questão do Acre. Serviu a 4 presidentes como secretário de relações exteriores.

José Maria Lisboa – Jornalista brasileiro de origem portuguesa, da cidade de Lisboa. Defendeu os ideiais republicanos e lutou em favor da Abolição. É o fundador do jornal “Diário Popular”.

José Martiniano de Alencar Escritor cearense notável e político. Fundador do romance de temática nacional, e o Patrono da cadeira fundada por Machado de Assis na Academia Brasileira de Letras

José Wilker – Ator, diretor, dramaturgo, narrador, apresentador e crítico de cinema brasileiro. Um dos maiores e mais versáteis atores. Marcou época e personagens, no cinema, teatro e televisão. Cearense de Juazeiro do Norte.

 Juliano Faria Lotário – Cônego

Júlio Cesar Ferreira de Mesquita – Jornalista, advogado, escritor e político da cidade de Campinas (SP). Foi diretor e proprietário do jornal O Estado de São Paulo. Deputado e senador, Júlio de Mesquita foi um dos mais brilhantes jornalistas do Brasil.

Julio Cesar Ribeiro – Romancista, filólogo e jornalista da cidade de Sabará – Minas Gerais. Foi um combativo defensor da abolição e do movimento republicano. Escreveu: “Estudos Gerais de Linguística”, “Padre Belchior de Pontes”, “A Carne”, entre outros.

Júlio de Mesquita Filho – Jornalista e advogado da cidade de São Paulo (SP). Foi diretor do jornal O Estado de S. Paulo. Fundador do Jornal da Tarde e Rádio Eldorado. Coordenador e maior líder civil do Movimento Constitucionalista de 1932.

Júlio Prestes de Albuquerque – Advogado e político paulista de Itapetininga. Foi deputado estadual e federal. Governador de S. Paulo e Presidente da República.

Kurt Prober – Historiador e numismata brasileiro, de origem alemã, da cidade de Berlim. Possuidor do maior arquivo de documentos maçônicos que se conhece. Fundador da revista “A Bigorna”.

Lamartine de Azeredo Babo – músico carioca. Um dos mais completos compositores brasileiros.

Lauro Nina Sodré e Silva. Militar, político e líder republicano brasileiro. (17 de outubro de 1858, 16 de junho de 1944,  16 de junho de 1944).  Foi o primeiro governador republicano do seu estado.

Lauro Severiano Müller – Militar e estadista catarinense, da cidade de Itajaí. Elaborou as leis de construção e funcionamento dos portos. Ajudou muito na ampliação das estradas de ferro.

Luiz Alves de Lima e Silva/ Duque de Caxias – Militar e estadista, nasceu na Fazenda de São Paulo, no Taquaruçú, na Vila de Estrela da Província do Rio de Janeiro (RJ). Foi Ministro da Guerra, criador do Supremo Conselho Militar. Lutou em várias frentes de batalha, em todo continente. Caxias é o Patrono do Exército Brasileiro.

Luiz Gonzaga – Músico, compositor e cantor pernambucano. Um dos grandes nomes da música popular brasileira, é considerado do “Rei do Baião”.

Luís Gonzaga Pinto da Gama – Advogado medíocre,  orador, jornalista, escritor brasileiro e o Patrono da Abolição da Escravidão. Nascido de mãe negra livre e pai branco, feito escravo ainda criança e permaneceu analfabeto até os 17 anos (21 de junho de 1830, –  24 de agosto de 1882) Formado na Faculdade de Direito – Universidade de São Paulo. Fundador da Imprensa Humorística e do Centro Abolicionista de São Paulo. fundador da Imprensa Humorística e do Centro Abolicionista de São Paulo. Contribuiu diretamente para a libertação de mais de 500 escravos, em 1830.

Luiz Inácio de Azevedo,  O Bolão. Revolucionário brasileiro republicano. Natural da Bahia.

Luiz Rattes Vieira  Filho – cantor, compositor e radialista de Caruaru – PE.

Manuel Arruda da Câmara Cientista, médico e religioso. Um dos grandes naturalistas do fim do século XVIII. Fundador a primeira loja maçônica do Brasil: o Areópago de Itambé, em Pernambuco.

Manoel da Nóbrega – Produtor de Televisão. Seu mais famoso trabalho foi o humorístico A Praça da Alegria, que criou, dirigiu e comandou a partir de 1957, primeiro na TV Paulista e depois na TV Record.

Manoel Deodoro da Fonseca – Militar e político da cidade de Alagoas (hoje Deodoro) (AL). Proclamou a República do Brasil, sendo seu primeiro presidente. Marechal Deodoro da Fonseca foi iniciado na Loja Rocha Negra, de São Gabriel, Rio Grande do Sul

Manuel Ferraz de Campos Sales foi um advogado e político brasileiro, terceiro presidente do estado de São Paulo e o quarto presidente da República do Brasil. Foi Ministro da Justiça do Irm. Deodoro da Fonseca Foi um dos fundadores da Loja “Sete de Setembro” e pertenceu ao quadro Loja “Independência”, já que participou do reerguimento da Loja. Em 1883, nomeado interventor do Grão-Mestrado na Loja “Regeneração III”, de Campinas, quando recebeu o título de membro honorário do Supremo Conselho do Brasil.

Manoel Inácio de Carvalho – Padre.

Manoel Joaquim de Albuquerque Lins – Político da cidade de São Miguel dos Campos – Alagoas. Foi senador, secretário da fazenda no governo de Jorge Tibiriçá. Revitalizou a cultura do café. Foi governador do estado, de 1908 a 1912 e vice na chapa de Rui Barbosa, à presidência.

Manuel Luís Osório/ Marquês de Herval – Militar da cidade Vila de Nossa Senhora da Conceição do Arrôio, hoje Osório – Rio Grande do Sul. Combateu na Revolta dos Farrapos, na Invasão do Uruguai e Argentina. Participou da Guerra do Paraguai. Foi eleito deputado e senador.

Marcus Vinicius de Moraes – (1913-1980) Poeta e compositor. “Garota de Ipanema”, feita em parceria com Antônio Carlos Jobim, é um hino da música popular brasileira. Um dos fundadores do movimento musical Bossa Nova. Importante poeta da Segunda Fase do Modernismo. Dramaturgo e diplomata.

Mariano Procópio Ferreira Lage – Empresário e político da cidade de Barbacena – Minas Gerais. Ajudou a construir a 1a. Estrada de Rodagem do Império. Foi diretor da Estrada de Ferro D. Pedro II, hoje, Central do Brasil. Foi deputado provincial e geral.

Mário Covas –  Governador – SP o trigésimo, (1 de jan. de 1995 e 22 de jan. de 2001), quando se afastou em decorrência de um câncer. Na USP que iniciou-se a militância política como presidente da União Nacional dos Estudantes. Formado trabalhou como engenheiro da prefeitura de Santos até 1962.

Mario Marinho de Carvalho Behring – Engenheiro e jornalista da cidade de Ponte Nova (MG). É o fundador das Grandes Lojas Brasileiras.

Martim Francisco Ribeiro de Andrada III – Estadista, matemático e cientista da cidade de Santos – São Paulo. Foi ministro da fazenda em 1820 e 1840, presidente da Assembléia Constituinte e Câmara dos deputados.

Maurício Paiva de Lacerda – Advogado e político da cidade de Vassouras – Rio de Janeiro. Foi oficial do gabinete de Hermes da Fonseca. Deputado à Assembléia Constituinte e deputado federal.

Menotti Del Picchia – Poeta, jornalista, romancista, contista, cronista e ensaísta paulistano. Um dos arautos do Movimento da Semana de Arte Moderna, em 1922.

Miguel Calmon du Pin e Almeida. Visconde com grandeza e marquês de Abrantes, foi um nobre, político e diplomata brasileiro. Presidiu o conselho interino de governo da Bahia em 1823. Publicou obras notáveis sobre história, diplomacia, agricultura e outras. Quinto Grão Mestre do GOB. De 1850 a 1863.

Miguel Joaquim de Almeida e Castro/ Padre Miguelinho – Sacerdote e idealista da cidade de Natal (RGN). Um dos mais dinâmicos ativistas da Revolução Pernambucana de 1817.

Milton Gonçalves , ator e Diretor mineiro, contratado pela TV Globo, antes da inauguração. Fez mais de 40 novelas na emissora Indicado ao Emmy Internacional como melhor ator

Murilo Alvarenga.  Veja Alvarenga e Ranchinho

Nairon Ozeas Alves Barreto. Nasceu em João Pessoa, PB, 6 de agosto de 1959, é um ator, humorista e percussionista brasileiro. Ele é mais conhecido como Zé Lezin ou Zé Paraíba. Possui passagens por emissoras de televisão e por mídias sociais, como o Youtube. É formado em Comunicação Social e Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em piadas de matutos, começou a carreira de humorista em um grupo de dança folclórica na UFPB, onde recitava poesia de literatura de cordel e contava piadas entre um número e outro.

Nelson de Sousa Carneiro – Advogado e político da cidade de Salvador – Bahia. Foi deputado e senador. Lutou pela aprovação da Lei do Divórcio, promulgada em 1977.

Nelson Roberto Pérez/ Bob Nelson – Cantor e compositor da cidade de Campinas – São Paulo. Linha musical alegre e divertida, são destaques de seu repertório, “Ó Suzana”, “O boi Barnabé”, “Catulé”, “Te aguenta Mané” e “Eu tiro o leite”.

Nereu de Oliveira Ramos – Advogado e político da cidade de Lajes – Santa Catarina. Foi deputado federal, senador, governador do estado, vice-presidente e 23º Presidente da República do Brasil. Foi Ministro da Justiça, no governo de Juscelino Kubitscheck.

Nicola Aslan – Historiador nascido na Ilha de Chio – Grécia. Fez do Brasil o país do seu coração. Autor de grandes obras maçônicas, é membro fundador da Academia Maçônica de Letras.

Nicolau Pereira de Campos Vergueiro/ Senador Vergueiro – Advogado e político da cidade de Macedo de Cavaleiros – Traz-dos-Montes – Portugal. Foi deputado, ministro e senador. Diretor da Faculdade de Direito de S. Paulo. Um dos chefes do Movimento Liberal de S. Paulo, junto com Feijó e Rafael Tobias de Aguiar.

Nilo Procópio Peçanha – Advogado e político da cidade de Campos (RJ). Um dos mais ardorosos defensores da Campanha Republicana e da Abolição da Escravatura. Foi deputado, ministro de Estado, vice-presidente e presidente da República. Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil.

Foi iniciado, a 11 de outubro de 1901, através da Loja “Ganganelli do Rio”. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, de 23 de julho de 1917 a 24 de setembro de 1919, quando renunciou ao cargo, em vista da situação política do país, que exigia a sua atenção.
Advogado, nascido na cidade de Campos, estado do Rio de Janeiro, em 2 de outubro de 1867. Formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Recife (1887). Fundador e presidente do Clube Republicano de Campos e do Partido Republicano Fluminense – PRF, em Campos-RJ (1888). Foi deputado à Assembleia Nacional Constituinte (1890-1891), deputado federal pelo Partido Republicano Fluminense (1891-1903) e senador (1903). Renunciou ao mandato de senador para assumir a presidência do estado do Rio de Janeiro (1903-1906). Foi um dos signatários do Convênio de Taubaté-SP, enquanto presidente do Rio de Janeiro, assim como os presidentes de São Paulo e Minas Gerais (1906). Foi eleito vice-presidente da República em 1906 e, com o falecimento de Afonso Pena, assumiu a presidência em 14 de junho de 1909. Em 1912, foi eleito senador pelo Rio de Janeiro, estado do qual tornou-se mais uma vez presidente entre 1914 e 1917. Foi ministro da Relações Exteriores (1917) no governo de Delfim Moreira e em 1921 concorreu à presidência da República na legenda da Reação Republicana, sendo vencido nas urnas por Artur Bernardes. Senador pelo Rio de Janeiro (1918-1920). Faleceu no Rio de Janeiro, em 31 de março de 1924.

FONTE: Biblioteca da Presidência da República; José Castellani

Octávio Kelly – Advogado, jornalista, político e professor da cidade de Niterói (RJ). Foi deputado estadual, juiz federal, membro do T.R.E. do Rio e membro do Supremo Tribunal Federal. Grande inteligência e cultura. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil.

Oscar Lorenzo Jacinto de La Inmaculada Concepción Teresa Diaz – “O Oscarito”- considerado um dos maiores comediantes do cinema brasileiro.

Osvaldo Euclides de Sousa Aranha – Militar, advogado e político da cidade de Alegrete (RGS). Foi deputado, secretário do Interior e Justiça, secretário da Fazenda, presidente do Rio Grande do Sul e Embaixador em Washington. É considerado um dos arquitetos da Revolução de 1930.

Paulo Duarte – Advogado, jornalista e historiador da cidade de São Paulo – São Paulo. Espírito combativo e independente, participou das articulações da Revolução Constitucionalista de 1932. Trabalhou no jornal O Estado de S. Paulo. Escreveu “Sob as Arcadas” e “Agora”.

Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon – Dom Pedro I – Príncipe Regente, nascido no Palácio de Queluz, nos arredores da cidade de Lisboa. Foi o primeiro imperador do país. Proclamou a Independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1822. Em 1824, outorga a primeira Constituição brasileira. Iniciado em 2 de ago. de 1822 na ARLS Comércio e Artes do GrOrBrasílico

Pedro de Araújo Lima – Marquês de Olinda. Estadista brasileiro, regente único e primeiro-ministro do Império do Brasil. Presidente do Conselho de Ministros. Figura representativa da aristocracia rural do Nordeste, ligado aos elementos mais poderosos da lavoura açucareira.

Pedro Manuel de Toledo – Político, advogado e jornalista da cidade de São Paulo – São Paulo. Foi ministro da Agricultura, embaixador em Roma, Madri e Buenos Aires. Interventor de São Paulo e líder civil da Revolução Constitucionalista de 1932. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente entre 1908 e 1913.

Prudente José de Moraes Barros – Advogado, literato e político da cidade de Itu (SP). Foi deputado provincial, senador, governador do Estado e primeiro presidente civil e o terceiro do Brasil. É considerado um dos homens públicos mais honestos e patrióticos de nossa história.

Quintino Ferreira de Sousa Bocaiúva – político fluminense. Propagandista republicano, foi redator dos primeiros decretos da república. Foi Ministro das Relações Exteriores do Irm. Deodoro da Fonseca

Rafael Gióia Martins Júnior – Professor, advogado, jornalista, publicitário, poeta e político da cidade de Campinas (SP). Foi vereador, deputado estadual e federal. Um dos grandes poetas cristãos do Brasil.

Ranchinho. Veja Homero de Souza Campos (Diésis dos Anjos Gaia)

Raphael Baptista Rabello – Violonista, compositor e arranjador da cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro. Reconhecido internacionalmente como um grande fenômeno. Músico de técnica e virtuosidade inacreditáveis. Foi parceiro de Radamés Gnatalli.

Rodolfo Mayer – Ator de Teatro e TV paulistano. Pioneiro nas novelas do rádio, Rodolfo desempenhou papéis importantes também no Teatro e na Tevê.

Rui Barbosa – jurisconsulto baiano. Assombrou o mundo em Haya, na Holanda, ganhando o apelido de “Águia de Haya”. É considerado o maior jurista do Brasil. Foi Ministro da Fazenda do Irm. Deodoro da Fonseca

Sebastião do Pinto Rego – Bispo. Foi ordenado presbítero, a 27 de novembro de 1825, para o clero  secular do Rio de Janeiro, onde foi cônego do cabido, vigário da Capela Imperial e  conselheiro  de Dom Pedro II. Indicado bispo de São Paulo por Dom Pedro II, Imperador do Brasil; a 11 de maio de 1861, aos 59 anos, foi confirmado, por breve do Papa Pio IX. Foi sagrado bispo, em Petrópolis, no dia 18 de maio de 1862, sendo sagrante principal Dom Mariano Cardeal Falcinelli Antoniacci OSB, internúncio apostólico no Brasil. Dom Sebastião permaneceu no Rio de Janeiro, tomando posse por procuração a 10 de novembro de 1862, somente assumindo a sua diocese, em 1863. Aí permaneceu como bispo até a sua morte, em 30 de abril de 1868.

Santanna, O Cantador – Nome artístico de Cícero Pereira de Souza (Juazeiro do Norte, CE, 1960). Cantor, compositor e músico brasileiro. Referência do forró pé de serra no Brasil. Ao longo da sua carreira gravou mais de 10 discos. Com a voz e o timbre semelhante ao de Luíz Gonzaga tornou-se amigo do Rei do Baião onde fez durante longa temporada participações e vocais nos seus shows. A Loja que foi Iniciado, é federada ao Grande Oriente do Brasil. Posteriormente, filiou-se à Loja Maçônica “Berço da Luz” n° 4126 (GOB – PE), em Recife.

Theobaldo Varolli Filho – Historiador da cidade de São Paulo – São Paulo. Importante autor maçônico. Foi membro da Academia Maçônica Paulista de Letras. Grão-Mestre Adjunto, no período de 1956 a 1962

Thomás Antonio Gonzaga – Poeta, advogado e desembargador brasileiro, de origem portuguesa, da cidade do Porto. Participou ativamente do movimento da Inconfidência Mineira. Autor de “Marília de Dirceu” e “Cartas Chilenas”, é considerado um dos grandes poetas do Arcadismo Brasileiro.

Ubaldino do Amaral Fontoura – Advogado da cidade de Passo dos Marianos – Lapa – Paraná. Companheiro de escritório de Saldanha Marinho. Um dos publicistas da Abolição e da República. Foi senador e ministro do Supremo Tribunal Federal.

Venceslau Bras Pereira Gomes – Advogado e político da cidade de Brasópolis (MG). Foi vereador, deputado, governador do Estado de Minas Gerais e presidente da república.

Victor Brecheret – escultor paulistano. Fundador da escola modernista e autor do Monumento às Bandeiras, localizado no Ibirapuera.

Visconde do Rio Branco – Veja José Maria da Silva Paranhos

Waldemar Seyssel – “O Arrelia” – Um dos maiores artistas circenses brasileiros.  Ator, humorista e palhaço. Trabalhou em alguns filmes.

Washington Luís Pereira de Sousa – Advogado e político da cidade de Macaé (RJ). Vereador e prefeito na cidade de Batatais, interior de São Paulo, deputado estadual, prefeito da capital e governador do Estado. Foi o  13º Presidente da República do Brasil

Wenceslau Brás Pereira Gomes – 9º Presidente da República do Brasil. Iniciado na Loja “Caridade Mocoquense” – Mococa (SP), a 7 de março de 1896. Advogado, nasceu em São Caetano da Vargem Grande, hoje Brasópolis – Minas Gerais,

Zé Rodrix – José Rodrigues Trindade – Um dos mais importantes compositores de nossa música popular. Além de excelente cantor e multi-instrumentista, foi publicitário e escritor. “Casa no Campo” é uma de suas mais lindas músicas.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *